Buscar

Conceitos Básicos de Patologia

Prévia do material em texto

uno(a): MIRIAM SOUZA MAGALHÃES
	Matrícula: 201701188201
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 27/04/2018 23:38:11 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201701870268)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em nível de Ciências da Saúde para o ser humano é importante ainda considerar que o conceito de saúde envolve o ambiente em que o indivíduo vive, tanto no seu diz respeito ao aspecto:
		
	
	químico como também ao físico e social.
	
	físico como também ao químico e social.
	
	ecológico como também ao social e químico.
	
	físico como também ao ecológico e social.
	 
	físico como também ao psíquico e social.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702159312)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A palavra Patologia etimologicamente designa estudo das doenças, apresenta o prefixo grego pathos que significa doença ou sofrimento e o sufixo logos que corresponde a estudo ou doutrina. Patologia pode ser conceituada como a Ciência que estuda as causas das doenças, a fisiologia das enfermidades bem como a (X) das doenças, analisando e avaliando as sedes e as alterações (Y) e (Z) que cada doença exibe. As incógnitas X, Y e Z podem ser, respectivamente, substituídas por:
		
	
	fisiopatologia, etiológicas, genéticas
	 
	etiologia, morfológicas, funcionais
	
	fisiologia, morfológicas, patológicas
	
	morfologia, fisiológicas, físicas
	
	genética, etiológicas, fisiopatológicas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702159315)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A variedade e possíveis mecanismos de lesão celular são quase infinitos, mas as respostas celulares a vários tipos de lesão são relativamente estereotipadas. Na verdade, muitas respostas à lesão são comuns a quase todos os tipos de células, embora o grau da resposta provocada varie muito entre diferentes tipos (X). A incógnita X pode ser corretamente substituída pela alternativa:
		
	 
	celulares
	
	metabólicos
	
	orgânicos
	
	moleculares
	
	teciduais
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701976561)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É a morte celular geneticamente programada, não seguida de autólise (destruição das células pelas enzimas do próprio indivíduo). Trata-se de um tipo de autodestruição celular ordenada com uma finalidade biológica definida e que demanda certo gasto de energia para a sua execução, não havendo desta forma uma simples degeneração. Pode também ser causada por um estímulo patológico não fisiológico, como a lesão ao DNA celular, por exemplo. Este processo envolve uma série de alterações morfológicas da célula que leva à inativação e fragmentação dela, ao final de seu ciclo, sem extravasar conteúdo tóxico para o meio extracelular, portanto, sem causar dano tecidual. Os restos celulares são fagocitados (englobados e digeridos) por macrófagos teciduais, sem danos para as demais células do tecido. O parágrafo refere-se à:
		
	
	picnose
	
	inflamação
	
	cariólise
	 
	apoptose
	
	necrose
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701992452)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um homem de 20 anos de idade que possui vários par- ceiros sexuais e não utiliza medidas de proteção procura um médico com queixa de úlcera não dolorosa no pênis, a qual está presente há 1 semana. Ao exame físico, a lesão de 0,6 cm apresenta uma base eritematosa firme e bordas nitidamente demarcadas. A lesão é raspada, e o exame de campo escuro é positivo para espiroquetas compatíveis com Treponema palli- dum. Qual das seguintes opções é a mais provável de ser vista na amostra da biópsia?
		
	
	Necrose hemorrágica
	
	Necrose fibrinóide
	 
	Necrose gomosa
	
	Necrose de liquefação
	
	Necrose de coagulação
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201701773403)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A. C. S, 42 anos, pedreiro, previamente hígido, sofreu um corte no pé por pisar em uma pá enferrujada. após 24 horas a lesão apresentou-se aumentada, hiperemiada de com exsudato purulento. Quais dos aspectos morfológicos da necrose encontramos nesta ferida?
		
	
	Necrose coagulativa.
	
	Necrose caseosa.
	
	Necrose hemorrágica.
	
	Gangrena.
	 
	Necrose liquefativa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201702164928)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pigmentação é o processo de formação ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos em certos locais do organismo. A patologia das pigmentações centra-se no fato de que estão presentes não somente cores diferentes no local, mas também, e principalmente, substâncias estranhas aos tecidos, provocando as chamadas reações inflamatórias. Os agentes pigmentadores exógenos, assim, constituem, antes de mais nada, fatores de agressão, ao contrário dos agentes pigmentadores endógenos, naturais no organismo, cuja presença indica que o tecido está sofrendo algum tipo de agressão não necessariamente provocado pelo pigmento. Com relação ao texto acima analise as proposições abaixo e marque um (X) na opção CORRETA.
		
	
	Argíria tipo de pigmentação por óxido de ferro. Atinge o pulmão por inalação de partículas de ferro. Atingem principalmente trabalhadores de mineradoras de hematita, soldadoras e trabalhadores que manipulam pigmentos com óxido de ferro.
	
	A bilirrubina, após ser conjugada, será facilmente liberada no suor.
	
	Siderose São pigmentações por sais de prata nos tecidos. Geralmente é oriunda por contaminação sistêmica por medicação, manifestando-se na pele e na mucosa bucal. Cor: acinzentada e azul- escuro, e enegrecida se a prata sofrer redução.
	
	A bilirrubina é um pigmento exógeno, ou seja: o pigmento causa a patologia.
	 
	Para que a bilirrubina possa ser liberada a partir da hemoglobina, é necessário que a fração Heme seja separa da fração protéica (globina). Em seguida abre-se o anel porfirínico do heme, resultando na formação de biliverdina, ferro e monóxido de carbono. A biliverdina é reduzida em bilirrubina por meio da ação da enzima biliverdina redutase.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201701991938)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma mulher de 22 anos de idade tem uma anemia congênita que vem requerendo múltiplas transfusões de hemácias durante anos. Atualmente ela não apresenta achados significativos ao exame físico. Contudo, os testes de função hepática mostram redução da concentração de albumina no soro. Qual dos seguintes achados teria a maior probabilidade de ser encontrado em uma amostra de biópsia do fígado?
		
	 
	Hemossiderina nos hepatócitos
	
	Bilirrubina nos canalículos
	
	Glicogênio nos hepatócitos
	
	Esteatose dos hepatócitos
	
	Amiloide nas tríades portais
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201701437444)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	DISTURBIO CIRCULATÓRIO CARACTERIZADO PELA ATIVAÇÃO EXCESSIVA DOS PROCESSOS HEMOSTÁTICOS, PODE LEVAR À ISQUEMIA E NECROSE.
		
	 
	TROMBOSE
	
	EDEMA
	
	CONGESTÃO
	
	HIPEREMIA
	
	HEMORRAGIA
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201701991965)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um homem de 72 anos de idade com enfisema severo vem apresentado piora de uma insuficiência ventricular direita nos últimos 5 anos. Nos últimos 4 dias, apresentou febre e aumento da dispnéia. Uma radiografia torácica mostrou acúmulo de fluidos nos espaços pleurais. O fluido obtido por toracocentese tinha uma gravidade específica de 1,030 e continha raríssimos neutrófilos. A causa mais provável do acúmulo desses fluidos é a intensificação de qual dos seguintes mecanismos?
		
	
	Pressão linfática
	
	Apoptose
	 
	Aumento da pressão hidrostática
	
	Pressão coloidosmótica
	
	Diapedese leucocitária

Continue navegando