Buscar

Exercícios De fxação planejamento de carreira

Prévia do material em texto

Exercícios De fxação 1
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Fazem parte do Ensino Superior: Indique a resposta correta
	
	
	
	
	Apenas os cursos de graduação tecnológica
	
	
	Somente os bacharelados e as licenciaturas.
	
	 
	Somente a graduação
	
	 
	A graduação e a pós-graduação
	
	
	Somente os cursos de pós-graduação
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Um estudante de curso superior de graduação da Estácio está matriculado em cinco disciplinas e pretende saber qual será o conteúdo estudado em cada uma delas, ao longo do período. O documento acadêmico que roteiriza a disciplina e contém seus conteúdos programáticos é o ........, disponível para acesso na..........
	
	
	
	 
	Plano de Ensino / webaula de cada disciplina.
	
	
	Plano de Curso / webaula de cada disciplina
	
	
	Plano de Aula / webaula de cada disciplina.
	
	
	Projeto de Curso / SIA.
	
	 
	Projeto Pedagógico / SIA.
	
	
	
		
	
		3.
		Assinale a alternativa INCORRETA sobre ensino de pós graduação:
	
	
	
	
	Mestrado é um curso Stricto Sensu.
	
	
	Doutorado é um curso Stricto Sensu.
	
	
	Mestrado e Doutorado são cursos Lato Sensu.
	
	
	MBA é um curso Lato Sensu.
	
	
	Especialização é um curso Lato Sensu.
	
	
		
	
		4.
		É uma modalidade de curso superior criada para suprir as necessidades mais imediatas do mercado de trabalho. Há cursos nas diversas áreas de conhecimento com duração que varia de 2 a 4 anos. Que modalidade de curso superior a definição se refere?
	
	
	
	
	Tecnólogo
	
	
	Mestrado
	
	
	Doutorado
	
	
	Bacharelado
	
	
	Licenciatura
	
	
		
	
		5.
		Foi criado pelo em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações.
Marque a opção correta quanto ao indicador.
	
	
	
	
	Saeb
	
	
	Inep
	
	
	Sisus
	
	
	Enade
	
	
	Ideb
	
	
		
	
		6.
		O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep em 2007, e sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. O índice de desenvolvimento da educação básica é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB e na prova Brasil. O índice é usualmente conhecido como:
	
	
	
	
	Ideb
	
	
	Inep
	
	
	Inmeb
	
	
	Inledep
	
	
	Indebac
	
	
		
	
		7.
		) A educação faz parte da vida do indivíduo desde a sua infância e sua qualidade irá interferir nas oportunidades e possibilidades de escolhas futuras. É por isso que desde antigamente os pais sonham com os filhos formados e muitos deles residentes no interior ou nos meios rurais. Chegavam a se desfazer de bens da sobrevivência para custear os estudos dos filhos em outras cidades ou até países. Hoje existem vários meios para facilitar a inserção do aluno na escola, e, como já foi dito, o principal deles é a internet, que elimina as distâncias, reduz os custos e permite o compartilhamento de informações em bibliotecas e universidades do mundo. Atualmente, alunos em qualquer fase de formação encontram uma base ampla de apoio nas redes e podem ir muito além dos conteúdos propostos pela escola. É claro que, se por um lado há um oceano de possibilidades de aprendizado, junto a ele vêm as correntes marítimas com fluxos de informações desordenados e dispersos que, por vezes, confundem e distraem os estudantes de cumprirem a sua meta de aprendizagem. Esse texto refere-se a uma tipo de educação que está em crescimento nos últimos anos. Essa educação é:
	
	
	
	
	EAD
	
	
	PROUNI
	
	
	ENEM
	
	
	ENADE
	
	
	FIES
	
	
		
	
		8.
		No Brasil existem duas categorias de pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu. Sobre o a assunto é CORRETO afirmar:
	
	
	
	
	Os cursos da categoria stricto sensu são os de especialização e os MBAs (Master in Business Administration).
	
	
	Os MBAs costumam ter um foco mais delimitado e buscam aprofundar o tema proposto; já as Especializações atuam no campo da Administração, ou nos estudos relacionados à gestão.
	
	
	A pós-graduação lato sensu compreende os cursos de mestrado e doutorado
	
	
	A pós-graduação stricto sensu visa à formação de pesquisadores, enquanto a lato sensu é dirigida à especialização profissional.
	
	
	Os cursos de especialização têm duração máxima de 360 horas; os MBAs costumam ter uma carga-horária menor.
Exercícios de Fixação 2 
		Durante o ensino acadêmico devemos estabelecer algumas metas, com o objetivo suporte e tranquilidade para desempenho estudantil. Qual meta está relacionada com o planejamento do orçamento doméstico necessário para custear o investimento em educação?
	
	
	
	
	Acadêmica
	
	
	Institucional
	
	
	Temporal
	
	
	Profissional
	
	
	Financeira
	
	
		
	
		2.
		"............. não se esqueça de que você está aqui para aprender: seja pontual, cumpra suas obrigações acadêmicas e administrativas, busque resultados e conquistas". Assinale a alternativa que apresenta o assunto tratado na frase, ou seja, estamos falando sobre:
	
	
	
	
	Plano de aula
	
	
	Respeito às diferenças
	
	
	Planejamento das aulas
	
	
	Foco no compromisso
	
	
	Plano de ensino
	
	
		
	
		3.
		O surgimento da internet revolucionou e modificou a comunicação, hábitos e práticas sociais. No processo de aprendizagem também provocou muitas mudanças. Sobre esse fenômeno é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	As mídias sociais dificultam o aprendizado porque induzem à dispersão e prejudicam a concentração.
	
	
	Os ambientes virtuais de aprendizagem não favorecem a comunicação adequada e o nível de interação indispensável ao aprendizado.
	
	
	A grande diversidade de conteúdos e interatividade possibilitada pela internet comprometem o aprendizado pois são muito superficiais. 
	
	
	Compromete o processo de conhecimento, induzindo o estudante à cópia, o que faz com que não desenvolva sua produção pessoal.
 
	
	
	Favorece a aprendizagem, permitindo a construção coletiva do conhecimento, pela colaboração, compartilhamento e troca de experiências.
	
