Buscar

Avaliando aprendizado-História e Antropologia

Prévia do material em texto

Avaliando aprendizado-História e Antropologia
1º Avaliando
	
	1a Questão (Ref.:201701944648)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1- O consumo como modo integrativo apresenta o regionalismo como um fator que cria um vínculo entre as pessoas em sociedade. Neste sentido quais os pontos que podemos considerar para fortalecer essa afirmação?
		
	
	c) O aumento de culturas como o plantio de feijão e arroz são fatores de perda de valores culturais, além da perda de identidade alimentar de um povo.
	
	b) O consumo regular de alimentos culturais fortalece e distancia o consumidor de suas características culturais.
	
	d) Os alimentos quando consumidos de forma aleatória fortalecem a cultura de um povo e possibilitam e integração da família.
	
	e) Todas as alternativas acima.
	 
	a) Consumir alimentos ou preparações que se traduzem em bens culturais como churrasco, polenta, chimarrão e açaí a valorizam os aspectos regionais e fortalecem a cultura local.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702118597)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando as características da culinária dos diferentes povos ao longo da história da humanidade, assinale a alternativa que apresenta o alimento preparado há mais de dois mil anos, na Idade Antiga pelo povo egípcio. Esta iguaria foi base alimentar, por vários séculos, em todas as classes sociais da civilização ocidental.
		
	
	c) o vinho;
	 
	d) o pão;
	
	b) a agricultura;
	
	e) o arroz.
	
	a) o peixe;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702416844)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Todas as pessoas já nascem em uma dada cultura que já estabeleceu uma hierarquia alimentar, com critérios e parâmetros alimentares conforme, entre outros fatores, o que é chamado ¿gosto¿, onde a sensação gustativa traz uma ¿dupla conotação. Acerca desse tema, analise as afirmações a seguir: I. O gosto, como uma percepção, relaciona-se a uma base biológica (conjunto olfativo-gustativo), mas também se relaciona a uma cultura. II. O gosto, relaciona-se aos mimos da mãe e das avós com as crianças. III. A alimentação envolve emoção, trabalha com a memória e com sentimentos. IV. As preferencias alimentares são impostas quando estamos na adolescência e lá escolhemos os alimentos preferidos. É correto o que se afirma em:
		
	 
	I e III, apenas
	
	I, II, III e IV
	 
	I, III e IV, apenas
	
	I e II, apenas
	
	II e III, apenas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702094179)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	5. Analise o texto abaixo. Em seguida julgue as sentenças e marque a melhor alternativa: A partir da segunda metade do século XVIII, a Revolução Industrial transformou as relações, ao implantar um processo contínuo de produção em massa, que potencializou a capacidade de transformação da natureza, através de máquinas movidas a vapor, tornando acessível aos consumidores uma quantidade cada vez maior de produtos. Mas, para que uma nova cultura seja implantada, suprimindo os hábitos anteriores, derrubando convenções construídas historicamente, é preciso alterar a forma de lidar com o tempo, tarefa imposta pelo novo mundo do trabalho, para em seguida oferecer soluções, alimentos pré-cozidos, congelados, enlatados, pré-temperados, alimentos com empacotamento a vácuo, e reduzir o período gasto com as tarefas de preparo da alimentação. (Fonte: Breve História da Alimentação Contemporânea - Fernando Lyra Reis, 2012) I. Antigamente os rituais alimentares imprimiam o ritmo do trabalho. Hoje a alimentação está cada vez mais submetida às imposições da vida familiar. II. Os horários das refeições foram fragmentados, onde diferentes membros das famílias escolhem pratos diferentes para consumir em horários diferentes. (...) comem ao mesmo tempo em que fazem outras coisas, desviando seus olhares das outras pessoas. III. Os efeitos sociabilizantes do comer em grupo ajudam a nos humanizar. IV.O consumidor num fast-food come elementos de um modo de vida - moderno, americano, mais do que alimentos. Como nunca antes, os fast foods apostaram na força das imagens visuais: foram os primeiros restaurantes a anunciarem em publicidade e estão entre os maiores anunciantes. Estão corretas:
		
