Buscar

Política Fiscal, Poupança, Investimento e Taxa de Câmbio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO 08 – ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 05, 06, 07 E 08.
VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 5.00
QUESTÃO 01: SE O OBJETIVO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA É REDUZIR O DESEMPREGO E AUMENTAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO, A POLÍTICA MONETÁRIA FISCAL ADOTADA DEVE SER ESPANSIONISTA. 
Quais os instrumentos de política FISCAL que devem ser adotados no caso acima? (VALOR = 1.00)
Para o governo estimular a produção e o emprego na economia ocorre através da diminuição da carga tributária. Ao reduzir os impostos sobre os produtos considerados estratégicos pelo seu efeito desencadeador, o governo pode contribuir para aumentar a demanda dos agentes, assim como pode, através da diminuição dos impostos, estimular o consumo de produtos de forma generalizada. A política fiscal apresenta maior eficácia quando o objetivo é uma melhoria na distribuição de renda, tanto na taxação às rendas mais altas como pelo aumento dos gastos do governo com destinação a setores menos favorecidos, aumento dos gastos do governo e a redução de impostos.
QUESTÃO 02: A POUPANÇA E O INVESTIMENTO SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DE CAPITAL DA ECONOMIA. DESSA FORMA, DEFINA:
Poupança (VALOR = 0.50)
Poupança seria o ato de abster-se do consumo presente na expectativa de obter um bem-estar maior no futuro. Seja este bem-estar gerado pela compra de uma casa ou pela segurança de possuir uma reserva de riqueza para emergências. A poupança está ligada à prudência, pois, geralmente, só consegue poupar quem conseguir ser económico na sua forma de consumir, evitando desperdícios e extravagâncias.
Investimento bruto (VALOR = 0.50)
O termo investimento bruto corresponde, em Economia, às compras de bens de capital novos pelas empresas e pelo governo, com o objetivo de ampliar ou melhorar a sua capacidade produtiva.
Ocorre, no entanto, que uma parte dos bens de capital em uso na economia sofre desgaste físico no processo produtivo – o que representa uma perda ou decréscimo no valor do estoque de capital. Investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital, máquinas e equipamentos e formação de estoques. 
Depreciação (VALOR = 0.50)
A depreciação se aplica no caso dos bens que compõem o ativo permanente da empresa, aqueles que foram adquiridos com a expectativa de serem usados por mais de um ano. Alguns exemplos são os imóveis, as máquinas e equipamentos e os veículos. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.
Investimento líquido (VALOR = 0.50)
Investimento líquido representa o acréscimo líquido ocorrido no estoque de capital da economia no período considerado. Exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, á ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
QUESTÃO 03: EXPLIQUE O TERMO LIQUIDEZ. QUAIS SÃO OS ATIVOS FINANCEIROS QUE POSSUEM LIQUIDEZ IMEDIATA? (VALOR= 1.00)
Os ativos que possuem liquidez imediata são papel moeda, moedas metálicas, moedas e os depósitos a vista em bancos comerciais “São o dinheiro que temos que podemos usar a qualquer momento através de cartão de crédito ou cheques”.
Liquidez é a facilidade de um ativo em se tornar em dinheiro sem perda significativas em seu valor.
QUESTÃO 04: CITE PELO MENOS 02 EXEMPLOS DE QUASE MOEDA. (VALOR = 0.50)
Se um banco compra títulos da dívida pública que estão nas mãos do público, o banco receberá os títulos públicos e entregará moeda nas mãos dos compradores dos títulos. Haverá, portanto, criação de meios de pagamento, pois aumenta o volume de moeda manual nas mãos do público.
Quando um indivíduo faz um depósito em sua poupança, haverá destruição de meios de pagamento, pois a moeda manual que ele possuía ficou depositada na poupança.
QUESTÃO 05: O QUE É TAXA DE CÂMBIO? (VALOR = 0.50)
Taxa de cambio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. Digamos que hoje a taxa de cambio esteja da seguinte forma, com a moeda nacional no valor de R$ 3,42 eu consiga compra a moeda estrangeira no valor de $ 1,00. Ou vice e versa que com $ 1,00 eu compra R$ 3,42 da moeda brasileira.

Outros materiais