Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201203040475)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O suicidio é um ato que ocorre no mundo todo e no BRasil já é considerado um´problema de saúde pública.Assim algusn fatores interferem para a prática deste ato entre eles:
		
	
	Praticar atividade física
	
	Morar nas cidades grandes
	 
	perda do estatus sócio - econômico
	
	Amizades
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201202512478)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O desafio ético é considerar a questão da dignidade no adeus á vida, para além da dimensão fisico- biológica e para além do contexto médico hospitalar, ampliando o horizonte e integrando a dimensão sócio relacional. Neste sentido a ortotanasia é definida como sendo: Marque a alternativa correta.
		
	
	Morte lenta e com muito sofrimento. Adiamento da morte do doente, tornando-a um processo lento; prolongamento da vida quando não há mais esperança. Refere-se ao paciente que na iminência de uma morte inevitável, recebe ações que prolonguem a sua vida.
	
	Quando a morte é provocada contra a vontade do paciente.
	
	Ação que abrevia a vida da pessoa por uso planejado de terapia por drogas que apresentem caráter letal ou desligando ventiladores mecânicos.
	 
	Morte ao seu tempo. Morte digna, sem abreviações desnecessárias e sem sofrimentos adicionais; morte no tempo certo, natural e humana. A pessoa recebe cuidados de forma digna, humana e respeitosa, é assistida de maneira mais natural possível na sua morte.
	
	Quando a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201203431248)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com alguns autores existe uma divisão didática da morte : a morte aparente, a morte relativa e a morte absoluta. 1. Morte aparente: parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte. Era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado. 2- Morte relativa: parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). 3. Morte absoluta: desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo). 4. Morte relativa: parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte; era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado e raramente acontece a catalepsia. 5. Morte aparente: parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). Quais as alternativas estão corretas?
		
	 
	Somente 1, 2 e 3.
	
	Somente 1, 3 e 5.
	
	Somente 2, 3 e 4.
	
	Somente 1, 2 e 5.
	
	Nenhuma das opções
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201203245412)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também, cair não prejudica demais A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!... O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, Sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, E ainda mais alegre no meio da tristeza... ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. De acordo com o fragmento do poema acima, de Guimarães Rosa, a vida é:
		
	
	Um caminhar de percalços e dificuldades insuperáveis.
	
	Uma queda que provoca tristeza e inquietude prolongada.
	
	Uma prova de coragem alimentada pela tristeza.
	
	Um caminho incerto, obscuro e desanimador.
	 
	Um ir e vir de altos e baixos que requer alegria perene e coragem.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201202557592)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os aspectos psicológicos da morte e do morrer, está a construção da identidade que não se caracteriza por:
		
	
	Lidar com a morte e com a noção do limite, de plenitude, de imortalidade.
	 
	Percepção de si no contexto social, não há necessidade de percepção do outro.
	
	Perceber-se inserido em uma cultura.
	
	Angústia com a certeza da finitude e a busca de defender-se desse mal-estar projetando ideias de imortalidade: através de sua descendência, de suas obras, de grandes feitos.
	
	Ter percepção de limite como fator estruturante da identidade, e a noção máxima desse limite é o da própria vida.