Buscar

FARMÁCIA HOSPITALAR simulado 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FARMÁCIA HOSPITALAR
	Simulado: SDE3503_SM_201308075839 V.1 
	Aluno(a): JEANE ARAUJO REIS
	Matrícula: 201308075839
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 20/10/2017 11:45:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308341310)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO) e posteriormente a alternativa que determina a seqüência CORRETA. I ¿ Os estoques podem ser entendidos, de forma generalizada, como uma certa quantidade de itens mantidos em disponibilidade constante e renovados, permanentemente, para produzir lucros ou serviços. II - Numa organização, a curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação de produção, etc. III ¿ ¿A avaliação do desempenho dos fornecedores deve ser uma rotina, objetivando o aprimoramento dos serviços prestados pelos mesmos, assim como a seleção desses possíveis parceiros comerciais com base em mecanismos adequados.¿ Dessa forma, os responsáveis pela aquisição de medicamentos deverão desenvolver um sistema de seleção de fornecedores através de um sistema de cadastro de fornecedores, em que se exige a devida habilitação jurídica, a regularidade fiscal e a qualificação econômico-financeira, além do histórico de compras e desempenho de cada fornecedor. IV - A programação baseada apenas em dados de consumo reflete equívocos nem sempre adequados à realidade e à terapêutica utilizada. Desta forma a definição correta de consumo é a quantidade de medicamento utilizada nos serviços de saúde em intervalos de tempo (dias, semanas, meses, anos).
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Estão corretas apenas a alternativa III e IV
	
	Estão corretas apenas a alternativa II e III
	
	Estão corretas apenas a alternativa I e III
	
	Estão corretas apenas a alternativa I e II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308189646)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A distribuição de medicamentos na farmácia hospitalar é o suprimento de medicamentos às unidades usuárias, em quantidade, qualidade e tempo oportuno, para posterior dispensação ou administração na população usuária. Qual o sistema de distribuição no qual a farmácia participa muito pouco de todo o seu processo?
		
	 
	d) Dose unitária
	 
	a) Coletivo
	
	c) Individualizado indireto
	
	e) Misto
	
	b) Individualizado direto
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309099066)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o sistema de distribuição de doses utilizados em hospitais, avalie as afirmações a seguir.
I- O sistema coletivo apresenta como vantagens uma menor quantidade de recursos humanos e materiais e um maior acesso aos medicamentos.
II- O sistema coletivo apresenta como vantagens uma maior quantidade de recursos humanos e materiais e um menor acesso aos medicamentos.
III - O sistema misto é a utilização dos sistemas coletivo e dose unitária no mesmo hospital tanto com medicamentos quanto com produtos médico-hospitalares.
VI- O sistema de dose individualizado apresenta como vantagem um menor número de erros de medicação e exige um maior tempo de dispensação dos medicamentos.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	I e III.
	
	II.
	
	I, III e IV.
	 
	I.
	
	II e III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309098904)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em um hospital o armazenamento de medicamento se diferencia de outros produtos devido a necessidade de que o medicamento chegue ao paciente com a qualidade garantida. Um dos lugares onde se encontra grande quantidade de medicamentos e correlatos é a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). Sabendo da importância de uma CAF em um hospital, marque a alternativa que define melhor as atividades realizadas nesse local.
		
	
	Conferência, estocagem, manipulação de medicamentos não estéreis e fracionamento;
	 
	Recebimento, conferência, estocagem e distribuição de medicamentos;
	
	Unitarização de doses, distribuição de medicamentos, estocagem e conferência;
	
	Seleção, programação, distribuição e estocagem de medicamentos;
	
	Recebimento, conferência, estocagem e manipulação de medicamentos;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308684636)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA sobre avaliação de estoque e dos seus parâmetros na farmácia hospitalar: ( ) A classificação ou Curva ABC é considerada de média importância como instrumento para o administrador de estoque, pois não permite identificar os itens que justificam atenção e tratamento adequados. ( ) Todas as formas de registro de estoque têm como objetivo o controle da quantidade de materiais estocados apenas em seu volume físico. ( ) Um método adequado para estocar materiais, medicamentos e produtos manipulados, na farmácia hospitalar, permite redução dos custos de operação, melhorar a qualidade dos serviços e acelerar o ritmo do trabalho. ( ) No processo de avaliação da demanda independente, nem sempre a taxa de consumo permanece constante, podendo ocorrer atraso na data de ressuprimento de materiais. Desta forma, faz-se necessário estabelecer um estoque de segurança, ou seja, uma parte do estoque médio destinada a cobrir variações de curto prazo de demanda e de tempo de ressuprimento. Para o estabelecimento deste estoque de segurança, o farmacêutico deve determinar os mesmos critérios para definir as quantidades de todos os produtos a serem deixados de reserva. ( ) No processo de avaliação da demanda independente, o estoque de segurança passa a ser o referencial para a data de ressuprimento, o que corresponde a uma margem de segurança para que o estoque não atinja a cota ¿zero¿, paralisando a produção e/ou as vendas, e trazendo os impactos negativos pertinentes. ( ) Ainda dobre os paramentros do estoque, pode-se dizer que o ponto de pedido é a quantidade de material, que ao ser atingida determina o desencadeamento do processo de ressuprimento. A finalidade do ponto de reposição é dar início ao processo de ressuprimento com antecipação suficiente para não ocorrer falta de material. ( ) O inventário é um instrumento que a administração utiliza para confrontar o estoque registrado em ficha ou computador com o estoque real ou físico. Dentre os fatores que ocasionam diferenças de estoque temos os seguintes, saídas e entradas feitas erroneamente, liberação de materiais sem registro, problemas com computador, erros de contagem e desvios.
		
	
	F, V, V, F, F, V, V
	
	F, F, V, V, F, F, F
	 
	F, F, V, F, V, V, V
	
	V, V, F, F, V, F, V
	
	V, F, F, V, V, V, F

Outros materiais