	
		
	
		4.
		A responsabilidade tem uma relação direta com o planejamento do tempo, ou seja, com antecipação de tudo que é possível. Segue abaixo vários destes itens importantes, assinale aquele que não reflete esta responsabilidade para os estudos.
	
	
	
	
	Estudar para as provas somente na semana de prova;
	
	
	Tirar dúvidas;
	
	
	Revisar conteúdos diariamente após as aulas;
	
	
	Corrigir os exercícios feitos;
	
	
	Fazeros exercícios propostos pelos professores;
	
	
		
	
		5.
		Existem três estilos de aprendizagem. O visual, auditivo e o cinestésico. Conforme abordagem das aulas marque a opção que representa o tipo cinestésico.
	
	
	
	
	Aprendizagem com foco em detalhes, lembrança de passagens da aula.
	
	
	Aprendizagem focada no sentidos tendo como ênfase dinâmicas e atividades empíricas.
	
	
	Aprendizagem com ênfase no diálogo e compreensão de textos.
	
	
	Aprendizagem com foco em conceitos, frases ditas.
	
	
	Aprendizagem com foco na repetição de imagens e diálogos.
	
	
		
	
		6.
		Durante toda nossa vida, o tempo esteve e está presente, indicando horários a cumprir e decisões a tomar, mas nem sempre sabemos lidar com isso. Controlar o tempo não é possível, mas controlar sua rotina sim. Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
	Pessoas altamente produtivas são pessoas ocupadas, cheias de trabalho e sobrecarregadas. De outra forma não podemos dar conta de tudo.
	
	
	Depois do trabalho, o que você precisa no fim do dia é descansar. Seu sono é importante, pois quando estamos descansados nosso raciocínio lógico é muito mais ágil e eficaz.
	
	
	Fazer muitas coisas ao mesmo tempo não quer dizer que você está sendo produtivo, muito pelo contrário, quer dizer que o controle da rotina não está mais sob seu controle.
	
	
	Estabelecer prioridade é uma necessidade e uma arte, mas nem sempre sabemos lidar com isso. É preciso analisar as tarefas a serem feitas e categorizá-las.
	
	
	Separar os horários que são flexíveis daqueles que são obrigatórios, sempre ajuda. Por exemplo, reuniões e outros compromissos são fixos provavelmente não podem ser alterados.
	
	
		
	
		7.
		Com relação ao ciclo PDCA (plan, do, check, act), assinale a opção correta.
	
	
	
	
	A etapa executar (do) abrange ações relativas à mensuração do desempenho de processos, bem como ao aprimoramento das correções e à definição dos planos de ação para melhoramento da qualidade, eficiência e eficácia.
	
	
	O ciclo PDCA não engloba a avaliação de processos e resultados, não prevê, portanto, a comparação entre os resultados e o que foi planejado.
	
	
	Na primeira etapa do ciclo PDCA, devem ser estabelecidos os objetivos e as metas, de modo que haja a definição de ações e métodos a serem empregados para que os objetivos sejam alcançados.
	
	
	Uma vez detectada ineficiência dos padrões adotados na etapa executar (do), nenhuma ação corretiva poderá ser realizada, devendo-se retornar à fase inicial.
	
	
	O ciclo PDCA é um método prescritivo e sistemático para o desenvolvimento de processos de melhoria de uso restrito às pequenas organizações.
	
	
		
	
		8.
		Podemos destacar 3 possíveis metas relacionadas a formação superior. São ela:
	
	
	
	
	Meta pessoal, meta organizacional.
	
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	
	Meta profissional, meta individual, meta institucional.
	
	
	Meta pública, meta institucional.
	
	
	Meta acadêmica / pessoal, meta financeira, meta profissional.
Exercícios de Fixação 3 
		Dentro do contexto da exclusão social, existem diferentes graus e formas de exclusão. Quando um indivíduo é excluído do mercado de trabalho, estamos falando de:
	
	
	
	
	EXCLUSÃO DA REPRESENTAÇÃO
	
	
	EXCLUSÃO INTEGRATIVA
	
	
	EXCLUSÃO RELATIVA
	
	
	EXCLUSÃO ABSOLUTA
	
	
	EXCLUSÃO ESTRUTURAL
	
	
		
	
		2.
		Grau pelo qual a democracia de uma sociedade possibilita tornar presentes e públicas, as necessidades, interesses e opiniões dos vários segmentos, especialmente na relação Estado-Sociedade é denominado de:
	
	
	
	
	Exclusão da Possibilidade de diferenciação
	
	
	Exclusão Absoluta
	
	
	Exclusão da Representação
	
	
	Exclusão Estrutural
	
	
	Exclusão Relativa
	
	
		
	
		3.
		Embora as mulheres tenham maior expectativa de vida e mais escolaridade, elas ainda recebem bem menos que os homens no Brasil. A renda per capita da mulher é 66,2% inferior à de pessoas do sexo masculino. No índice de desigualdade de gênero, o país aparece na 92ª posição entre 159 países analisados, atrás de nações de maioria religiosa conservadora, a exemplo de Líbia (38ª), Malásia (59ª) e Líbano (83ª). Também é baixa a representatividade da mulher no Congresso Nacional.
Considerando esse panorama, podemos afirmar que:
I) o fato de a mulher ganhar menos que o homem se justifica pela diferença de sexo biológico entre eles.
II) o machismo é a lógica que embasa esse panorama, pois é uma concepção de que a mulher é subordinada ao homem.
III) trata-se de uma diferença que se tornou desigualdade, pois provoca desvantagem da mulher em relação ao homem no mercado de trabalho.
	
	
	
	
	estão corretas II e III
	
	
	estão corretas I e III
	
	
	todas as alternativas estão corretas
	
	
	somente a II está correta
	
	
	somente a III está correta
	
	
		
	
		4.
		Convivência dos diferentes com suas diferenças em um contexto de tolerância e solidariedade que consiga ultrapassar a violência, as hierarquias excludentes, o tratamento perverso, as desigualdades econômico-sociais, entre outros:
	
	
	
	
	Identidade social
	
	
	Exclusão.
	
	
	Diversidade.
	
	
	Racismo.
	
	
	Xenofobia.
	
	
		
	
		5.
		A desigualdade social é toda situação de diferenciação social e/ou econômica. Alguns são privilegiados em detrimento de outros e na desigualdade há vantagens e desvantagens. De acordo com o enunciado, assinale a alternativa verdadeira.
	
