Buscar

LIMITES DE VALIDADE DA NORMA JURÍDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIMITES DE VALIDADE DA NORMA JURÍDICA
Validade da norma Formal (observância do processo legislativo) social (observância da eficácia, se ela surte efeitos na sociedade) ética (observância dos princípios, se os valores inerentes a norma estão realmente sendo protegidos por ela).
Início da existência da norma vigência.
Normas de efeito imediato entra em vigência na data de sua publicação.
Norma de efeito diferido existe um prazo entre a publicação e a vigência.
Término da validade da norma revogação.
Revogação ab-rogação (supressão total da norma) e derrogação (supressão parcial da norma) revogação expressa (a nova lei indica por escrito quais partes da anterior perderá a vigência) e revogação tácita (a lei anterior é revogada por incompatibilidade com a nova lei).
LINDB Corpo de regras que disciplina a aplicação e a interpretação de normas jurídicas.
Vacância É o prazo entre a publicação e a vigência finalidade de permitir que a sociedade conheça e se adapte à nova lei. 45 dias se o legislador não determinar 03 meses no exterior.
Republicação e correção LINDB Art. 1º § 3o  Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo deste artigo e dos parágrafos anteriores começará a correr da nova publicação. § 4o  As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova. 
Repristinação LINDB Art. 2º § 3o  Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.

Continue navegando