Buscar

Questões com respostas: Adminitração; Sistema e Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO; SISTEMA E AMBIENTE.
Embora tenhamos uma união interessante entre dois sistemas, em algum momento eles se tornam distintos. Ou seja, uma máquina sempre precisará de um ser humano para funcionar. Mas claro, é uma necessidade pequena, de pouco esforço. Porém, quando o limite da máquina é atingido, é necessário que essa participação orgânica se apresente em maior grau (CAVAGNARI, 2015)
O enunciado, acima, apresenta uma frase incompleta e as alternativas completam a frase do respectivo enunciado. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas, os sistemas orgânico e mecânico concebem como tipos de contexto.
RESPOSTA:: Máquinas são limitadas e podem ficar obsoletas. Pessoas não.
Embora tenhamos uma união interessante entre dois sistemas, em algum momento eles se tornam distintos. Ou seja, uma máquina sempre precisará de um ser humano para funcionar. (CAVAGNARI, 2015)
Conscientes de um futuro sustentável, os governos criem falhas de mercado, afim de evitar excessos de quem está totalmente livre. Como empresas que poluem, o governo cria multas para que esse mercado depredador falhe. Esses excessos que influenciam a sociedade (poluição, depredação) chamamos também de externalidades. 
 Chineses usam máscaras contra a poluição em Pequim..
Nesse exemplo depredador (texto Prof.º CAVAGNARI-2015 e imagem - Jornal O estado de São Paulo – estadão.com.br/economia, acessado em 09/12/2015), a externalidade é:
RESPOSTA: Negativa
Quando chegamos a limites da exploração de recursos e da nossa própria capacidade de raciocinar, ou melhor, de enxergar o mundo como um lugar limpo para o futuro, passamos a agredi-lo, seja direta ou indiretamente (CAVAGNARI, 2015). Externalidades ocorrem quando alguma empresa pratica uma ação que influencia o bem-estar de outros, sem receber ou pagar alguma compensação por isso.
Como agente desvelador da realidade em que vive, agente de mudança e de transformação, o administrador por meio de seus conhecimentos e de sua visão, realiza análise da organização e do mercado, verificando as oportunidades, ameaças, as fraquezas e fortalezas, o que faz com que a organização a qual está sob sua direção, faça um diferencial no mercado, transformando fraquezas em fortalezas e ameaças em oportunidades (http://www.sobreadministracao.com/o-administrador-faz-acontecer, acessado em 30/11/2015).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- O administrador, por meio de uma visão sistêmica, do todo organizacional, desenvolve um trabalho de qualidade, conseguindo êxito em suas ações com e por meio das pessoas que fazem parte de todo processo organizacional.
 PORQUE
 II-O objeto de estudo da Administração são os métodos e processos de trabalho de cada operário.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
RESPOSTA: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
O fator humano é o centro das atividades para obtenção de resultados (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).
Não existe habilidade essencial capaz de ser suficiente para superar qualquer obstáculo. As habilidades variam conforme a posição hierárquica ocupada pelo administrador. À medida que o administrador evolui na cadeia hierárquica, ele deve abdicar de certos valores para adquirir outros novos. Os três tipos de habilidades básicas: técnica, humana e conceitual (MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru.Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2009)
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro, alguns fatores propiciaram o desenvolvimento da habilidade técnica. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores:
I-  Aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas.
II-  Capacidade de se colocar no ponto de vista da outra pessoa para poder compreendê-lo.
III-  Capacidade de visualizar a organização como um conjunto integrado. Capacidade de se colocar no ponto de vista da organização.
IV Compreensão e o domínio de determinado tipo de atividade. É mais comum e necessária na base da pirâmide administrativa.
V-  Permitir que o administrador possa encontrar a situação mais favorável para a organização.
 
São corretas as afirmativas:
RESPOSTA: Afirmativa IV, apenas.
Para Maximiano, (2009) a compreensão e o domínio de determinado tipo de atividade é mais comum e necessária na base da pirâmide administrativa, onde se concentra o maior número de indivíduos envolvidos  em atividades operacionais ou técnicas.
Fica claro nos estudos da administração que devemos abandonar a Improvisação e assumirmos o Planejamento, bem como sair do Empirismo e passar para a Ciência. Esta mudança fez com que os administradores pensassem de forma diferenciada, pois o desperdício poderia ser eliminado da linha de produção (RIBEIRO, Antonio de Lima. Teorias da Administração. São Paulo: Saraiva, 2006).
I_ Fica claro que, com a adoção do Planejamento e da Ciência, a empresa passa a descrever melhor as tarefas que deverão ser desenvolvidas, bem como a comprovação de que o desenvolvimento e a padronização dos métodos adotados trarão maiores resultados para as organizações.
II_ Com a utilização destes métodos científicos as tentativas e erros seriam considerados, pois o planejamento descreve como isto já aconteceu.
III_ O método empírico descreve como deverão ser realizadas as tarefas, portanto, a ciência comprova a inexistência de métodos científicos a serem utilizados.
IV_ A adoção do Planejamento faz com que as empresas não prevejam o futuro, observando e trabalhando com os métodos cientificamente empíricos.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao Planejamento, métodos científico e empírico. 
Agora, marque a sequência correta:
RESPOSTA: V, F, F , F
Significa que os administradores pensam antecipadamente nos seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano, ou lógica, e não em palpites.   São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)
3º Caso: A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa, por meio da Administração Científica, e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações. Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais, tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico. Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações. A Teoria das Relações humanas impulsionou a abordagem humanística por meio do desenvolvimento das ciências sociais, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho (http://www.sobreadministracao.com/teoria-das-relacoes-humanas-humanizando-a-empresa/, acessado em 20/01/2016).
Ao salientar a correlação entre o nível de produção (eficiência) e a integração social dos empregados, a Teoria das Relações Humanas quer dizer:
REPOSTA: O nível de produção depende da integração de cada empregado aos grupos sociais que existem na empresa.
2º Caso: A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa, por meio da Administração Científica, e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais, tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico. Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações. A Teoria das Relações humanas impulsionou a abordagem humanística por meio do desenvolvimento das ciências sociais, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho (http://www.sobreadministracao.com/teoria-das-relacoes-humanas-humanizando-a-empresa/, acessado em 20/01/2016).
Complete a frase a seguir com a alternativa correta: a colaboração humana, segundo a Teoria das Relações Humanas...
RESPOSTA: É ditada mais pela organização informal do que pela formal.
Considerando as principais características do planejamento estratégico, assinale a alternativa correta que demonstra uma dessas características.
RESPOSTA: Todo esse alinhamento necessário ao qual objetivamos a qualidade nos nossos produtos e o bem estar dos nossos clientes, fornecedores e funcionários, tem um único propósito, lucros maiores.
Considere os conceitos relacionados à produção “Just-in-case” e assinale a frase que demonstra esse processo produtivo.
RESPOSTA: A matéria prima chegou como de costume, assim, estamos em uma situação tranquila quanto ao procedimento de produção, ou seja, se precisar, teremos estoque para produzir.
Com base nas características de uma organização de sistema aberto em relação ao ambiente, assinale a alternativa correta à frase que identifica esse tipo de empresa.
RESPOSTA: Temos nossos produtos bem representados no mercado, local, e embora não tenhamos um departamento de pesquisa e desenvolvimento, monitoramos constantemente os impactos que causamos.

Outros materiais