	
	
	
	A sociedade estabelece um padrão e todos, sem distinção, são incluídos nele.
	
	
	No Brasil não há desigualdades, apenas diferenças.
	
	
	As minorias brasileiras têm seus direitos respeitados e não são excluídas.
	
	
	Há desigualdades sociais, econômicas, políticas, culturais, sexuais, etc.
	
	
	A exclusão social existiu no passado, mas não existe mais nos dias atuais.
	
	
		
	
		6.
		Nas sociedades, encontramos uma multiplicidade de pessoas com religião, etnias, línguas, gênero, orientação sexual, cultura, classe social, geração distintas, isto é, de várias identidades sociais/culturais diferenciadas; e este fato chamamos de:
	
	
	
	
	Diversidade
	
	
	Coletividade
	
	
	Grupo social
	
	
	Civilização
	
	
	Pluralidade
	
	
		
	
		7.
		A impossibilidade de poder partilhar da sociedade é denominada de:
	
	
	
	
	Carência Social
	
	
	Exclusão social
	
	
	Isolamento
	
	
	Diferença Social
	
	
	Desigualdade
	
	
		
	
		8.
		A configuração social do Estado brasileiro estabelecida pela Constituição de 1988, traz um conjunto de tarefas que visam superar as diferenças sociais e, em especial, a exclusão. É através das políticas públicas que a promessa constitucional da inclusão social será realizada pelo Estado e pela sociedade.
Assinale a alternativa INCORRETA:
 
	
	
	
	
	A gestão da política social está ancorada na parceria entre o Estado, a sociedade civil, organizada ou não, e a iniciativa privada.
	
	
	As políticas públicas contribuem para a inclusão de grupos que historicamente não tiveram seus interesses representados no processo político brasileiro.
	
	
	Participar de maneira efetiva da tomada das decisões políticas do Estado, promove um sentimento de pertencimento.
	
	
	As empresas privadas têm sido também fortes parceiras nos programas inclusão social uma vez que as incorporam à agenda de ResponsabilidadeSocial Corporativa.
	
	
	O princípio da igualdade, permite à lei tratar igualmente os iguais, assim como os desiguais, ou seja, sem tratamentos diferenciados.
Exercício de fixação 4 
		Criada para evitar que nossos minérios fossem explorados indistintamente, ocupando uma área de ,4,2 milhões de metros quadrados foi criada a RENCA,confundida como reserva ambiental. Esta reserva que envolve o norte da Amazônia brasileira,as Guianas e a Venezuela, está localizada:
	
	
	
	
	entre o Maranhão e o Piauí
	
	
	entre Pernanbuco e Paraíba
	
	
	entre o Ceará e o Rio Grande do Norte
	
	
	Entre São Paulo e Minas Gerais
	
	
	entre o Pará e o Amapá
	
	
		
	
		2.
		A ISO 26000 é uma norma internacional de responsabilidade social que começou a ser desenvolvida em 2005, por meio de um Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social (GT), composto por mais de 600 especialistas e observadores de cerca de 100 países, sendo considerada pronta e publicada somente em novembro de 2010. A importância da aplicação da ISO 26000 nas organizações está diretamente relacionada vários fatores. Assinale a alternativa que não corresponde à normatização, influências ou consequências da ISO 26000.
	
	
	
	
	Alinhamento e complementação das atividades organizacionais respeitando os acordos internacionais pertinentes.
	
	
	Impactos sobre a economia, a sociedade e o meio ambiente.
	
	
	Crescente preocupação com as questões ambientais, os direitos humanos e trabalhistas, a pressão dos consumidores e os escândalos financeiros sobre a atuação empresarial socialmente responsável.
	
	
	Estabelece os requisitos de um sistema de gestão de qualidade.
	
	
	Influencia de forma eficaz as práticas organizacionais, além de respeitar as ações já consagradas e a autoridade das instituições legítimas e representativas.
	
	
		
	
		3.
		Tratamento e a destinação do resíduo gerado na empresa. O tratamento de um resíduo é realizado de acordo com suas características e o mesmo deve ser disposto de maneira correta.
	
	
	
	
	Logística reversa.
	
	
	Gestão ambiental.
	
	
	Sustentabilidade.
	
	
	Gerenciamento de resíduos.
	
	
	Desenvolvimento sustentável.
	
	
		
	
		4.
		A preocupação ambiental no Brasil e no mundo foi marcada por eventos mundiais que objetivavam demonstrar os cuidados em relação aos recursos naturais, à sustentabilidade e à responsabilidade social. Assinale a alternativa em que um dos encontros não representa esse objetivo.
	
	
	
	
	Relatório de Brundtland (1987); Protocolo de Quioto (1997).
	
	
	Eco 92 (1992); Conferência de Clima de Copenhague (2009).
	
	
	Rio + 20 (2012), Rio 2016 (2016).
	
	
	Encontro de Johannesburg (2002); Rio + 20 (2012).
	
	
	Eco 92 (1992); Protocolo de Quioto (1997).
	
	
		
	
		5.
		De acordo com a Definição do Relatório Brundtland, 1987 , marque a alternativa que melhor define Desenvolvimento Sustentável:
	
	
	
	
	Desenvolvimento responsável e a favor da depredação ambiental garantindo assim, o uso de recursos que satisfazem as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
	
	
	Desenvolvimento que satisfaz as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
	
	
	Desenvolvimento responsável e a favor da exploração dos recursos naturais garantindo assim, o uso da natureza satisfazendo as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
	
	
	Desenvolvimento ambientalmente responsável e a favor da sustentabilidade para garantir a preservação da biodiversidade e o uso ilimitado dos recursos naturais.
	
	
	Desenvolvimento que satisfaz as necessidades das futuras gerações sem comprometer a habilidade das presentes gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
	
	
		
	
		6.
		Existem diferentes tipos de certificações ISO, cada uma com suas propostas para as empresas. Independente disso, todas tem em comum o objetivo de introduzir reformas, arrumar o que não está dando certo e incentivar a organização rumo à modernização administrativa, consciente da sua interferência na sociedade.
Analise o texto a seguir e assinale a alternativa correta, no que diz respeito à identificação do da certificação ISO, a qual o texto faz referência: 
É a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial. Seu objetivo é traçar diretrizes para se implantar e desenvolver políticas baseadas na sustentabilidade.
 
