Buscar

FORUM GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS
Neste Fórum propomos os seguintes temas / questões para discussão ao longo do seu período de duração. Participe pelo menos de um dos temas abaixo, conforme os critérios de pertinência e interatividade utilizados:
A crescente atividade industrial e a ausência de programas eficazes de gestão ambiental fazem com que cada vez mais impactos sejam gerados sem o devido controle, proporcionando o aumento de passivos ambientais. Comente então sobre um caso real envolvendo passivos ambientais relacionados a casos de disposição incorreta de resíduos sólidos industriais.
Os acidentes ambientais com graves consequências registrados nas décadas de 1970 e 1980 resultaram em legislações ambientais mais rigorosas.  Como este fato influenciou a gestão ambiental nas indústrias?
Por definição, os riscos tecnológicos correspondem a acidentes, frequentemente súbitos e não planejados, que decorrem da atividade humana.  Mencione exemplos de riscos tecnológicosusualmente identificados nas indústrias químicas, explanando sobre a importância de seu gerenciamento.
Aluno: 
As barragens de rejeito são usadas para depositar os resíduos e a água gerados a partir do beneficiamento do minério.
Para transformar o minério de ferro em um produto rico e que atenda às exigências do mercado internacional, ele precisa, primeiramente, passar pelo processo de beneficiamento. O beneficiamento do minério consiste em separar o material valioso presente nos minerais do restante, que não tem valor comercial. Esse processo de separação geralmente requer a utilização de água e o depósito dos resíduos em barragens.
As barragens são formadas a partir de um barramento maciço que pode ser feito de solo compactado, blocos de rocha ou rejeitos. Esse barramento possui mecanismos de impermeabilização e drenagem. O material presente nas barragens é inerte, ou seja, não contém componentes tóxicos. Ele é composto, em sua maior parte, por sílica (areia) e não apresenta nenhum elemento químico danoso à saúde.
A Vale, como acionista da Samarco juntamente com a BHP, causaram o grave acidente ocorrido nas barragens de rejeitos nos municípios de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais,
Com o rompimento de barragem, da mineradora Samarco, foi  lançado 34 milhões de m³ de lama de rejeitos no meio ambiente. Seiscentos e sessenta e três quilômetros de rios e córregos foram atingidos;1.469 hectares de vegetação, comprometidos; 207 de 251 edificações acabaram soterradas apenas no distrito de Bento Rodrigues. Esses são apenas alguns números do impacto, ainda por ser calculado, do desastre, já considerado a maior catástrofe ambiental da história do país
A enxurrada de rejeitos rapidamente se espalhou pela região, deixou mais de 600 famílias desabrigadas e chegou até os córregos próximos
Em questão de horas, a lama chegou ao rio Doce, cuja bacia é a maior da região Sudeste do País -- a área total de 82.646 quilômetros quadrados é equivalente a duas vezes o Estado do Rio de Janeiro.
O aumento da turbidez da água, provocou a morte de milhares de peixes e outros animais
O fornecimento de água para os moradores de cidades abastecidas pelos rios da região, como Governador Valadares, em Minas Gerais, teve que ser temporariamente interrompido, sendo retomado dias depois, quando laudos de órgãos técnicos do governo descartaram a contaminação da água por materiais tóxicos.
A lama avançou pelo rio com grande velocidade, chegando ao Espírito Santo em menos de cinco dias, alcançando o mar em Linhares –blocos de contenção foram posicionados na foz do rio para controlar o impacto ambiental da chegada da lama ao mar.
O nível de impacto foi tão profundo e perverso, ao longo de diversos estratos ecológicos, que é impossível estimar um prazo de retorno da fauna ao local, visando o reequilíbrio das espécies na bacia.
 Professor:
Fabiano,
bela postagem com excelente pesquisa caracterizando o mais grave acidente ambiental da história brasileira. Parabéns pela qualidade e pela grande contribuição inicial ao nosso fórum. Ao  chegar na Samarco, uma grande placa informava que a empresa tem um plano de gestão ambiental e excelentes práticas sustentáveis. Como entender a distância entre planos muito bem descritos e ações ineficientes?
Prof. Márcio Vicente
Aluno:
1)    As características físicas dos resíduos podem ser associadas a vários impactos negativos no meio ambiente principalmente em áreas urbanas. O lançamento dos resíduos em encostas aumenta o risco de deslizamentos do solo destas áreas. Por sua vez, as características químicas são associadas aos impactos, como poluição ou contaminação química por substâncias perigosas presentes nos resíduos, carreadas pela infiltração de lixiviado no solo e nos aquíferos ou quando este atinge, por escoamento superficial.
      A disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos, causam uma diminuição significativa no impacto ambiental como é o exemplo do programa Minas sem Lixões. Este programa tem como objetivo apoiar os municípios no atendimento às normas de gestão adequada de resíduos sólidos urbanos definidas pelo Conselho Estadual de Política Ambiental. As mestas do programa são o fim de 80% dos lixões e a disposição adequada de 60% dos resíduos urbanos gerados.
Professor:
Diego,
muito boa participação inicial. Você poderia explicar melhor este processo de gerenciamento dos riscos ambientais relativos aos resíduos urbanos? 
Prof. Márcio Vicente
Aluno:
Boa tarde!
Sempre as atividades humanas trouxeram riscos ao ambiente, estão interligadas as atividades e os riscos, com o decorrer do tempo e crescimento da população,aumento das tecnologias os riscos se tornaram maiores. De modo que o homem evolui e atingiu a era industrial novos riscos surgiram. Então, conhecer os riscos, a fim de controla-los e preveni-los antecipando e reconhecendo os risco das atividades do homem.
Exemplificando esses eventos acidentais que pode ou não envolver substâncias perigosas temos o derramamento de petróleo no mar que alem de poluir prejudica os animais e traz inúmeros riscos a saúde dos seres vivos. Outro exemplo seria o desastre de Chernobil onde foi lançado muita quantidade de agentes radiológicos(substâncias radioativas) envolvendo milhares de trabalhadores e devido a demora em seu desaparecimento os sintomas prejudiciais a saúde e contagio é em grande escala. 
Professor:
Roseane,
boa postagem e considerações. Você entende que as ferramentas de gerenciamento de riscos estão sendo eficientes no contexto da minimização dos mesmos? A falha humana, seja na concepção do projeto ou na sua execução, podem ser identificadas em sua origem para que os eventos não se repitam?
Prof. Márcio Vicente

Continue navegando