Buscar

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre o sindicalismo no Brasil marque a opção incorreta:
No Brasil se consagra o sistema da pluralidade sindical.
A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e foi favorecida pelo fato de o País possuir grandes reservas de carvão mineral. Com o advento da energia a vapor, o carvão mineral tornou-se o grande combustível do século XVII, permitindo, então, o avanço das máquinas movidas a vapor. Isso gerou mais eficiência de produção, barateando o preço final dos produtos, além de produzir maiores quantidades em menor espaço de tempo. Por outro lado a Revolução Industrial aumentou o número de desempregados substituídos pelas máquinas, o que permitiu que os empresários utilizassem mão de obra mais bem qualificada. Esse cenário tornou-se ideal para o surgimento das lutas sindicais, que buscava:
Manter os empregos.
A classe trabalhadora durante muitos anos foi dominada, permanecendo até que os trabalhadores conquistassem seu espaço de luta. No Governo de Getúlio Vargas os direitos dos trabalhadores foram consolidados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os contornos maiores ao movimento sindical brasileiro. Assinale a alternativa correta:
Os sindicatos resistiram a legalização imposta pelo Governo e mesmo assim, conseguiram avanços como o limite da carga horária diária em 8 horas e o descanso semanal remunerado;
No século XVII, além do desenvolvimento das máquinas, ocorreu, também, o desenvolvimento dos transportes, surgindo:
As locomotivas a vapor;
Analise as alternativas abaixo e marque a opção correta:
A relação de trabalho hoje em dia tem uma influência muito importante no meio empresarial, principalmente porque é na formação de uma equipe de colaboradores que está o sucesso de uma marca.
É notório que a revolução industrial permitiu mais eficiência na produção produzindo maiores quantidades em menor espaço de tempo. Mas por outro lado a revolução industrial aumentou o número de empregados substituídos por máquinas, o que permitiu que os empresários utilizassem mão de obra mais qualificada. Esse cenário tornou-se ideal para o surgimento das lutas sindicais. O que essas lutas NÃO buscavam?
Jornada de trabalho flexível.
No final de 1989 e durante a década de 1990, os Governos Collor e Fernando Henrique Cardoso marcaram o modelo neoliberal, com sérias repercussões:
No setor secundário da economia brasileira;
A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e foi favorecida pelo fato do País possuir grandes reservas de carvão mineral. No Brasil a Revolução Industrial teve início na segunda metade do Século XVIII com as indústrias _____ e _____. Com a Lei _____ que proibia o tráfego de escravos, o capital foi transferido para aplicação na área industrial. Na presidência de Juscelino Kubitschek (JK) houve a grande expansão da indústria de bens duráveis, principalmente de _____e _____, em face da abertura ao capital estrangeiro.
Inglaterra, têxtil, ferro, Eusébio de Queiroz, eletrodoméstico e veículos;

Outros materiais