	
	
	
	
	ISO 27001
	
	
	ISO 14001
	
	
	ISO 22000
	
	
	ISO 9001
	
	
	ISO 26000
	
	
		
	
		7.
		O progresso com a preocupação ambiental no Brasil e no mundo foi marcado por conferências e encontros mundiais. Assinale o evento que deu origem ao documento Agenda 21.
	
	
	
	
	Rio 92.
	
	
	Encontro de Johannesburg.
	
	
	Rio + 20.
	
	
	Conferência de Clima de Copenhague.
	
	
	Protocolo de Quioto.
	
	
		
	
		8.
		A premissa da gestão ambiental está na preservação e conservação do ecossistema, diminuindo os impactos ambientais negativos, incentivando a reciclagem e o reuso de materiais. Uma maneira de empregar a gestão ambiental nas empresas é aplicar um sistema de gestão ambiental. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) promove inúmeros benefícios à organização. 
Assinale a opção INCORRETA quanto à aplicação de um SGA:
	
	
	
	
	Dá acesso a novos mercados e novos clientes.
	
	
	Evita o desperdício, trazendo lucratividade à organização.
	
	
	Automaticamente as empresas recebem a certificação da ISO 14001
	
	
	Aumenta a credibilidade interna, com relação à segurança dos funcionários.
	
	
	Diminui significativamente os riscos e acidentes ambientais.
Exercícios de fixação 5 
		Podemos diferenciar gastos e investimentos pelo fato de que
	
	
	
	
	gastos implicam uma despesa obrigatória; investimento pode implicar ou não, a depender da realidade de cada indivíduo
	
	
	gastos nos trazem ganhos a curto prazo, já que consumimos algo necessário; investimentos são gastos com retorno de médio ou longo prazo
	
	
	gastos implicam em despesas necessárias e inadiáveis; investimento significa despesa opcional
	
	
	gastos implicam no dispêndio com produtos e serviços determinados; investimento é uma aplicação que nos trará retorno futuro
	
	
	gastos significam despesas opcionais; investimentos significam gastos necessários para realização de sonhos futuros
	
	
		
	
		2.
		Em relação à gestão financeira pessoal é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Exige grandes conhecimentos da área financeira para a sua utilização.
	
	
	É um sistema que permite, exclusivamente, otimizar as despesas.
	
	
	Não se deve considerar outras opções de renda, além dos salários.
	
	
	É uma metodologia que privilegia a maximização dos custos e minimização das receitas.
	
	
	É uma metodologia que busca a otimização dos recursos disponíveis.
	
	
		
	
		3.
		"É um contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual ele recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida dos juros acertados. Os recursos obtidos não têm destinação específica." De acordo com a citação, esta é a definição de qual conceito básico de Planejamento Financeiro?
	
	
	
	
	Investimento
	
	
	Financiamento
	
	
	Receitas
	
	
	Empréstimo
	
	
	Fluxode Caixa
	
	
		
	
		4.
		Roberto, pai dos gêmeos Lucio e Rafaela, de 5 anos, é um Advogado bem sucedido e decidiu investir mensalmente 20% de sua receita em uma aplicação de longo prazo para futuramente custear os estudos universitários de seus filhos. Qual é o perfil do investidor Roberto?
	
	
	
	
	Médio agressivo.
	
	
	Moderado.
	
	
	Capitalista.
	
	
	Agressivo.
	
	
	Conservador.
	
	
		
	
		5.
		Marque a alternativa que contempla a sequência de palavras que preenchem corretamente as lacunas que destacam duas opções de investimento disponíveis no mercado. ¿Enquanto o (a) _______ é um título de renda ______ emitido por um banco para captar dinheiro, a (o) ______ é uma cota do capital de uma empresa que é adquirida por investidores que assim se tornam donos de um ¿pedaço¿ da mesma. É um investimento considerado de renda ______ .¿
	
	
	
	
	Ação; fixa; CDB; variável
	
	
	CDB; variável; ação; fixa
	
	
	CBB; fixa; ação; variável
	
	
	RDB; fixa; ação; variável
	
	
	Ação; variável; CDB; fixa
	
	
		
	
		6.
		O planejamento financeiro é fundamental para o sucesso profissional, saber como gastar, controlar despesas e mirar um futuro são chaves para a tranquilidade pessoal e profissional. Qual das opções abaixo melhor define a fórmula para enriquecer?
	
	
	
	
	Gaste sempre e realize seus sonhos sem se preocupar com o futuro.
	
	
	Gaste exatamente o que você ganha, e compre tudo o que você deseja.
	
	
	Gaste menos do que você ganha, e invista bem a diferença.
	
	
	Gaste menos do que você ganha, e não invista a diferença.
	
	
	Gaste mais do que você ganha, e faça empréstimos com o que faltar.
	
	
		
	
		7.
		2) O investidor conservador:
	
	
	
	
	é aquele que arrisca um pouco mais, mas também considera fortemente o risco e não costuma ousar. Costuma diversificar sua carteira de investimento, geralmente aplicando em fundos mistos, ações conservadoras, fundos de renda fixa e poupança.
	
	
	não tem medo de investir em papeis de alto risco, buscando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo. É, geralmente, investidor em mercado de ações, alavancando os investimentos com operações de derivativos
	
	
	é aquele que não gosta de correr risco. Normalmente aplica seu dinheiro em fundos de renda fixa e caderneta de poupança.
	
	
		
	
		8.
		Pedro decidiu preparar o seu planejamento financeiro pessoal, adotando os seguintes passos principais:
I- Colocou todo o seu planejamento por escrito.
II- Verificou as fontes de receitas e a previsão de receitas futuras.
III- Listou todas as suas despesas, marcando em vermelho as consideradas desnecessárias.
Com relação a estes passos podemos afirmar que:
	
	
	
	
	Somente o passo I está correto
	
	
	Somente o passo II está correto
	
	
	Apenas os passos I e III estão corretos
	
	
	Os passos I, II e III estão corretos
	
	
	Apenas os passos I, II estão corretos
Exercício de fixação 6 
		Uma empresa decidiu criar uma espécie de organograma com as possíveis direções e oportunidades de carreira disponíveis na organização, as etapas e os meios para que seus colaboradores fossem informados sobre a possibilidade de ascensão, tendo em vista o desenvolvimento de recursos humanos. Essa empresa está oferecendo a ferramenta de
	
	
	
	
	centro de recursos.
	
	
	mapeamento de carreiras.
	
	
	sistema de oportunidade de vagas.
	
	
	aconselhamento individual.
	
	
	inventário de habilidades.
	
	
		
	
		2.
		O networking NÃO pode ser considerado:
	
	
	
	
	uma fonte de favores pessoais.
	
	
	uma rede de relacionamentos que proporciona uma visão mais ampla das situações, especialmente por meio da troca de informações, experiências e ideias.
	
	
	uma rede de contatos com pessoas com quem você se relaciona e constrói uma cadeia de entrosamento e vínculos durante sua carreira.
	
	
	uma das principais ferramentas do marketing pessoal.
	
	
	uma rede que ajuda a obter várias indicações para futuras necessidades, como referências e recomendações.
	
	
		
	
		3.
		Assinale a alternativa que elenca as principais características de um profissional bem sucedido:
	
	
	
	
	Estabelece suas metas pessoais e profissionais; possui foco e objetivos bem definidos, sabe ser resiliente quando necessário e investe de forma perene em sua formação acadêmica/profissional.
	
	
	Estabelece Metas e não prazos, pois sabe que as alcançará; sabe viver bem em grupos e participa de eventos sociais nas empresas.
	
	
	Investe em sua Rede Virtual de amigos, entretanto não realiza capacitações longas, apenas cursos de média duração, visando uma aplicação mais imediata dos conhecimentos adquiridos.
	
	
	Participa de eventos sociais, pratica esportes, mas não se preocupa com as metas, pois todas as suas atividades são direcionadas em função de suas expectativas.
	
	
	Possui focos e metas pré-estabelecidas pela empresa, estuda idiomas e investe em suas verdades absolutas, pois todo líder é seguido pelo exemplo.
	
	
		
	
		4.
		A estrutura de carreira que dispõe alternativas às pessoas da organização em relação às posições que deverão ser ocupadas por elas é denominada:
	
	
	
	
	paralelas
	
	
	discricionária;
	
	
	em rede;
	
	
	linha
	
	
	eletivas
	
	
		
	
		5.
		Emanuel sabe que em meio à era da competição é preciso ficar sempre atento e vigilante quanto às suas atitudes e comportamentos, bem como ao seu visual, preocupar-se com sua entonação de voz, maneira de falar, forma de agir e conduzir os fatos, de andar e de se assentar, também precisa ter bom senso e sabedoria. É correto afirmar que a preocupação de Emanuel é uma característica
	
	
	
	
	do relacionamento interpessoal.
	
	
	de ética nos negócios.
	
	
	do marketing pessoal.
	
	
	da competência técnica.
	
	
	da habilidade de comunicação.
	
	
		
	
		6.
		Exemplifica o conjunto de conhecimentos, capacitações, habilidades etc.. Por exemplo: o indivíduo venceu graças a sua grande capacidade, sabedoria. De que conceitos falamos?
	
	
	
	
	Resiliência.
	
	
	Sapiência.
	
	
	Estratégia.
	
	
	Competências.
	
	
	Relacionamento.
	
	
		
	
		7.
		Empregabilidade,por definição, é a característica ou qualidade de quem é empregável. Segundo Almeida (2006), é a capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Qual atributo não podemos relacionar à empregabilidade?
	
	
	
	
	Comprometimento.
	
	
	Foco nos resultados.
	
	
	Falta de ética.
	
	
	Flexibilidade.
	
	
	Coerência e resiliência.
	
	
		
	
		8.
		A carreira profissional deve ser pensada como um caminho em permanente construção. Assim podemos afirmar que:
	
	
	
	
	O conhecimento do ambiente e das escolhas de carreira é uma perspectiva que deve ser de responsabilidade da empresa.
	
	
	A empresa é a única detentora do poder sobre a carreira de seus funcionários.
	
	
	Há na proposta contemporânea de carreira uma perspectiva tradicional e estável, mesmo com o crescimento da concorrência.
	
	
	O desenvolvimento profissional e pessoal é uma responsabilidade das empresas.
	
	
	A responsabilidade individual do profissional é o que caracteriza a concepção de carreira.
Exercícios de fixação 7
		Considerando as diversas habilidades e competências necessárias para a construção de uma carreirade sucesso, são fatores que tendem a favorecer a ocorrência de atritos e conflitos no ambiente de trabalho, EXCETO:
	
	
	
	
	Falta de clareza nas distribuições de tarefas e de responsabilidade; mal-entendidos.
	
	
	Comunicação deficiente; falta de vontade para discussão das relações interpessoais.
	
	
	Mal-entendidos; comunicação deficiente.
	
	
	Comunicação deficiente; falta de clareza nas distribuições de tarefas e de responsabilidade.
	
	
	Comportamento ético e pontualidade.
	
	
		
	
		2.
		Os avanços tecnológicos contribuem para um novo olhar sobre o profissional, onde a definição de empregabilidade é a capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. A partir dessa definição, podemos concluir que:
I - O desenvolvimento constante das competências é muito importante para a carreira profissional.  
II - A empregabilidade é a capacidade de uma empresa em empregar uma grande quantidade de funcionários.
III - A velocidade das mudanças provoca a necessidade de uma agilidade maior por parte dos profissionais em se adequar.
	
	
	
	
	as afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	
	a afirmativa II é verdadeira e a I e III são falsas.
	
	
	a afirmativa I é verdadeira e a II e III são falsas.
	
	
	as afirmativas I e II são falas.
	
	
	as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	
		
	
		3.
		As Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades do Terceiro Setor, ou seja, são da sociedade civil e de caráter privado, cuja função é desenvolver trabalhos sem fins lucrativos. A área de atuação das ONGs é bem diversificada: social, saúde, ambiental, grupos de proteção à mulher, tratamentos de dependentes químicos, etc.
Sobre as ONGs NÃO é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Não têm como objetivo a geração de lucros, entretanto, caso ocorram, estes serão destinados para o fim o qual a organização se dedica.
	
	
	Os projetos desenvolvidos pelas ONGs são financiados pelas próprias organizações ou com apoio de instituições públicas e privadas.
	
	
	O fortalecimento do Terceiro Setor, do qual fazem parte, demonstra uma diminuição do comprometimento da sociedade para com a cidadania.
	
