Buscar

Resumo Cartografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo Cartografia
O que é um sistema ou DATUM GEODÉSICO?
Sistema de referência que define a forma e tamanho do elipsoide, além de sua posição relativa a superfície da Terra e ao geoide. É definido por pontos na superfície da Terra. Para cada país ou grupo de países há um datum que melhor se encaixa à forma superficial da região. Datum planimétrico (horizontal) e Datum Altimétrico (vertical).
Qual é a forma real do planeta Terra e qual é o modelo mais simples de representa-lo cartograficamente? Por que?
A verdadeira forma da Terra é o geoide, modelo idealizado com base em estudos gravimétricos, decorrente das forças de atração (gravidade) e centrífuga (rotação da Terra). O Geoide não possui definição matemática, sua forma é aproximadamente esférica, com suaves ondulações e achatada nos polos. Entretanto necessita-se de uma forma mais simples para representa-la, essa forma é chamada elipsoide, em que o volume é construído a partir da rotação da elipse em torno do seu eixo menor, obtendo uma elipse de revolução, achatando nos polos. Assim, o elipsoide é a superfície de referência utilizada nos cálculos que oferecem subsídios para a elaboração de uma representação cartográfica.
Defina DECLINAÇÃO MAGNÉTICA.
Declinação magnética: ângulo formado entre os vetores Norte Verdadeiro e Norte Magnético terrestre.
Defina e CONVERGÊNCIA MERIDIANA PLANA.
Convergência meridiana plana: ângulo formado entre os vetores Norte Verdadeiro e Norte da Quadrícula de um mapa
Como são definidas as coordenadas Geográficas de um ponto qualquer na superfície terrestre.
A coordenadas geográficas são determinadas a partir do meridiano de Greenwich para as longitudes. São medidas de 0 a 180° para Leste ou Oeste.
As latitudes são medidas a partir do Equador de 0 a 90° a Norte ou Sul.
Este sistema permite localizar qualquer ponto no planeta Terra.
Mapa: Representação planar, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária
Carta: Carta é um documento cartográfico mais complexo, ou mais detalhado de caráter gráfico mais científico, apresentando maior precisão e detalhamento.
Planta: Representação no plano com escalas muito grandes (>1:5000). São utilizadas quando há a exigência de um detalhamento minucioso do terreno. Exemplo: redes de água, esgoto, etc.
Cartas Topográficas: São cartas que contêm informações básicas do terreno, servindo de suporte para elaboração de outras cartas e mapas mais específicos. O método padrão de elaboração destas é o aerofotogramétrico.
Cartas Temáticas: Cartas e apresentam temas específicos, elaboradas sobre um fundo geográfico, a partir da compilação de algumas informações básicas extraídas das cartas topográficas e complementadas com as informações temáticas de interesse específico.
O que é escala de um mapa? Como ela pode ser representada em uma carta topográfica?
Escala é uma relação ou proporção existente entre as medidas de um objeto ou superfície existentes em um mapa.
E = escala
D = medida real
d = medida do mapa 
E = d/D
Um dos elementos essenciais de um mapa, que pode ser representada de 3 maneiras.0 10 20
Escala gráfica 
Escala nominal 1cm = 1km
Escala numérica 1: 100 000
O que é precisão gráfica?
É a menor grandeza medida no terreno que é capaz de ser representada em um desenho na escala escolhida. O menor comprimento gráfico que pode ser representada em um desenho é 0,2 mm.
Como são representados os elementos altimétricos em cartas topográficas?
Por meio de pontos cotados, no caso de picos e por curvas de nível nas demais elevações.
Determinados acidentes, dependendo da escala, não permitem uma redução acentuada, pois ficariam imperceptíveis nas cartas. Que solução cartográfica é adotada nestes casos?
Utiliza-se símbolos cartográficos, cores.
Porque, nos processos cartográficos, são adotados datums diferentes em diferentes países e continentes?
O datum é o sistema de referência que define a forma e o tamanho do elipsoide, além de sua posição relativa a superfície terrestre. Existe o datum global e os locais, cada região adota um datum diferente. A adoção de diferentes datums ocorre pois a terra possui uma forma irregular (Geoide) e o elipsoide que melhor se encaixa em uma região não é o mesmo que melhor define outra.
Determine a menor escala em que qualquer elemento de 4m de comprimento terá representação.
A precisão gráfica é a mesma grandeza medida no terreno, capaz de ser representada no desenho cartográfico e esse valor é de 0,2 mm.
A menor escala é de 1 : 20 000
 
Sistemas de Projeções Cartográficas:
Um sistema de projeção cartográfica é uma transformação matemática executada sobre os pontos da superfície curva terrestre, de forma a representá-los sobre uma superfície plana provocando o mínimo de deformações.
Projeção Universal Transversa de Mercator - UTM
Um dos mais utilizados no mundo inteiro para cartografia sistemática.
Superfície de projeção é um cilindro cujo eixo é perpendicular ao eixo polar terrestre. Mantém os ângulos e a forma das pequenas áreas.
Cilindro é secante ao elipsoide de revolução. Sendo secante, em dois pontos não há distorção.
Elipsoide terrestre é dividido em 60 fusos com 6° de amplitude em longitude cada.
Cada fuso também é chamado de Zona UTM, numerados a partir do antemeridiano de Greenwich, seguindo de oeste para leste até o encontro com o ponto de origem.
De maneira geral, a projeção UTM apresenta deformações muito pequenas quando comparada a outras projeções.
Como Obter as Coordenadas UTM?
Coordenada E (vertical): Deve-se identificar o valor da linha vertical da quadrícula UTM imediatamente a esquerda do ponto. Medir a distância entre a linha e o ponto. Somar os dois valores
Coordenada N (horizontal): Deve-se identificar o valor da linha horizontal da quadrícula UTM imediatamente a baixo do ponto. Medir a distância da linha ao ponto. Somar os dois valores.
Como são estabelecidos os fusos no mundo pelo sistema UTM?
O mundo é dividido em 60 fusos, onde cada um se estende por 6° de longitude. Os fusos são numerado de um a sessenta começando de 180° a 174° W Gr., sendo os outros contados partir desse. O sistema UTM é limitado pelas latitudes 84°N e 80°S porque, para valores maiores, as deformações aumentam muito; Para os polos utiliza-se a Projeção Universal Polar Estereográfica.
Características básicas das curvas de nível:
Quanto maior a inclinação, maior a proximidade das curvas de nível.
Encostas de inclinação uniforme apresentam espaçamento constante entre as curvas.
As curvas de nível nunca se cruzam nem se juntam, exceto em superfícies verticais.
As curvas de nível sempre se fecham.
As curvas de nível formam bico descendo a encosta nas cristas e cumeadas (divisores) e formam bico subindo a encosta nos vales e ravinas(drenagens)
Fusos horários:
A Terra leva 24 horas para realizar um giro completo. Sendo a esfera de 360 graus, a cada hora ocorre o deslocamento de 15 graus (360/24=15). Logo, são 24 faixas de fusos. Uma faixa de fuso é definida como 7,5 graus a leste e 7,5 a oeste a partir de cada faixa de 15 graus, partindo de Greenwich.
A carta internacional do mundo ao milionésimo:
A Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo é um esquema de articulações em escala 1:1.000.000 que fornece informações sobre a posição da área mapeada, padronizando referências cartográficas.
O sistema de referências abrange uma área de 4° de latitude por 6° de longitude, faixa que corresponde à divisão do globo em coordenadas UTM. As divisões vão até os paralelos 88° sul e norte. As zonas são denominadas pelas letras de A até V, partindo do Equador em direção ao polos.
O que é Latitude Geográfica e Longitude Geográfica?
Latitude é o arco medido do Equador ao ponto em que se deseja, sobre o meridiano em que o mesmo se encontra. A latitude medida no sentido do polo Norte é chamada Latitude Norte ou positiva.Quando medida no sentido Sul é chamada Latitude Sul ou Negativa. Sua variação é de 0° a 90° N ou 0° a +90°; 0° a 90°S ou 0° a -90°.
Longitude é o arco contado sobre o Equador e que vai de GREENWICH até o Meridiano do ponto desejado. A longitude pode ser contada no sentido Oeste (LONGITUDE OESTE DE GREENWICH – W Gr.) e é dita NEGATIVA. Se contada no sentido leste (LONGITUDE LESTE DE GREENWICH – E Gr) é dita POSITIVA. A Longitude varia de: 0° a 180° W Gr. ou 0° a -180°; 0° a 180° E Gr. ou 0° a +180°.
Projeções equivalentes: Projeções que não alteram as áreas, conservando uma relação constante com as áreas correspondentes na superfície terrestre.
Projeções conformes: representam, sem deformação, todos os ângulos em torno de quaisquer pontos e, decorrente dessa propriedade, não deformam pequenas regiões.
Projeções equidistantes: sem deformações lineares para algumas linhas em especial, isto é, os comprimentos são representados em escala uniforme.
O que é FOTOGRAMETRIA?
Técnica utilizada para obtenção de medias terrestres precisas através de fotografias especiais, obtidas com câmaras métricas e com recobrimento estereoscópico.
Qual a altura média de um vôo numa cobertura aerofotogramétrica quando se utiliza uma câmera com distância focal 100mm e a escala pretendida para as fotos é 1:60.000?
E = h = 600.000 cm = 6.000 m
O que é paralaxe e como ela é reproduzida em aerofotogrametria?
Paralaxe é o deslocamento aparente da posição de um objeto causada pela mudança do ponto de observação. Portanto quando uma câmera aérea tira fotografias seguidas, em um intervalo regular de tempo, a mudança de posição de uma imagem, de uma fotografia para a seguinte causada pelo movimento do avião é chamada: paralaxe estereoscópica, paralaxe X ou simplesmente paralaxe.
Existem dois aspectos importantes:
A paralaxe de qualquer ponto está diretamente relacionada com a elevação do ponto;
A paralaxe é maior para pontos mais altos do que para os mais baixos.
A Aerofotogrametria refere-se às operações fotogramétricas realizadas com fotografias da superfície terrestre obtidas por uma câmera de precisão com o eixo ótico do sistema de lentes o mais próximo da vertical, montada em uma aeronave preparada. É utilizada na Cartografia, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Engenharias Civil, agronômica, Florestal, etc.
Quais os fatores podem causar distorções na escala de uma fotografia aérea?
Um mapa é a projeção da Terra num plano e a fotografia vertical é a projeção em perspectiva.
Mosaico aerofotogramétrico: Conjunto de fotos de uma área, recortadas e montadas técnica e artisticamente, de forma a dar a impressão de que todo conjunto é uma única fotografia.
Mosaico foto-índice: montagem por superposição das fotografias, normalmente em escala reduzida.
Como são determinadas as coordenadas geográficas de um ponto na superfície do planeta?

Outros materiais