Buscar

didatica interação professor aluno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
No processo de aprendizagem, deve-se estimular a relação professor-aluno por meio do convívio de classes sociais, culturais, valores e propósitos diferentes, fundamentando o processo educativo. Dois aspectos importantes dessa interação é a transmissão de conhecimento, a relação pessoal entre professor e aluno e as normas disciplinares. A relação professor-aluno deve ser baseada na confiança, afetividade e respeito, onde o professor deve orientar o sujeito para o fortalecimento de sua base moral e critica, ou seja, para o crescimento interno do individuo.
A aula não serve somente para transferência de conhecimento, é necessário que o professor procure se preocupar com o emocional e afetivo de seus alunos, parte facilitadora da aprendizagem. Segundo o autor Libâneo (1994), o professor deve evitar a relação maternal/paternal pois a escola não é um lar, e sim um local de interação de vários grupos, voltada para atividades que promovam a construção do conhecimento.
Na escola, os alunos passam por uma crise de sentido, onde não sabe porque vão a ela, o porque é para que estudar, gerando reprovação e até evasão. A afetividade deve ser um facilitador no processo de aprendizagem, onde alunos e professores trocam informações e experiências. Essas informações serão usadas em sala de aula expressando significado dentro do conteúdo abordado.
Edicare, em latim significa educar, mudar o que é propenso à educação. Ainda segundo Libâneo (1994), o ato pedagógico é definido por uma interação entre indivíduos, que visa provocar mudanças efetivas por meio de um agente, uma mensagem transmitida e um educando.
Através do dialogo, o docente propicia um momento de conversa entre os alunos com o intuito educativo, buscando maneiras para que esses alunos coloquem seus pensamentos, reflexões e opiniões. Essa é uma abertura para que seja aplicado o conteúdo da matéria, fazendo com que discutam sobre o tema proposto e estimule a consciência crítica.
O professor deve orientar o aluno de que ele faz parte de um grupo ou comunidade, onde deve conhecer as normas, condutas no meio social, cultural e político. É necessário conscientizar que todos merecem respeito e valorização de cada ser, independente de etnia, classe social, religião, sexo, e poder se expressar sem medo de ser diminuído, tendo consciência dos seus direitos.
Apesar dos professores precisarem seguir um programa, regras, planos dentro de um determinado tempo, na interação aluno-professor, o aluno está aprendendo, enquanto o professor ensina, o mesmo continua em constante aprendizagem. 
O docente terá de buscar a motivação de seus alunos, centrando seus trabalhos na aprendizagem e fazer com que o ensinamento seja relevante, ou seja, fazendo perceber que o conteúdo é importante na sua vida.
Através do que vimos, fica evidente que a relação professor-aluno é dinâmico, onde o professor deve ter conhecimento para lidar com cada situação que possa surgir e entender que ensinar não é apenas transmitir conhecimentos e sim formar alunos pensantes e atuantes, que construa seu próprio conhecimento.
Referencias
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994.

Outros materiais