	
	Surgiram para suprir a ausência do Estado em alguns serviços, tais como o cuidado com o meio ambiente.
	
	
	As ONGs podem ser consideradas como uma ferramenta de mobilização social, pois contribuem para a democracia, possibilitando a manifestação das minorias.
	
	
		
	
		4.
		A sociedade civil é dividida em três setores: o primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo setor é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos. Sobre o terceiro setor é correto afirmar que:
I - O terceiro setor é formado pelos Ministérios do Governo Federal e pelas Secretarias do Governo Estadual.
II - O terceiro setor é mantido com iniciativas privadas e até mesmo incentivos do Governo, com repasse de verbas públicas.
III - O terceiro setor é mantido apenas com repasse de verbas públicas federais, estaduais e municipais.
	
	
	
	
	as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	
	apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	
	apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	
		
	
		5.
		Analise as afirmativas abaixo de acordo com o conceito de empreendedorismo social e assinale a alternativa correta.
I - A capacitação a jovens que querem entrar no mercado de trabalho pode ser um exemplo de prática realizada por uma empresa com características de Empreendedorismo Social.
PORQUE
II - Inclusão social, geração de renda e qualidade de vida são os objetivos principais dos negócios sociais.
	
	
	
	
	Ambas as afirmativas estão incorretas.
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	
		
	
		6.
		As ONGs surgiram primeira vez no ano de 1950, pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A partir dos anos 1960 e 1970, a questão da degradação ambiental passou a ser preocupação de muitas pessoas em todo o mundo.  Nos anos 70, já havia mais de 10 000 ONGs no Brasil.
Quanto as ONGs assinale a alternativa correta:
.
	
	
	
	
	São organizações civis que fazem parte do primeiro setor.
	
	
	São organizações civis que não tem nenhum vínculo com o governo.
	
	
	São organizações públicas mantidas pelas fundações.
	
	
	São organizações civis que fazem parte do segundo setor.
	
	
	São organizações públicas que não mantém nenhum vínculo com as instituições financeiras.
 
	
	
		
	
		7.
		As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções para problemas sociais. Pode- se dizer a respeito de empreendedorismo social:
	
	
	
	
	é um termo que indica um negócio lucrativo que gerará receitas para a populações em geral.
	
	
	é um termo que indica um negócio lucrativo que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade.
	
	
	é um termo que indica filantropia
	
	
	é um termo que indica um negócio sem fins lucrativos que visa atender às necessidades de áreas carentes.
	
	
	é um termo que indica um negócio sem fins lucrativos que traz desenvolvimento para a sociedade.
	
	
		
	
		8.
		É um tipo de atividade que se diferencia do Estado e da iniciativa privada com fins de lucro, pois é, ao mesmo tempo, de origem privada, mas sem fins de lucro. Estamos falando de que setor da economia?
	
	
	
	
	Setor Imobiliário
	
	
	Terceiro Setor
	
	
	Primeiro Setor
	
	
	Setor Financeiro
	
	
	Segundo Setor
Exercícios de fixação 8 
		Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. Sobre este tema, assinale a única alternativa que NÃO se adequa ao conceito.
	
	
	
	
	Todo grande projeto depende da figura do empreendedor: indivíduo que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, obtendo resultados positivos.
	
	
	Empreendedorismo é atitude. Por isso, para ser empreendedor é preciso sair da zona de conforto e ir à luta.
	
	
	Um empreendedor demonstra características como coragem para assumir riscos, embora algumas vezes possa desistir diante das primeiras dificuldades encontradas.
	
	
	São algumas das características do empreendedor: criatividade, capacidade de organização e planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança.
	
	
	Quem empreende é sempre inquieto e tem consigo o desejo de fazer diferente, de aproveitar a oportunidade e melhorar o que já existe.
	
	
		
	
		2.
		Nas últimas décadas, o Sebrae tem publicado estudos sobre as características de empreendedores que obtiveram sucesso. Foram mapeadas características que envolvem um conjunto de comportamentos praticados periodicamente por pessoas que fazem a diferença em suas respectivas áreas de atuação, EXCETO:
	
	
	
	
	Persistência
	
	
	Busca de oportunidades e iniciativa
	
	
	Capacidade de correr riscos não calculados
	
	
	Estabelecimento de metas
	
	
	Comprometimento
	
	
		
	
		3.
		Empreendedores estão constantementeem busca de novas oportunidades, sejam elas de negócios ou mesmo de emprego. Empreendedores também são empresários ou mesmo funcionários de empresas. Dizemos que um indivíduo é empreendedor quando:
	
	
	
	
	Tem iniciativa; possui capacidade de persuasão; não aprecia mudanças em geral.
	
	
	Possui habilidade de comunicação; tem coragem para assumir riscos; é perseverante;
	
	
	Obriga as pessoas a aceitarem suas idéias; possui foco; é ousado;
	
	
	Mostra suas idéias, não valoriza as redes de contatos; é comprometido com o que faz;
	
	
	É filho de um empreendedor de sucesso; adquire uma empresa, sem promover qualquer mudança; tem orgulho do que faz;
	
	
		
	
		4.
		Gerar lucro para crescer, bem como gerar valor para seus clientes/usuários, são condições para a existência e sobrevivência de qualquer empresa no mercado. No que se refere ao papel dos colaboradores para que isso ocorra, o que se espera deles é uma postura de contribuição para a melhoria, buscando novas alternativas e oferecendo propostas para que a empresa se torne mais eficiente e eficaz, participando de forma inovadora. Esse contexto sugere o que entendemos por:
	
	
	
	
	Processo de alavancagem da carreira
	
	
	Projeto de crescimento profissional
	
	
	Capacitação empreendedora
	
	
	Atitude empreendedora
	
	
	Empreendedorismo social
	
	
		
	
		5.
		Conforme cita o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no Relatório Executivo Brasil 2013, entende-se como empreendedorismo qualquer tentativa de criação de um novo empreendimento, como, por exemplo, uma atividade autônoma, uma nova empresa ou a expansão de um empreendimento existente. Contudo, entendemos que o foco principal é no indivíduo empreendedor, mais do que no empreendimento em si. A razão disto está baseada:
	
	
	
	
	na necessidade do empreendedor em ter o conhecimento e a determinação necessária para fazer as coisas.
	
	
	na vontade do empreendedor de querer enriquecer rapidamente.
	
	
	na intenção do empreendedor de querer ser líder e controlar seus colaboradores.
	
	
	na vontade do empreendedor de não querer depender das leis do mercado.
	
	
	na necessidade do empreendedor de não querer correr riscos e ser bem sucedido a qualquer preço.
	
