Buscar

MICROSCÓPIO ÓPTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MICROSCÓPIO ÓPTICO0,4
	O microscópio óptico é um instrumento que utiliza um sistema de lentes associadas com uma fonte de luz, usado para ampliar e estudar estruturas pequenas e impossíveis(invisível) de serem vistas a olho nu. E fornece imagens que podem ser ampliadas até mil vezes ou mais dependendo do aparelho. Acreditam que o primeiro Microscópio tenha sido inventado por volta de 1600 por Zacharias Janssen, Galileo Galilei, entre outros. A popularização deste instrumento, no entanto, é atribuída a Anton van Leeuwenhoek.
	Por quase 200 anos, uma microscopia óptica permaneceu um instrumento exótico, disponível apenas para o menor tempo rico??????
. Foi apenas no século XIX que ela começou a serpublicada com a finalidade de visualizar células. Trêsfatoressãonecessáriospara visualizarcélulasem um microscópio óptico. Primeiro, uma luz brilhante deve ser focalizada sobre o produto por lentes sem?
condensador. Segundo, o espécime deve ser preparado para permitir que a luz passe através dele. Terceiro, um conjunto apropriado de lentes (objetivas e oculares) deve ser arranjado para focalizar uma imagem do espécime no olho.
	Os microscópios são compostos por Lentes oculares - contêm duas lentes oculares, que ampliam a imagem formada pelas objetivas, ajustando possíveis deficiências ópticas. Sua capacidade de aumento gira em torno de 10x a 15x, braço - fixo à base, serve de suporte às lentes e à platina , base ou pé - apoio a todos os componentes do microscópio, fonte luminosa - Nos microscópios modernos é uma lâmpada, mas em microscópios mais antigos era um espelho que refletia a luz, diafragma - regula a quantidade de luz que atinge o campo de visão do microscópio, através de uma abertura que abre oufecha em diâmetro , condensador - controla o foco e posicionamento da luz sobre a amostra analisada, platina - plataforma plana que tem como função suportar o material ou lâmina que está em observação. Possui uma passagem de vidrosem vidro! É um "buraco" na platina, por onde a luz passa. se tiver vidro vai ocorrer desvios da luz, prejudicando o foco.
por onde os raios de luzatravessam, pinça – fixar alâmina, charriot -peça que permite movimentar a lâmina sobre a platina. Não aparece na figura pois geralmente localiza-se na lateral direita, macrométrico - permite a movimentação da platina para cima e para baixo, favorecendo omelhor ajuste de foco , micrométrico - Parafuso que permite regular a altura da platina. Permite um ajuste fino do foco, objetivas - Geralmente três ou quatro, são lentes de maior poder de ampliação, revólver - utensílio giratório que acopla as lentes objetivas, modificando o aumento de acordo com o giro, e canhão - .A intensidade da luz pode ser regulada diretamente através do reóstato que atua na própria fonte luminosa ou indiretamente através do condensador e do diafragma: a intensidade aumenta de sesubir o condensador e abrir o diafragma e diminui sedescer o condensador e fechar o diafragma. A ampliação,número de vezes que a imagem é aumentada em relação ao objeto real,éa função conjunta do poder de ampliaçãoda objetiva edaocular utilizadas.A ampliação total é o produto da ampliação da objetiva multiplicado pela ampliação da ocular, por exemplo, ampliação da ocular 10x, ampliação da objectiva 20x, ampliação de 10 x 20 = 200x, 40x, ampliação de 10 x 40 = 400x e 100x, ampliação de 10 x 100 = 1000 sendo obrigatório o uso do óleo de imersão, pois o poder do aparelho depende da abertura numérica e do comprimento de onda de luz, isso porque o índice de refração do óleo é semelhante com o do vidro,oque faz com que o feixe de luz não seja tão desviado para fora da objetiva melhorando a imagem.
	
Referências: Fundamentos-Da-Biologia-Celular-3ª-Edicao-Bruce-Alberts, Texto de apoio (microscópio otico texto.pdf)

Outros materiais