Buscar

Aula 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 30ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO/SP. 
Processo número: XXX 
				ZÍLIO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da identidade n°..., inscrito no CPF sob o n °..., residente na rua...,número..., bairro..., São Paulo/SP, CEP..., e-mail, vem por seu advogado, inscrito na OAB sob número..., com endereço profissional na rua..., número..., bairro..., cidade..., Estado..., Cep ..., para fins do artigo 77, V do CPC, vem perante Vossa Excelência, apresentar: 
IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
em face de DEUSTÊNIO, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, pelos fatos e fundamentos que seguem: 
I) DA PRELIMINAR DE INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA DO JUÍZO 
	O CPC/15 no Art. 515, VIII, trata acerca dos títulos executivos judiciais, dentre os tais, a sentença estrangeira homologada pelo Superior Tribunal de Justiça. Desta forma, a execução tem como fundamento título executivo judicial.
	De acordo com o Art.109, X, CRFB/88, a Justiça Estadual é absolutamente incompetente para a execução de títulos extrajudiciais fundada em sentença estrangeira homologada pelo STJ, sendo a Justiça Federal o Juízo competente para julgar a Ação de Execução baseada em título judicial de sentença estrangeira, devendo ser remetido os autos ao juízo correto, com fundamento no Art. 525, VI e o Art. 64, §1º, ambos do CPC.
II) DOS FATOS 
	O Exequente, ora protestado, se fundando em sentença estrangeira condenatória devidamente homologa da perante o Superior Tribunal, iniciou a fase de cumprimento de sentença em face do Executado, ora Impugnante, perante este Juízo. 
	Durante o curso processual houve o deferimento do pedido de penhora, contudo, esta se deu sobre bem de terceiro. Bem este que o impugnante somente detém a posse. Além do mais, o impugnado vem a Juízo com cálculos que não se coadunam com o estabelecido no título executivo judicial.
III) DOS FUNDAMENTOS 
III.1) DA PENHORA INCORRETA 
	No caso presente, tendo em vista o Art. 525, IV do CPC, de forma equivocada, sem os devidos cuidados próprios das medidas judiciais, a penhora foi realizada sobre bem de pessoa diversa da relação jurídica presente. O bem de terceiro estava em posse do Impugnante devido a uma relação de emprego entre o Impugnante e o terceiro prejudicado. Fato ocorrido pelo descuido do Impugnado em não verificar pelos registros competentes a propriedade do bem indicado à penhora. 
III.2) DO EXCESSO DE EXECUÇÃO 
	O valor indicado na planilha de cálculos apresentada na Ação de Execução diverge para maior em detrimento ao valor constante na sentença estrangeira homologada. Desta forma, de acordo com o Art. 525, V do CPC/15 a penhora encontra-se indevida. 
	Segue em anexo aos autos planilha atualizada de acordo com o valor em que o Impugnante foi condenado, conforme Art. 525, § 4º CPC/15. 
IV) DOS PEDIDOS 
	Diante do exposto, requer o impugnante: 
a) o acolhimento da preliminar de incompetência absoluta com a remessa dos autos ao juízo competente;
b) o acolhimento da penhora incorreta com a liberação do bem;
c) o acolhimento do excesso de execução com o prosseguimento da execução no valor de R$...; 
d) a intimação do impugnado;
e) a condenação do impugnado aos ônus sucumbenciais. 
V) DAS PROVAS 
	Protesta o impugnante pela juntada de prova documental. 
Nestes Termos,
Pede deferimento.
Local e data.
Advogado/OAB n.º...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais