Buscar

Epidemias: Causas e Consequências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Epidemias 
Epidemia é doença geralmente infecciosa, de caráter transitório, que ataca simultaneamente grande número de indivíduos em uma determinada localidade. Pode ser também surto periódico de uma doença infecciosa em dada população ou região.
Se uma doença ocorre em determinada época (mas não com frequência, ou seja, não todo ano) acometendo grande número de habitantes, chamamo-la apenas de epidemia. Por exemplo: Em um ano, várias pessoas foram acometidas pelo sarampo.... 
Os vírus, bactérias ou outros microrganismos são os responsáveis por provocar as epidemias. Eles se propagam através do ar, da saliva, da água, do sangue ou por meio de animais denominados hospedeiros.
Diversas epidemias já ocorreram ao longo dos séculos, entre elas, a peste bubônica ou peste negra, que assolou a Europa e a Ásia, entre os anos de 1333 a 1351, e provocou milhões de mortes. A Varíola matou milhões de pessoas entre os anos de 1896 a 1980.
São doenças transmitidas por vetores, por exemplo, estão muito ligadas a mudanças climáticas. Os mosquitos – um exemplo de vetor – são favorecidos em climas quentes e úmidos. Outro exemplo de fator que determina o surgimento de epidemias são as condições sanitárias, que podem ampliar o risco de transmissão de doenças. A cólera, por exemplo, pode ser transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados, o que pode ser agravado pela falta de saneamento.
Varíola 
 A transmissão da varíola se dá pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram em contato com a saliva ou secreções destes indivíduos é transmitida por um vírus (Orthopoxvirus). Matou milhões de pessoas no século xx.  Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe e depois surgiam as pústulas.
 
Peste Bubônica (peste negra)
A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos-pretos ou outros roedores.
A bactéria afeta o sistema linfático e causa a aparição de bolhas, a degeneração dessas bolhas abrem feridas altamente contagiosas e causam a necrose do tecido.
Gripe espanhola
A gripe espanhola foi uma doença provocada por uma mutação do vírus da gripe que levou à morte de mais de 50 milhões de pessoas, afetando toda a população mundial entre os anos de 1917 e 1918, durante a primeira guerra mundial. 
Era facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio do contato, tosse e ar, a doença é fatal na maior parte dos casos
Sarampo 
Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.
Entre três a cinco dias depois do início dos sintomas aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente tem início na face e daí se espalha para o resto do corpo, transmite-se facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infetada.
A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença. Atualmente, cerca de 85% das crianças em todo o mundo são vacinadas. A vacinação diminuiu em 75% o número de mortes por sarampo.
Cólera
A cólera é uma infecção intestinal causada pela Vibrio cholerae, bactéria que costuma viver na água. Seus principais sintomas são diarreia e vômitos que podem levar à desidratação.
Em áreas onde não há saneamento básico e a coleta de lixo é feita de maneira inadequada ou escassa. Nesses locais, é comum que haja contato dos dejetos com a água usada para abastecer as casas e ser consumida como bebida.

Outros materiais