Buscar

questões de direito empresarial iv (08-06-2014)

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE DIREITO EMPRESARIAL IV
1) CESP – 2010 – BRB - Advogado
Se Amauri for sócio minoritário de determinada sociedade limitada, sem poderes de administração, então a decretação da falência da sociedade determina o vencimento antecipado das dívidas pessoais de Amauri, com abatimento proporcional dos juros.
(FALSO)
(VERDADEIRO)
2) CESP – 2010 – BRB - Advogado
No curso de processo falimentar, é lícito que o credor habilite, perante o administrador judicial, seu crédito derivado de relação de trabalho.
(FALSO)
(VERDADEIRO)
3) CESP – 2010 – BRB - Advogado
Na falência, os créditos com garantia real até o limite do valor do bem gravado preferem aos créditos com privilégio especial, como aqueles cujos titulares a lei confira o direito de retenção sobre a coisa dada em garantia.
(FALSO)
(VERDADEIRO)
4) Qual a natureza jurídica do processo falimentar?
R: A natureza jurídica do processo falimentar é a Execução Concursal.
5) Qual a principal intenção da mudança do modelo legal da concordata para o novo paradigma da recuperação de empresas?
R: A intenção do atual modelo, visa além do cumprimento das obrigações com os credores, a continuação da existência da empresa, que continuará, mesmo sob nova administração, a cumprir seu papel na economia, e ainda, ajudando ainda na preservação de emprego. 
6) A função social da empresa é desconsiderada quando a legislação prevê a falência como modo de encerramento das atividades empresariais?
 
7) Quem pode ser administrador em um processo de recuperação judicial?
R: Qualquer profissional idôneo pode ser constituído como um administrador judicial. No entanto o artigo 21 da Lei 11.101/2005, expressa preferência aos advogados, economistas, administradores de empresas ou contadores, ou pessoa jurídica especializada. Nesta última hipótese, a pessoa jurídica nomeada como administrador judicial deve individualizar o profissional que será responsável pela condução do processo de falência ou mesmo pelo acompanhamento do plano de recuperação judicial.
8) Qual a importância do papel do administrador como figura auxiliar do juízo?
R: A importância da função do administrador judicial como órgão necessário ao auxílio do juízo falimentar, se dá não somente na fiscalização do procedimento jurisdicional, mas também como acompanhante e executor do plano de recuperação judicial da sociedade 
em crise.
9) O que é princípio da preservação da empresa?
R: É o princípio reza que a extinção da empresa só ocorrerá quando não houver nenhuma outra forma de salva-la, mantendo ativas as suas atividades empresariais. 
10) Qual o papel da assembleia de credores?
R: Tendo como presidente o administrador, a AGC é um colegiado representativo das classes de credores participantes diretamente na recuperação judicial ou na falência, com atuação ativa dentro dos processos, podendo deliberar sobre aceites, rejeitar ou apresentar alterações no transcurso do conclave (na recuperação e na falência).
11) A sociedade empresária XYZ Computação Gráfica S.A. teve sua falência decretada. Na correspondente sentença, foi autorizada a continuação provisória das atividades da falida com o administrador judicial, fato esse que perdurou por um período de 10 (dez) meses. 
Como são juridicamente qualificados os titulares dos créditos trabalhistas relativos a serviços prestados durante esse interregno posterior à decretação da falência? 
(A) Credores concursais. 
(B) Credores concorrentes prioritários. 
(C) Credores reivindicantes. 
(D) Credores extraconcursais.

Continue navegando