Buscar

Teste de conhecimento

Prévia do material em texto

Disciplina: GST1675 - COMUN. NAS EMPRESAS  
	Período Acad.: 2018.1 - F (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
1)
		A frase "tem gente que, quando perde, fica num estado..." tem um valor temporal. Assinale a alternativa que fez modificações na frase alterando seu sentido para condicional. 
	
	
	
	
	tem gente que, logo que perde, fica num estado...
	
	
	tem gente que, assim que perde, fica num estado...
	
	
	tem gente que, porque perde, fica num estado... 
	
	
	tem gente que, não obstante perca, fica num estado...
	
	
	tem gente que, se perder, fica num estado...
		2) Vejamos o texto sobre comunicação interna: 
"Algumas das ferrramentas mais comuns da comunicação interna são reuniões, conferências, entrevistas, apresentações ou itens de mídia impressa como: brochura, entrevistas, apresentações ou itens de mídia impressa como: brochuras, newsletters, memoriais ou cartas comerciais. É utilizada para anunciar algo, tomar decisões e partilhar informações, visões e opiniões gerais com toda a organização. A comunicação interna é uma grande maneira de propiciar um bom ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que auxilia a aumentar a produtividade dos funcionários."   (http://www.marketingdeconteudo.com.br/comunicacao-corporativa/o-que-e-comunicacao-corporativa/, acesso em 9 jun. 2015)
Dentro dos parâmetros propostos à boa comunicação interna, no ambiente corporativo, devemos primar pela coesão textual. Compreender e diferenciar os aspectos de coesão e coerência textuais para a construção da intertextualidade é a proposta do texto. No aspecto da COESÃO TEXTUAL, estão corretas as seguintes proposições:
I - A coesão textual supera a gramática e o uso correto das palavras. Ela transborda na escolha dos vocábulos e na abrangência de significados da qual é capaz o meu leitor.
II - Os conectivos ou conjunções são os mecanismos de coesão pelos quais podemos evitar os erros que prejudicam a construção do texto. 
III - São três os princípios básicos para uma boa coesão textual: a não contradição, a não tautologia e a relevância.
IV - A referência, a conjunção, a substituição e a coesão lexical estão entre os mecanismos de coesão.
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
	III e IV
	
	
	I e III
	
	
	II e IV
	
	
	II e III
	
	
	I e II
		3) Para Beaugrande e Dressler (1997, p. 36), _________ consiste na conexão através de relações gramaticais dos componentes da superfície do texto, isto é, todos os procedimentos usados a fim de estabelecer relações entre os elementos superficiais de um texto se incluem nesse conceito. BEAUGRANDE, R. de & DRESSLER, W. U. Introducción a la lingüística del texto. Barcelona: Ariel, 1997. 
	
	
	
	
	Ambiguidade
	
	
	Parágrafo
	
	
	elipse
	
	
	Coerência textual
	
	
	Coesão textual
		4) Identifique a seqüência de elementos que assegura o encadeamento lógico-discursivo do texto abaixo sem alteração de sentido. ¿..... existe um componente do qual se pode extrair energia a baixo custo, esse elemento é o hidrogênio. ..... a tecnologia necessária para tanto seja conhecida, ela não é economicamente viável. ....., somas importantes são investidas em pesquisas, ..... se teme que o petróleo acabe nos próximos anos.¿ Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA. 
	
	
	
	
	( ) Como / que / assim / porém. 
	
	
	( ) Se / ainda que / assim / pois. 
	
	
	( ) Logo / ainda que / porém / então. 
	
	
	( ) Ainda que / se / sobretudo / pois. 
	
	
	( ) Assim / mesmo que / porém / logo. 
		5) Em tempo de Copa do Mundo, ouvimos as pessoas dizerem: - No Maracanã, irá rolar a bola!
Entendemos que jogos irão ocorrer no Estádio. Essa relação figurada estabelecida se justifica por meio da figura de linguagem  chamada de 
	
	
	
	
	Pleonasmo.
	
	
	Comparação.
	
	
	Metáfora.
	
	
	Metonímia.
	
	
	Personificação.
		6) Na maioria das vezes, esse tipo de coerência não chega a perturbar a interpretabilidade de um texto. É uma noção relacionada à mistura de registros linguísticos (formal x informal, por exemplo). É desejável que quem escreve ou lê se mantenha em um estilo relativamente uniforme.
"- Marcos, você fez todos os exercícios sobres as cinco primeiras aulas e está preparado para o simulado?
- Pô esses exercícios são um saco, profe!"
Com base no texto, estamos nos referindo a que tipo de coerência:
	
	
	
	
		Semântica.
	
	
		Pragmática.
	
	
		Sintática.
	
	
		Estilística.
	
	
		Fática.
		7) De acordo com o demonstrado nas aulas, a condição para uma boa interpretação (interpretabilidade) do texto é a sua contextualização, que significa um conjunto de
	
	
	
	
	conhecimentos requeridos de quem recebe a comunicação.
	
	
	circunstâncias que explicam e justificam porque algo acontece. 
	
	
	normas gramaticais bem compreendidas.
	
	
	notícias sobre vários fatos ocorridos.
	
	
	ideias imaginadas por quem escreve um texto.
	
	8) Meus pais alugaram uma casa na praia , para que a família se reunisse nas férias. A locução "para que" é um articulador sintático de: 
	
	
	
	
	causa. 
	
	
	finalidade. 
	
	
	oposição. 
	
	
	explicação. 
	
	
	condição.

Continue navegando