Buscar

EFEITOS DO FÓSFORO E CALCÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EFEITOS DO FÓSFORO E CALCÁRIO DOLOMÍTICO NO
DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Eucalyptus grandis HILL EX
MAIDEN PLANTADO EM UM REGOSSOLO.
 O referido artigo fala sobre a influência do calcário no crescimento e qualidade de Eucalyptus grandis plantado em areia quartzosa. Além do calcário uma rocha sedimentar, estudada na disciplina de geologia e a espécie Eucalpytus Grandis uma espécie muito importante para a Engenharia florestal há outra questão no artigo que é que o substrato usado na plantação do eucalpytus neste experimento é o regossolo (formado por areia quartzosa) a areia quartzosa é formada, principalmente por grãos de quartzo com arredondamento e esfericidade variados, podendo conter diversas proporções de outros minerais, óxidos e silicatos que lhe confere uma variação na sua coloração (rosa, ocre, cinza, vermelha e branca) em que o quartzo é muito importante também para nossos estudos na disciplina de geologia.
 O Calcário é uma rocha sedimentar que há muito tempo tem revelancia na área florestal e agrícola devido a ser fundamental na correção de Ph dos solos por apresentar uma composição neutra.E a areia quartzosa não é muito indicado para cultivo de grandes culturas sendo assim um solo pouco usado na agricultura porém bem considerado para reflorestamento.
 “As áreas de Areias Quartzosas que ocorrem junto aos mananciais devem ser obrigatoriamente isoladas e mantidas para a preservação dos recursos hídricos, da flora e da fauna. O reflorestamento de áreas degradadas, sem finalidade comercial, é uma opção recomendável onde a regeneração da vegetação natural é lenta, entretanto, o reflorestamento comercial é uma alternativa para as áreas mais afastadas dos mananciais e da rede de drenagem”.(EMBRAPA,2006)
 Outro fator importante para escolha desse artigo foi a metodologia da execução do experimento utilizam analises granulométricas também vistas na matéria de geologia.
 O artigo comprova a importância do calcário para um bom desenvolvimento maior crescimento e melhor qualidade de lenho dos eucaliptos, também comprova que a areia quartzosa é um bom solo para plantio de reflorestamento.

Outros materiais