Buscar

resposta do estudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Diferencie os tipos de APADTAÇÃO CELULAR. Dê exemplos patológicos e fisiológicos 
2. Diferencie morte celular por APOPTOSE de NECROSE 
3. Quais os tipos de necrose? Descreva pelo menos 1 característica 
4. Diferencie inflamação AGUDA de CRONICA 
5. Descreva os principais eventos celulares e vasculares do processo inflamatório 
6. Descreva mediadores inflamatórios responsáveis pelos seguintes eventos EVENTO MEDIADOR TIPO (ORIGEM) Vasodilatação ↑ Permeabilidade Dor ↑ moléculas de adesão Quimiotaxia Atividade de plaquetas 
7. Descreva os padrões de inflamação. 
8. Quais as fases da cicatrização? Descreva suas características 
9. O que é tecido de granulação? 
10. Descreva os aspectos patológicos da cicatrização. 
11. Diferencie regeneração de cicatrização. 
Existem dois processos envolvidos no reparo: a regeneração e a cicatrização. A diferença entre os dois tipos de reparo está no tipo celular que vai fazer a substituição. Na regeneração há uma substituição por células morfofuncionais, enquanto na cicatrização a substituição é por tecido fibroso.
12. Diferencie neoplasia benigna de maligna. 
Os tumores benignos são de crescimento lento, expansivo, e são bem tolerados pelo organismo do hospedeiro. Os tumores malignos têm crescimento rápido, de tipo infiltrativo, e produzem efeitos nocivos importantes, podendo, frequentemente, levar à morte. Outra das características no que se refere à diferença entre tumores malignos e tumores benignos está no seu grau de diferenciação; os tumores malignos são pouco diferenciados ou indiferenciados, enquanto que os tumores benignos são bem diferenciados. Conhecidos estes fatos é fácil compreender as principais diferenças morfológicas entre neoplasias benignas e malignas. Por fim, os tumores malignos dão metástases e os benignos não o fazem.
Os tumores benignos, bem diferenciados são constituídos por células semelhantes às células do tecido de origem. Estas células se dispõem de forma harmônica em relação ao estroma e, no conjunto, a arquitetura do tumor lembra a arquitetura do tecido de origem. Como o crescimento é expansivo, os seus limites são nítidos quando crescem em superfície, fazem-no sob a forma de massas salientes de limites nítidos; quando crescem no interior de um órgão, assumem o aspecto de massas arredondadas, cujos limites também são nítidos, Tendo crescimento lento e sendo providas de estroma bem constituído, as neoplasias benignas raramente são sujeitas a processos degenerativos importantes, necrose ou hemorragia. O mesmo não acontece com os tumores malignos, nos quais a proporção parênquima/estroma nem sempre é a ideal, o que favorece degeneração, necrose e hemorragia.
13. Qual a correlação de infecções virais com o câncer?
 14. Descreva o estagiamento do câncer.

Outros materiais