Buscar

Espanhol

Prévia do material em texto

ESPAÑOL EN LA PRUEBA DEL ENEM
5 dicas para não errar o básico na prova de espanhol do Enem
1. Lo x El
Essa pega muita gente! Durante a leitura, temos a tendência de fazer associações à nossa língua mãe, então traduzimos lo, la, los e las por o, a, os e as. É aí que mora o erro: lo é um artigo neutro, que não existe em português e que tem a função de substantivar adjetivos ou advérbios. A tradução correta para o artigo masculino o, em português, seria el.
Exemplos:
– El libro está en la mesa 
 --Nunca escucho lo que me dicen.
2. Heterosemânticos
O famoso falso cognato! Os heterosemânticos causam bastante confusão, porque são grafadas de forma muito parecida nas duas línguas mas têm significados bem diferentes. É o caso de escoba (= vassoura), exquisito (= saboroso), pelado (= careca).
Mais exemplos:
– Embarazada = grávida
– Pastel = bolo
– Borrar = apagar
– Oficina = escritório
– Acordar = chegar a um acordo
3. Conjugação de verbos
Na prova, a questão é formulada em espanhol, mas as respostas são em português. Por isso, é fundamental que o candidato conheça as conjugações básicas dos verbos em espanhol para conseguir fazer a tradução correta.
4. Temas
Toda a prova do Enem preza pela atualidade das questões, e em espanhol não é diferente. É importante ficar ligado em temas e discussões atuais que estejam sendo debatidos nos jornais, revistas e redes sociais. Ficar de olho nos principais acontecimentos do Brasil e do mundo é sempre uma boa estratégia – e para a prova inteira!
5. Aproximação à língua
Como a prova não cobra conteúdos muito específicos de gramática, o ideal é que o candidato busque se aproximar da língua com música, filmes e outros itens gerais de cultura. Também é uma boa procurar livros ou outros textos em espanhol para treinar as habilidades de leitura. Não se esqueça de sempre pesquisar palavras desconhecidas no dicionário e ir construindo seu próprio glossário.
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2010 – 1º Aplicación 
Los animales
 En la Unión Europea desde el 1o de octubre de 2004 el uso de un pasaporte es obligatorio para los animales que viajan con su dueño en cualquier compañía. 
 AVISO ESPECIAL: en España los animales deben haber sido vacunados contra la rabia antes de su dueño solicitar la documentación. Consultar a un veterinario. 
Disponível em: http://www.agencedelattre.com. Acesso em: 2 maio 2009 (adaptado).
De acordo com as informações sobre aeroportos e estações ferroviárias na Europa, uma pessoa que more na Espanha e queira viajar para a Alemanha com o seu cachorro deve
consultar as autoridades para verificar possibilidade de viagem.
ter um certificado especial tirado em outubro de 2004.
tirar o passaporte do animal e logo vaciná-lo.
vacinar o animal contra todas as doenças. 
vacinas o animal e depois solicitar o passaporte dele.

Continue navegando