Buscar

AP2 2009.1

Prévia do material em texto

AP2 Período - 1º sem/2009
Questão 1 (1,5 pontos): Enuncie quais são as ações que as empresas globais têm procurado adotar para que possam implementar estratégias de logística global:
R: De um modo geral, as empresas globais têm procurado implementar estratégias de logística global a partir das seguintes ações: fábricas focalizadas; estoques centralizados; e o adiamento e localização.
	
Questão 2 (1,5 pontos): O que vem a ser a conduta de centralização de estoques e quais são as razões de sua implementação?
R: A conduta de centralização de estoques é uma estratégia empregada pelas empresas com negócios globais é. Este procedimento é adotado porque, atualmente, existem diversos aspectos motivadores que levam a uma crescente busca pela integração das operações de produção e logística, no âmbito da cadeia de suprimentos. São eles:
- Necessidade de reduzir os níveis de estoque, em função dos elevados custos de oportunidade de manter estoques;
- Necessidade de agilizar o atendimento ao cliente, reduzindo o prazo de entrega e aumentando a disponibilidade, já que os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes; 
- Necessidade de oferecer, para uma grande variedade de clientes, produtos desenhados exclusivamente para atendê-los.
Questão 3 (2,0 pontos): Explique o que vem a ser a ferramenta Balance Scorecard?
Resposta: O balance scorecard, ou placar balanceado, é uma metodologia baseada no equilíbrio organizacional e se fundamenta no balanceamento entre quatro diferentes perspectivas, que são:
1 – perspectiva financeira: representa como a organização é vista por acionistas ou proprietários. Ex: lucratividade, ROI, fluxo de caixa e Retorno sobre o Capital.
2 – perspectiva do cliente: representa como a organização é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor forma possível. Ex: satisfação do cliente, pontualidade na entrega, participação no mercado, retenção de clientes etc.
3 – perspectiva dos processos internos: estes indicadores devem evidenciar se os processos estão alinhados e se estão gerando valor. Ex: qualidade, produtividade, comunicação interna.
4 – perspectiva da inovação e aprendizagem: indicam a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para o futuro. Ex: índice de renovação de produtos, inovação.
Questão 4 (peso 2,5): Para auxiliar na identificação do perfil de risco de um negócio, é útil fazer uma auditoria nas principais fontes de risco na rede, que deverá examinar o risco potencial de rupturas no negócio a partir de cinco fontes relevantes. Diga quais são essas fontes e caracterize cada uma delas: 
Resposta: As cinco fontes relevantes são: risco no fornecimento; risco na demanda; risco no processo; risco no controle; e risco ambiental.
O risco no fornecimento decorre da vulnerabilidade do negócio a eventuais interrupções no fornecimento dos suprimentos. Este tipo de risco se eleva na medida em que a empresa passa a adquirir produtos globais, ou fica dependente de poucos fornecedores, ou ainda em face de um eventual gerenciamento inadequado da cadeia de suprimentos.
O risco na demanda é uma conseqüência da própria volatilidade da mesma, ou também de efeitos decorrentes de outros eventos que causam impactos na demanda, tais como o surgimento de produtos substitutos (que reduzem a demanda do produto da empresa) ou produtos complementares (que “puxam” a demanda).
O risco no processo decorre da capacidade de resiliência do mesmo, bem como da compreensão das fontes de variação nesses processos, dos gargalos, da capacidade adicional, ou seja, do grau que os processos evidenciam no sentido de suportar eventuais contingências. 
O risco no controle representa a probabilidade de que os próprios controles internos sejam os causadores de perturbações e distorções, de tal forma que eventuais regras de estoque de segurança, tamanho de lote de pedido ou mesmo pedidos de oportunidade, podem estar destoantes da demanda efetiva, e assim produzir graves distorções.
Por fim, o risco ambiental é representado por qualquer vulnerabilidade da cadeia de suprimentos em face de forças externas.
Questão 5 (peso 2,5): Explique quais são as principais características dos custos por modal de transporte: 
Resposta: as principais características de custo por modal são:
Ferrovia: custos fixos elevados e custos variáveis relativamente baixos;
Rodovia: custos fixos mais baixos entre os transportadores (veículo próprio) e custos variados elevados (manutenção);
Hidrovia: custos de terminais elevados; custos baixos da linha de transporte; custos variáveis e operacionais baixos. O transporte aquaviário é um dos mais baratos modais de transporte de commodities a granel em longas distâncias e volumes substanciais;
Aerovia: custos variáveis são mais afetados pela distância do que pelo tamanho da carga;
Dutovia: possui o maior percentual de custos fixos em relação ao custo total entre todos os modais. A movimentação de altos volumes permite o rateio desses altos custos fixos. Os custos variáveis são a energia e os custos relacionados à operação das estações de bombeamento.

Continue navegando