	
	I, II, III
	
	II, III
	
	I, III, IV
	
	Todas
	 
	II, III, IV
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702222723)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	01) A alimentação é essencial ao homem desde o nascimento e em todos os ciclos da vida humana. A mesma torna-se cada vez mais importante nos dias de hoje, já que complementa uma parte importante da nossa sobrevivência. Sobre a história da alimentação, responda: I ¿ A primeira sobremesa foi o mel de abelha. II ¿ A abundância de cereais (trigo, aveia) iniciou o processo de desenvolvimento agrícola. III ¿ A planta cultivada mais antiga foi o milho. IV - Cereais como milho, trigo, arroz e cevada foram os primeiros grãos cultivados por povos antigos. V - O consumo do açúcar difundiu-se na alimentação popular a partir da Idade Média. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I, II e IV
	
	I e II
	
	Apenas a IV
	
	II e IV
	
	Apenas a I
	
	
	
	
2º Avaliando
	
	
	1a Questão (Ref.:201701422594)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O determinismo biológico consiste em:
		
	 
	A crença de que as diferenças existentes entre os homens é função de sua biologia.
	
	A crença de que as diferenças existentes entre os homens é função de sua cultura.
	
	A crença de que as diferenças existentes entre os homens é função de sua ideologia.
	
	A crença de que as diferenças existentes entre os homens é função do seu ambiente.
	
	A crença de que as diferenças existentes entre os homens é função de sua alimentação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702249597)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tabu ou crença alimentar pode representar um importante fator influente no estado nutricional e de saúde dos indivíduos. Sobre esse assunto, marque a alternativa INCORRETA.
		
	 
	O termo profano trata-se daquilo que se reveste de potência, força e poder, tendo que ser respeitado;
	
	Na religião os termos sagrados e profanos representam duas realidades separadas;
	
	O termo sagrado é atribuído à experiência ou a algo que traz em si uma força ou significado que foge ao mundo da razão;
	
	O termo profano se relaciona aquilo que está fora do sagrado, fora do templo, do espaço sacro ou diante dele;
	
	O sagrado é o organizador do caos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701382990)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos. (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir.
I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano.
II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas.
III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos.
IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	 
	I e IV
	
	II e III
	
	I e II
	
	II, III e IV
	
	I, III e IV
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701387371)Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conforme os antropólogos Geertz e Schneider, todos os homens são aptos para receber um programa, e a este programa chamamos "cultura". Conforme a afirmativa ,estamos nos referindo a que tipo de teoria moderna de cultura?
		
	
	Cultura do sistema perceptivo
	 
	Cultura como sistema simbólico
	
	Cultura do etnocentrismo
	
	Cultura do sistema cognitivo
	
	Cultura como sistema estrutural
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702222692)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O nosso comportamento alimentar é influenciado decididamente por nossas crenças, pelos mitos e tabus relacionados a diversos alimentos. A falta de informação sobre os alimentos e alguns mitos existentes, assim como algumas filosofias e doutrinas alimentares levam os indivíduos em algumas situações a alimentarem-se de forma não apropriada, deixando de ingerir certos alimentos essenciais ao nosso organismo, causando desnutrição e carências nutricionais. De acordo com o material sobre Crenças, Mitos e Tabus responda: I - O comportamento alimentar é determinado por questões, exclusivamente, econômicas. II - A alimentação de muitas pessoas é influenciada por mitos transmitidos por pais e avós. III - O tabu está relacionado ao que é proibido e impuro. IV - Tabus existentes em uma cultura necessariamente existem em outras. V - Muitas pessoas alimentam-sede forma inapropriada devido a tabus, superstições e crenças. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, III e V
	 
	II, III e V
	
	III e V
	
	I e II
	
	II e III

Continue navegando