Buscar

Termômetro Bimetálico

Prévia do material em texto

Termômetro Bimetálico
Termômetro Bimetálico
A operação deste tipo de termômetro se baseia no fenômeno da dilatação linear dos metais com a temperatura. Na prática a lâmina bimetálica é enrolada em forma de espiral ou hélice, o que aumenta mais ainda a sensibilidade do sistema. O termômetro mais usado é o de lâmina bimetálica helicoidal. E consiste de um tubo bom condutor de calor, do interior do qual é fixada um eixo que por sua vez recebe um ponteiro que se desloca sobre uma escala. Normalmente o eixo gira de um ângulo de 270º para uma variação de temperatura que cubra toda a faixa do termômetro.
Termômetro Bimetálico
O princípio de funcionamento é simples: Dois metais com coeficientes de dilatação térmica diferentes são soldados formando uma única haste. À uma determinada temperatura, a haste dos dois metais está numa posição; quando a temperatura varia, a haste modifica a sua posição produzindo uma força ou um movimento.
Termômetro Bimetálico
Utilização
Estes termômetros têm aplicação similar às dos termômetros de vidro, porém, por serem resistentes, admitem condições de trabalho mais pesados. Atualmente é o indicador de temperatura local mais utilizado na área industrial.
Vantagens:
Baixo preço;
Simplicidade de manuseio;
Alta resistência;
Alta gama global: -30 á 500ºC.
Desvantagens:
Tempo de resposta grande;
Pouco precisos;
Termômetro Bimetálico
Referencias
http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/manutencao/Grupo_10.pdf
http://eng.powsys.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=76:termometros-bimetalicos&catid=52:ii&Itemid=68
https://www.youtube.com/watch?v=G6L_iCzkQyg

Continue navegando