	
		
	
		6.
		Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta. A Administração pública que é formada pelas entidades que representam o braço empresarial do Estado, que concorrem de igual para igual com o mercado privado, como o Banco do Brasil, Petrobrás e BNDES, fazendo com que em alguns setores da economia o Estado resolveu investir, é denominada de:
	
	
	
	
	Administração indireta
	
	
	Administração por objetivo
	
	
	Administração direta
	
	
	Administração privada
	
	
	Administração competitiva
	
	
		
	
		7.
		"Ries é um (ex)programador conhecido por falar sobre a sua metodologia Lean Startup (que lhe rendeu um grande livro) e pelo seu blog. Resumindo bastante, ele foi um dos fundadores e o principal programador de uma empresa que passou 6 meses desenvolvendo um produto que ninguém queria usar. Péssimo né?! Não para ele, que utilizou essa experiência para aprender e fazer algo totalmente novo e que vem revolucionando a forma como novas empresas se colocam no mercado! Fonte: < http://blog.luz.vc/inspiracao/3-historias-de-fracasso-essenciais-para-o-sucesso-de-grandes-empreendedores/>
A partir das características de um empreendedor, assinale a afirmação que expressa a análise adequada do texto apresentado:
	
	
	
	
	Ries é empreendedor mas não é inovador.
	
	
	Ries não é empreendedor pois não apresentou criatividade.
	
	
	Ries é um empreendedor, pois fugiu dos riscos para evitar problemas.
	
	
	Ries não é um empreendedor, pois apresentou elevado grau de persistência esquecendo-se de resolver o principal problema.
	
	
	Ries é um empreendedor, pois com feedback e o conhecimento do seu próprio desempenho aprendeu com seus erros.
	
	
		
	
		8.
		O empreendedorismo vem cada vez mais ganhando espaço, e muitas pessoas já buscam levar adiante seu próprio negócio. O empreendedorismo pode ser definido como "o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender, que significa realizar, fazer ou executar". De acordo com essa definição, quais caracterísitcas são necessárias a um empreendedor?
	
	
	
	
	criatividade, pouca organização, foco em resultados
	
	
	criatividade, liderança e visão de futuro
	
	
	responsabilidade, criatividade, visão no presente
	
	
	conservadorismo, visão de futuro, pouco foco em resultados
	
	
	assume riscos, pouco planejamento, visão de futuro
Exercícios de fixação 9
 
		Na técnica do brainstorm devemos sempre:
	
	
	
	
	Utilizar a primeira ideia apresentada, pois ela com certeza é a melhor.
	
	
	Utilizar a última ideia apresentada, pois ela com certeza é a melhor.
	
	
	Pedir que sejam apresentadas no máximo 10 ideias para facilitar a avaliação.
	
	
	Avaliar as ideias na medida em que são apresentadas.
	
	
	Coletar todas as ideias sem criticá-las e em uma fase seguinte avaliá-las.
	
	
		
	
		2.
		O processo de inovação é fator imperativo para a manutenção do cliente mantendo-o cativo à empresa. No que concerne ao profissional à capacidade em inovar e disseminar novas práticas amplia a sua empregabilidade possibilitando assim um diferencial em sua carreira. Assinale a alternativa que expresse como um diferencial pode agregar valor à carreira profissional.
	
	
	
	
	O cumprimento de metas com recursos otimizados, responsividade e eficácia discernindo prazos e resultados que sejam benéficos a todos.
	
	
	Estar sempre junto da direção e se oferecer prontamente para qualquer evento.
	
	
	Cumprir prazo, ser eficiente e fazer o que lhe é pedido.
	
	
	Ampliar o network e se relacionar com pessoas que tenham maior amplitude de controle
	
	
	O cumprimento de metas com eficiência, foco e que beneficie o cliente.
	
	
		
	
		3.
		As empresas, para ganharem espaço ou sobreviverem no mercado, estão constantemente se reinventando. Com ela uma empresa se torna capaz de gerar riqueza contínua, aumentar a produtividade e ser competitiva.A inovação é essencial: Com base nesta afirmação, assinale a resposta que NÃO IRÁ SE ADEQUAR ao contexto;
	
	
	
	
	A inovação no produto
	
	
	A inovação no negócio
	
	
	A inovação na produção.
	
	
	A inovação no emprego
	
	
	A inovação na marca
	
	
		
	
		4.
		É importante entender que a criatividade não necessariamente significa elaborar alguma coisa do zero, muitas vezes significa ___________, ou seja, melhorar algum serviço e/ou produto já existente. assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
	
	
	
	
	Estudar
	
	
	Inovar
	
	
	Corrigir
	
	
	Planejar
	
	
	Copiar
	
	
		
	
		5.
		É óbvio que existem pessoas mais criativas que outras. Mas, no meio profissional, a criatividade precisa estar inserida coletivamente para gerar inovação ou solução. Inclusive, uma das técnicas mais eficazes para solucionar problemas ou gerar inovação é o brainstorming. Sobreessa técnica é correto afirmar que
	
	
	
	
	É uma técnica viável, mas gera muitas divergências e insegurança, o que atrasa muito a tomada de decisão.
	
	
	É uma técnica na qual é preciso evitar muitas ideias ao mesmo tempo, pois geraria perda de tempo desnecessária.
	
	
	É uma técnica bem eficaz , pois, pela diversidade dos participantes, as possibilidades de soluções ficam mais ricas.
	
	
	É uma técnica excelente, mas exige pessoas com a mesma formação, o que permite aprofundar o conhecimento sobre o problema.
	
	
	Essa técnica deve garantir que as pessoas pensem da mesma maneira para viabilizar agilidade na tarefa.
	
	
		
	
		6.
		Existem pessoas mais criativas que outras. No meio profissional, a criatividade precisa estar inserida coletivamente para gerar inovação ou solução. Inclusive, uma das técnicas mais eficazes para solucionar problemas ou gerar inovação é ________________.
	
