Buscar

CASO AÇO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO AÇO
VER
Antes do lançamento da linha “Corte Laser” o produto se encontrava no ciclo de vida – declínio do produto. Devido às estratégias de Marketing dos concorrentes serem mais eficientes. Características do produto: inovador, diferenciado, poder de corte mais eficiente do queas facas existentes no mercado, alta tecnologia. Benefícios do produto: sistemas de laser único que as torna mais resistentes, modernas e flexíveis.
O consumidor estava pouco preocupado com conceitos de qualidade na aquisição de facas e não tinha sequer condições de avaliar os produtos disponíveis no mercado quanto às suas qualidades intrínsecas.
A marca Aço S.A. é Nominal individual e apesar de ser líder no mercado presando pela qualidade superior de seus produtos vinha perdendo mercado, onde o conceito de marca não estava sendo tão eficaz apesar de sua qualidade superior o que o consumidor estava buscando era acessibilidade de preço, devido ao fato de este ser o ponto fraco do Aço S.A. a empresa encontrou-se obrigada a mudar sua estratégia e redefinir seu produto e consequentemente revisar sua visão diante o custo beneficio esperado pelo consumidor.
A) Sim, pois a Aço S.A. fez uma inovação no seu produto sem sair do foco do seu segmento, cutelaria. O Corte Laser tornou-se uma designação genérica e cotidiana para o sistema de fio micro-serilhado, ao mesmo tempo em que um pioneirismo e uma exclusividade da Aço S.A. cutelaria”. É ´profunda porque decidiu-se pelo desenvolvimento de uma linha que constasse de seis versões básicas para diferentes tipos de uso. A linha foi constituída de facas para: pão, carne, cozinha, universal, churrasco, frutas e legumes”.
B) Várias hipóteses foram levantada pela empresa para melhorar a qualidade dos seus produtos e satisfazer as necessidades dos seus clientes. Concluiu-se que o que melhor respondia as necessidades do mercado era a “feature” micro-serilhadas, já existentes no mercado europeu de facas. A aço S. A desenvolveu protótipos, fez testes e chegou à nova linha de facas Europa, cujo poder de corte era muito mais eficiente do que as existentes no mercado, detectou-se que o fio era mais resistente, o que satisfaz as necessidades de qualidade dos consumidores.
Quanto à do produto, foi definida uma boa estratégia, pois as facas com bainha protetora indicam certo status de estar utilizando um produto conceituado no mercado e de boa qualidade e, também, a exposição de seus produtos em displays exclusivos da marca facilitam a identificação do produto com mais facilidade.
O estágio de vida poder ser classificado em declínio.
A concorrência baseava-se apenas no preço e a que tinha o menor preço acabava vendendo mais, pois o consumidor alegava que como todas as facas possuíam a mesma função eles deveriam comprar ade menor preço.

Outros materiais