Buscar

Questões para discussão gestão de empresas familiares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões para discussão – Ceratti 
1. Estatísticas mundiais apontam que somente 60% dos empreendimentos familiares conseguem atingir a 2ª geração e, destes, somente 30% atingem a 3ª geração. Os grandes vilões responsáveis por essa estatística – em geral – não são falhas gerenciais ou de perspectiva de mercado, mas os conflitos familiares que afetam diretamente os negócios. A Ceratti contrariou a estatística. Por quê?
Resposta: A adoção de práticas de governança corporativa por parte da Ceratti foi o principal diferencial para que a empresa contrariasse as estatísticas citadas. A partir do estabelecimento de parâmetros para que um membro da família possa assumir o controle do negócio, fica claro que a visão da companhia é a de perpetuação no mercado em detrimento dos interesses pessoais, o que permite que a empresa continue a crescer independente da figura que a dirija, pois está sempre terá o preparo suficiente para conduzir o negócio. 
2. A Empresa Familiar é tão, ou mais, apta a enfrentar desafios de mercado desde que seus controladores mantenham – na operação do negócio – os valores familiares. Quais valores a Ceratti demonstra ter conseguido passar, de geração para geração?
Resposta: O principal valor passado pela Ceratti a cada geração é o compromisso com a satisfação do cliente através da qualidade dos produtos. Ao longo dos anos as operações da companhia foram crescendo, mas sem perder a qualidade que a caracterizou como grande fabricante de embutidos. 
3. No caso Ceratti, os conflitos familiares contribuíram ou prejudicaram o bom encaminhamento dos negócios da família? Justifique
Resposta: Os conflitos familiares enfrentados pela Ceratti contribuíram significativamente para o desenvolvimento futuro da empresa, pois estes propiciaram a construção da alteração dos termos societários o que permitiu a aposentadoria do fundador da empresa e a adoção de práticas de governança corporativa o que permite que os problemas familiares não devem interferir nas decisões da empresa.
	Por conta de experiências negativas no passado, como morte de herdeiros e disputas por patrimônio, a empresa adotou uma postura de prevenção de eventuais conflitos e, para tanto, formulou um acordo de acionistas que estabelece regras para a entrada dos herdeiros na gestão. Mário Ceratti foi o último herdeiro a assumir mandatória a hereditariamente a gestão. 
	Atualmente trabalham juntas na empresa a terceira e a quarta geração. A candidata natural à sucessão é a sobrinha-neta de Mário, Bárbara, que cuida de boa parte da área comercial e da área de projetos da empresa, é proveniente da única parte da família que detém 50% das cotas e, segundo o presidente, substituirá Mário na presidência por ser avaliada como qualificada profissionalmente para o posto.
4. Muito se comenta a respeito do projeto de profissionalização da Empresa Familiar. No que consiste, em sua opinião, a profissionalização da Empresa Familiar? Na Ceratti, quais são os indicadores do nível de profissionalização do negócio que podem ser facilmente observados? Faça uma breve descrição.
	Resposta: A profissionalização é o processo pelo qual uma organização familiar estabelece um plano de gestão, assumindo práticas administrativas mais modernas, exigindo dos seus colaboradores sejam eles talentos externos ou membros da família o necessário preparo para desempenhar funções dentro da empresa e apresentar resultados.
	Para assumir o cargo de presidente da Ceratti, não basta ao postulante ser membro da família, algumas etapas devem ser cumpridas, tais como: formação superior, pós-graduação, domínio da língua inglesa e experiência de trabalho de no mínimo três anos fora da Ceratti. Os padrões exigidos garantem que a meritocracia será respeitada nos momentos em que sucessões aconteçam na empresa.
	Indiscutivelmente, a profissionalização é essencial para as empresas que desejam perpetuar-se. Neste sentido, a profissionalização dos gestores, a profissionalização dos familiares e a profissionalização dos sócios. 
5. Qual a importância de um projeto de sucessão objetivo, bem delineado e cuidadosamente implantado, para o sucesso do empreendimento familiar?
	Resposta: Um processo de sucessão bem estabelecido permite a minimização dos conflitos familiares acerca de quem assumirá a empresa o que facilita sua manutenção no mercado em longo prazo. Para que o projeto seja bem implantado é necessário que todos os atores envolvidos no processo empreendam bem o seu papel. Cabe ao fundador decidir qual o momento ideal para passar o comando e quando isto ocorrer o mesmo deverá preparar a sua sucessão de forma natural e estruturada não devendo tentar exercer nenhum tipo de influência nas decisões da empresa após o seu desligamento, a não ser quando solicitado. Cabe aos herdeiros a consciência de que não são donos e sim sócios, que devem manter informados a todos os interessados sobre os rumos tomados pela organização a partir de sua gestão. 
6. Quais são os impactos, positivos e negativos na família e em seus negócios, nos casos em que – a exemplo da Ceratti – a marca institucional está associada ao sobrenome da(s) família(s) controladora(s)? Faça uma análise deste aspecto, no caso da Ceratti.
	Resposta: O nome da família pode ter grande reputação em sua região de atuação, foi o caso da Ceratti, que no seu inicio foi beneficiada pelo sobrenome italiano que passava credibilidade para fabricar produtos oriundo daquele país.

Outros materiais