	
	
	
	contratar novo profissional.
	
	
	uma reunião da equipe
	
	
	uma pesquisa de satisfação na empresa.
	
	
	o brainstorming
	
	
	mudar o gerente.
	
	
		
	
		7.
		Com o redesenho da estratégia das montadoras, as concessionárias de veículos passaram a oferecer, entre outros itens, serviços mecânicos, seguro e customização, em vez de somente atuarem como pontos de venda. Tal situação pode ser, preferencialmente, um exemplo de:
	
	
	
	
	Inovação no negócio;
	
	
	Inovação no processo produtivo;
	
	
	Fortalecimento da marca, individual ou coletivamente, representando um avanço na gestão do capital humano e organizacional;
	
	
	Consolidação do processo industrial ou de criação de demandas;
	
	
	Mecanização da forma de trabalho, particularmente da força de trabalho mais especializada;
	
	
		
	
		8.
		_________ é a capacidade de criar, de pensar diferente diante de uma realidade qualquer. A ___________ é consequência da criatividade, aliada a outros fatores. Complete as lacunas com uma das opções a seguir:
	
	
	
	
	criatividade e inovação
	
	
	empregabilidade e competencia
	
	
	criatividade e competencia
	
	
	competencia e empregabilidade
	
	
	inovação e criatividade
Exercícios de fixação 10
		No caso da ética, aquela famosa frase atribuída a Nicolau Maquiavel, de que os fins justificam os meios, não é válida. O que isso quer dizer?
	
	
	
	
	Que não importam os meios, o que importa é o fim a ser alcançado.
	
	
	Que a ética independe dos meios e fins.
	
	
	Que todo objetivo precisa de meios para ser alcançado
	
	
	Que artifícios não éticos, mesmo que utilizados com boa intenção, não levarão a objetivos éticos.
	
	
	Que os meios são os alvos e os fins são os princípios nos quais são baseados os alvos.
	
	
		
	
		2.
		É o código de princípios e valores morais que regem o comportamento de uma pessoa ou grupo, com relação ao que é certo ou errado, influenciando na conduta e na tomada de decisões. O texto trata de:
	
	
	
	
	Responsabilidade Social.
	
	
	Empreendedorismo Social.
	
	
	Proatividade.
	
	
	Ética.
	
	
	Resiliência.
	
	
		
	
		3.
		A falta de ética não se restringe a falta de honestidade. Falta de ética está em todas as atitudes que contrariam a noção do que é certo e justo. Agir com ética é fazer o que é certo, da forma correta.
Dentre as opções, assinale aquela que exemplifica a falta de ética no ambiente de trabalho:
	
	
	
	
	Respeitar as relações profissionais existentes dentro do ambiente de trabalho., respeitando a hierarquia.
	
	
	Falar sempre a verdade, não culpar colegas por erros seus e assumir falhas próprias.
	
	
	Indicar o colaborador que tem mais potencial e habilidades para executar um determinado projeto.
	
	
	Colocar os interesses da empresa acima dos interesses pessoais, de forma a não comprometer a sobrevivência da empresa.
	
	
	Manter práticas que causem conflitos de interesse e assédio moral.
	
	
		
	
		4.
		(VUNESP)O sucesso ao longo da carreira, baseado na ética e no sigilo profissional, deve-se, em parte, ao cuidado de, ao sair de uma empresa e iniciar um trabalho na concorrência:
	
	
	
	
	explanar detalhadamente todas as nossas atividades e funcionalidade no fechamento de negócios da antiga organização.
	
	
	guardar toda a informação que pode afetar a antiga empresa e/ou os colegas de trabalho.
	
	
	relatar os trâmites das negociações sem se importar com os resultados de suas informações prestadas à nova empresa.
	
	
	verificar as informações mais precisas e repassá-las para a nova organização, para ganhar novas concorrências e assim conseguir neutralizar os negócios de sua antiga empresa.
	
	
	apresentar um portfólio com todo o passo a passo das tratativas ao fechar negócios para a antiga empresa.
	
	
		
	
		5.
		A definição de ética está relacionada ao nosso desejo e a nossa escolha. Sendo assim, somos responsáveis pelas consequências de nossas escolhas, tanto para nós mesmos, quanto para com os nossos semelhantes.
Analise o texto e as afirmativas e assinale a alternativa que caracteriza o que deve ser uma postura ética:
I- Uma postura ética deve ser satisfatória também para a comunidade.
II- Uma escolha ética deve implicar na responsabilidade pelas consequências.
III- Uma escolha ética deve ser satisfatória também para o bem comum.
IV- Uma postura ética deve ser definida por uma escolha individualista.
 V- Não há escolhas éticas, somente regras morais.
	
	
	
	
	Apenas I, II e III
	
	
	Apenas I, III e V
	
	
	Apenas I, II, e V
	
	
	Apenas III, IV e V
	
	
	Apenas II, III e IV
	
	
		
	
		6.
		No campo ético, observamos que este é constituído pelo agente moral e pelos valores. Sobre o agente moral, ele só pode existir se preencher algumas condições. Quais são elas?
	
	
	
	
	Ser impulsivo, responsável, consciente e livre.
	
	
	Ser consciente, dotado de vontade, responsável e livre.
	
	
	Ser passivo, consciente, responsável e livre.
	
	
	Ser proativo, prolixo, responsável e livre.
	
	
	Ser consciente, passional, impulsivo e proativo.
	
	
		
	
		7.
		O campo ético também é constituído pelo agente livre, que é o sujeito moral ou pessoa moral (agente moral), e pelos valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, ou seja, as virtudes ou as condutas e ações conformes ao bem. As condições para que o agente moral possa existir são: Assinale a alternativa que aponta as quatro condições para ser o agente moral.
	
	
	
	
	Ser consciente, ser dotado de vontade, ser atualizado e ser forçado a alguma coisa.
	
	
	Ser incapaz de avaliar consequências, ser livre, ser submetido a poderes externos e ser consciente.
	
	
	Ser livre, ser estudioso, ser consciente e ser capaz.
	
	
	Ser consciente, ser dotado de vontade, ser responsável e ser livre.
	
	
	Ser submetido a poder externo, ser consciente, ser responsável e ter vontade.
	
	
		
	
		8.
		Qual é a área do conhecimento humano que está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade?
	
	
	
	
	Psicologia
	
	
	Hábito
	
	
	Ética
	
	
	História
	
	
	Costume

Continue navegando