Buscar

REVISÃO PARASITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO PARASITO:
 
PARASITO
 
Os parasitas são seres vivos que retiram de outros organismos os recursos necessários para a sua sobrevivência. 
 
Informações sobre os parasitas (características principais)
 
Eles são considerados agressores, pois prejudicam o organismo hospedeiro através do parasitismo.
 
O parasita pode viver muitos anos em seu hospedeiro sem lhe causar grandes malefícios, ou seja, sem prejudicar suas funções vitais. 
 
Entretanto, alguns deles podem até levar o organismo à morte, neste caso, porém, o parasita sucumbirá junto com seu hospedeiro, uma vez que, era através dele, que ele se beneficiava unilateralmente.
 
Dentre as diferentes espécies de parasitas, existem os parasitas facultativos, que são assim chamados por não necessitarem unicamente de um hospedeiro para sobreviver. 
 
Esta espécie é capaz de sobreviver tanto dentro (na forma parasita) quanto fora (vida livre) de outro organismo vivo. É o caso das larvas de moscas que podem desenvolver-se tanto em feridas necrosadas (como parasitas) ou em matéria orgânica em estado de decomposição (como larvas de vida livre).
 
O parasita é capaz de se reproduzir disseminando seus ovos, e estes, costumam infectar outros hospedeiros, dos quais eles retirarão seus meios de sobrevivência através do parasitismo.
PROTOZOÁRIOS
Os protozoários são organismos unicelulares, eucarióticos e que apresentam nutrição heterotrófica.Apesar de ser um termo bastante usado, não apresenta nenhum valor taxonômico, sendo considerado, portanto, um agrupamento artificial.
Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies quevivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas.
Entre as doenças humanas causadas por protozoários, podemos citar aamebíase, tricomoníase, toxoplasmose, leishmaniose (visceral e tegumentar),doença de Chagas e malária.
Os protozoários apresentam reprodução assexuada com divisão binária, mas há algumas espécies que apresentam reprodução sexuada. Nesse último caso, observa-se a fusão desses organismos, a formação de zigoto e uma posterior divisão. Esse processo garante a recombinação genética. Outra forma de recombinação é a conjugação, que é considerada por alguns autores como um tipo de reprodução sexuada. Outros protozoários são capazes de produzir esporos que se espalham pelo ambiente.
→ Classificação dos seres vivos
Um tipo bastante comum de classificação dos protozoários usa como critério o modo de locomoção desses seres no meio aquático. De acordo com esse sistema, existem protozoários ciliados, flagelados, rizópodos e esporozoários.
HELMINTOS
Helmintos ou vermes são animais metazoários muitos dos quais parasitos que vivem em várias partes do corpo humano. Os helmintos podem-se classificar em três grandes grupos: nematódios, ou vermes cilíndricos; cestóides, ou vermes chatos; e trematódeos, providos de ventosas. Os helmintos podem multiplicar-se dentro ou fora do corpo do hospedeiro. Isso depende do ciclo vital específico de cada parasito.
São destituídos de sistema respiratório e circulatório . Nas espécies de vida livre a respiração é aeróbia, sendo que as trocas são feitas por difusão através do epitélio permeável. Já nos parasitas a respiração é anaeróbia. Pela ausência do sistema circulatório, as ramificações do sistema digestivo auxiliam a distribuição do alimento.
Geralmente são hermafroditas (podendo ou não fazer a autofecundação) monóicos sendo que alguns se reproduzem por partenogênese. Nos tuberlários e trematódeos monogenéticos, o desenvolvimento é direto. Já nos digenéticos e cestóides é indireto. Os platelmintos de menor porte podem se dividir por fissão(também chamada de bipartição).
PLATELMINTOS----
São vermes achatados dorsoventralmente, tipo folha, devido à ausência de sistema respiratório/circulatório. Apresentam simetria bilateral. Têm como habitat ambientes muito úmidos, a água doce e o mar. Também parasitam alguns animais.
O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto.
Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há a cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.
Esses vermes são triblásticos acelomados. Como conseqüência disso, não formam completamente alguns sistemas (respiratório, digestório). Outra conseqüência é a sua forma achatada. Suas células têm que ficar próximas ao meio externo (para respirar) e próximas ao intestino (para obter nutrientes). (Fonte:
NEMATELMINTOS -----
Estes animais podem ser de vida livre (habitam o solo, o mar ou a água doce) ou parasitária (parasitas de plantas ou animais, inclusive o homem).
Eles possuem simetria bilateral e são o primeiro grupo de animais a apresentarem uma cavidade digestiva parcialmente revestida por mesoderme, e por isso são classificados como pseudocelomados.
O corpo destes vermes é revestido externamente pela epiderme, recoberta por uma cutícula protéica. Abaixo da epiderme, há uma camada muscular, cujas fibrilas estão orientadas no sentido longitudinal o que faz com que seus movimentos se resumam a flexões do corpo.
Uma das características mais marcantes dos nematelmitos para os seres humanos é que eles são vermes causadores de uma série de doenças.
ANELÍDEOS -------
Os anelídeos são animais triploblásticos, ou seja, em seu desenvolvimento embrionário, formam-se três folhetos embrionários, que dão origem a todas as partes do seu corpo. São celomados (possuem uma cavidade corporal delimitada pelo mesoderma). Pelo celoma, circulam líquidos que facilitam a distribuição de materiais entre as várias partes do corpo. Na cavidade celomática, ficam alojados os órgãos do animal.
Em toda a extensão do corpo, a maioria dos anelídeos apresenta cerdas, expansões de quitina que se projetam externamente à cutícula. Elas comportam-se como apêndices de locomoção ou de fixação ao substrato sobre o qual o animal se encontra apoiado.
Ocorrem na água doce, salgada e solo úmido; podendo ser de vida livre, habitando galerias ou tubos. Os anelídeos de vida livre são encontrados no solo, na água doce ou em ambientes marinhos. Algumas espécies marinhas são fixas, habitando no interior de tubos calcários secretados pelo próprio verme. Outros se locomovem ativamente, explorando o ambiente à procura de alimento. Também podem ser ectoparasitas de vertebrados. A epiderme é constituída por epitélio simples, cilíndrico contendo células glandulares e sensoriais. Recobrindo-a encontramos uma cutícula permeável e não quitinosa.
Logo abaixo da epiderme aparecem duas camadas de células musculares: uma externa circular e outra interna longitudinal. Os anelídeos são os primeiros animais a apresentarem celoma.
ARTRÓPODES
Os Artrópodes, características, insetos, crustáceos, aracnídeos, exemplos
Artrópodes: invertebrados com corpos articulados
 
