Buscar

AP2_2013.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2º sem/2013
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova D.Sc.
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): Um modelo que é bastante representativo das teorias de localização maximizadoras de resultados, é conhecido por Modelo de Weber. Esse doutrinador estabelece o conceito de fator locacional, como sendo a economia de custo que uma indústria pode obter ao escolher a localização. O objetivo de Weber é obter uma teoria que explique a escolha locacional da indústria. Para tanto, ele busca distinguir os fatores (economia de custos) que se referem a uma ou poucas indústrias daqueles que são capazes de influenciar os custos de qualquer atividade industrial. Explique o que são, segundo Weber, os fatores específicos e os fatores gerais, bem como as contribuições de cada um para o estabelecimento de um modelo de localização:
R: Ele designa por fatores específicos aqueles que apenas podem ser auferidos por um número reduzido de indústrias e por fatores gerais aqueles cujas economias de custos podem ser aproveitadas por qualquer tipo de indústria.
	Os fatores específicos são abandonados porque não contribuem para um modelo genérico. Os fatores gerais são classificados conforme a escala geográfica em que atuam. Dessa forma, são designados por fatores regionais aqueles capazes de explicar a escolha geográfica entre regiões, e por fatores aglomerativos e desaglomerativos aqueles que explicam, respectivamente, a concentração e a dispersão da indústria em certas regiões. Como fatores gerais regionais, Weber identifica o transporte e a mão-de-obra. (AULA 16)
Questão 2 (2,0 pontos): Uma cadeia de suprimentos deve ser projetada para compensar a falta de informação. A primeira grande questão relativa à estratégia logística diz respeito à escolha entre o controle centralizado e o controle descentralizado. 	Em um sistema do tipo centralizado, a tomada de decisão é realizada em um local central para a cadeia inteira. O objetivo consiste em minimizar o custo total do sistema, satisfazendo algumas exigências de nível de serviço. Isto ocorre tanto quando a rede logística pertence a uma única organização, ou mesmo quando estão incluídas muitas organizações diferentes. Um controle centralizado conduz a uma otimização global. Explique em qual situação não é possível adotar uma estratégia de centralização e diga qual a condição fundamental para adoção dessa estratégia: 
	
R: Em um sistema logístico no qual cada instalação apenas pode acessar as suas próprias informações, não é possível adotar uma estratégia de centralização. Apenas com o emprego de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) é que as instalações de um sistema centralizado podem ter acesso à mesma base de dados. (AULA 17)
	
Questão 3 (2,0 pontos): Com relação ao emprego das TIC nas Cadeias de Suprimentos, explique o que vem a ser o conceito de ponto único de contato:
	
R: Com relação ao emprego das TIC, atualmente existe o conceito de ponto-único-de-contato para toda a informação disponível. Tal conceito significa que a informação possa ser acessada imediatamente, e seja a mesma, independentemente de qual seja a forma de consulta utilizada (fax, Internet, telefone, quiosque no shopping etc.) ou de quem esteja realizando a consulta. Tal exigência ainda é difícil de ser atendida, em razão do fato de que, para atender uma consulta específica de um determinado cliente, a informação requerida pode estar localizada dentro de uma empresa apenas, e, em determinados casos, dentro de várias empresas. (AULA 17) 
Questão 4 (2,0 pontos): Uma empresa deve ser capaz de atingir um equilíbrio entre os custos de implantação de um novo depósito, com os benefícios em termos de serviços incorporados e de redução de custos devido à maior proximidade como seus clientes. Diga qual o princípio básico que se relaciona com a abertura de um novo depósito e explique do que depende tal procedimento:
	
R: Um princípio básico que se relaciona com a abertura de um novo depósito é a consolidação do transporte. Tal procedimento vai depender da tendência do comportamento dos pedidos. Por exemplo, caso os pedidos se caracterizem por ser pequenos ou fracionados num determinado mercado, o potencial para a consolidação pode justificar a abertura de um novo armazém naquela região. (AULA 20)
Questão 5 (2,0 pontos): Explique como se verifica a relação, para efeito de tomada de decisão no planejamento da Cadeia de Suprimentos, entre o custo total dos transportes e a abertura de um novo armazém:
	
R: Em regra, a relação geral entre o custo total de transporte (suprimento e distribuição) e a abertura de um novo armazém para a consolidação é favorável à essa última, pois o custo total de transportes cai à medida que novos depósitos são adicionados à Rede Logística. A redução de custo é resultante dos carregamentos consolidados até o depósito, por ocasião do suprimento, ao mesmo tempo em ocorrem pequenos carregamentos despachados a curtas distâncias até os clientes finais. Por sua vez, se o número de depósitos aumenta muito, os ganhos decorrentes da consolidação nas entregas até o depósito tende a diminuir, porque os volumes transportados nessas múltiplas consolidações tendem a reduzir-se, em virtude da pulverização dos carregamentos. (AULA 20)

Outros materiais

Outros materiais