Introdução 
 
Os Artrópodes são animais invertebrados que possuem partes do corpo articuladas e rígidas. Encontramos na natureza mais de um milhão de espécies de artrópodes, podendo ser aquáticos ou terrestres. 
 
Características principais: 
 
- Corpo segmentado.
 
- Apêndices (membros) articulados.
 
- Presença de esqueleto externo (exoesqueleto) formado por quitina (polissacarídeo de alta resistência).
 
- Grande parte dos artrópodes possui fecundação interna.
 
- Trocam várias vezes o exoesqueto até atingirem a vida adulta.
 
Exemplos de animais artrópodes
 
- Crustáceos: camarões caranguejos, lagostas, tatu-bola-de-jardim, etc.
 
- Insetos: moscas, mosquitos, borboletas, grilos, gafanhotos, formigas, percevejos, baratas, etc.
 
- Aracnídeos: aranhas, ácaros,
carrapatos, escorpiões, opiliões, etc.
 
- Quilópodes: centopeias (lacraias) 
 
Classificação científica
 
Domínio: Eukaryota
 
Reino: Animalia
 
Subreino: Metazoa
 
Filo: Arthropoda
 
Curiosidade:
 
- Os artrópodes são o maior (quantidade) filo de animais que habita nosso planeta. Grande parte dos artrópodes são insetos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando