Buscar

Linha do Tempo da História Política Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LINHA DO TEMPO NA HISTÓRIA POLÍTICA BRASILEIRA
	1837 Período 1889 1ª República 1930 Era Vargas 1945 Democratização 1964 Ditadura Militar 1985 Redemocratização 2006 Regencial/Imperial 1946 , 1950, 1954, 1958 e 1962
	Surgem neste período os primeiros partidos: Partido Conservador e Partido Liberal. Não divergiam ideologicamente. A idéia de democracia e participação popular não faziam parte do projeto dos dois partidos. Ambos não se colocavam contra a escravidão. 
Quem não pode votar?
Mulheres, os escravos, os ex- escravos, os menores de 25 anos, os criados de servir, os religiosos e todos aqueles que não chegavam a uma renda mínima de 100 mil réis anuais. Os analfabetos eram aptos ao voto. Ao final do Império 2,2% da população votava.
	É proclamada a República. Período em que os partidos são regionais e dominados pelas oligarquias locais. Em 1891 é proclamada a constituição que vai até 1930. 
Quem não pode votar?
Mulheres, negros, índios, religiosos e analfabetos (onde em 1900 somente 6% da população é alfabetizada).A prática política da República Velha é chamada “política café-com-leite”.Os presidentes do país representavam as indicações das oligarquias exportadoras de café dos Estados de Minas Gerais e São Paulo que se revezavam no poder. 
	Nas eleições de 1930, vence Júlio Prestes, mas, um movimento conhecido como “Revolução de 30”, coloca Getúlio Vargas no poder, que só o abandonará em 1945.Costuma-se dividir esse período em três: Governo Revolucionário ou Inconstitucional (1930 – 1934): Governo Constitucional (1934-1937); Governo Ditatorial (1937 – 1945). Nenhuma eleição direta ocorreria nesse período, exceto as eleições para a constituinte de 1933 e para as câmaras dos vereadores.
Em 1930, Vargas extingue os partidos políticos e suspende a Constituição de 1891. Respondendo aos apelos dos paulistas, de quem necessitava apoio econômico, Getulio convoca uma Constituinte, responsável pela constituição de 1934. Nela se reconhece, finalmente o voto feminino (opcional), a voto secreto, o direito de votar aos 18 anos para o homem. Em 1937, Getulio divulga uma suposta conspiração comunista – o Plano Cohen- e implanta o Estado Novo, período ditatorial que vai até 1945, quando será deposto por um golpe militar. 
Substituindo a Constituição de 1934, tem-se a “Polaca” uma nova constituição que suspende toda a atividade política no País. Os partidos são fechados e sua organização proibida. Em 1945, antes da queda de Vargas, surgem os primeiros partidos nacionais. São vários! Mas, os três maiores os que disputarão todos os pleitos até 1962 serão: a União Democrática Nacional (UDN); o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), os mesmos serão extintos em 1965 nos governos militares, onde será criado o bi-partidarismo Arena e MDB.
	A Constituição de 1946, democrática, restabelece a independência entre os três poderes e eleições diretas em todos os níveis (menos os prefeitos que são nomeados). Quem vota? Votam todos os cidadãos maiores de 18 anos, exceto analfabetos, praças-de-pré e quem não fala a língua nacional.
Em 1950 volta a cena política Getúlio Vargas (PTB-PSP), é eleito em eleições diretas. Em 1955 é eleito Juscelino Kubitschek (PSD-PTB) no seu governo é construída a nova capital do País, que até então era no Rio de Janeiro, Brasília é construída mesmo com certa relutância da burguesia no pouco habitado Estado de Goiás no centro do Brasil. Em 1960 é eleito Jânio Quadros. Em 1964, ano do golpe. À frente do governo está João Goulart, do PTB, que assumira a presidência com a renúncia de Jânio Quadros 7 meses depois de eleito. No dia 3 de março João Goulart faz um comício onde promete Reformas de Base, onde tem destaque a reforma agrária. Ao final do mês os militares, apoiados pela burguesia brasileira, uma parte expressiva das classes médias, pelos políticos da UDN e muitos do PSD, implantam uma ditadura que vai durar até 1985. 
	Em 1966 é fundado o partido governista, Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o partido oposicionista, Movimento Democrático Nacional (MDB). Em 1967 é promulgada a nova Constituição que é aprovada pelo Congresso Nacional, sob protesto do MDB. Por quê, a Constituição incorpora as alterações dos AI’s (atos institucionais) e dos Atos Complementares: confere mais poder ao Executivo; restringe a autonomia dos estados, a liberdade dos partidos, o direito de greve, a imunidade parlamentar, a autonomia do judiciário. Em 1968 a ditadura decreta a imobilidade política brasileira, à cidadania. O presidente de então o Marechal Costa e Silva anuncia o AI-5 e assim são suspensas as garantias constitucionais: são suspensos os direitos políticos por 10 anos e muitos mandatos são cassados. O AI-5 da poderes ditatoriais ao Chefe da Nação. E isso é representado pelo fechamento do Congresso Nacional. 
	Em 1979 é aprovada uma Reforma Partidária que vai permitir o surgimento de novos partidos políticos e, no futuro, eleições mais democráticas. Em 1985, acontece, no Brasil, a segunda redemocratização.Em 19 de dezembro de 1979 é aprovada a Lei Orgânica dos Partidos. Com base na nova lei, foram extintos a ARENA e o MDB. Surgiram então novos partidos, o PDS sucessor da ARENA (governista) o PMDB sucessor do MDB; PTB: PDT; PP e PT (todos da oposição).
Em 1985, ocorreram novas alterações significativas no sistema partidário brasileiro, através de Emenda Constitucional nº 25. Com base na referida emenda, entre outras coisas, foi instituído o direito ao voto aos analfabetos e extinta à fidelidade partidária.
Nas eleições de 1989, Fernando Collor de Melo, candidato de uma sigla frágil e meramente formal o PRN é eleito em eleições livres e diretas, mas não chega ao fim do seu mandato que é cassado por um processo de impeachment. Em 1994 é eleito Fernando Henrique Cardoso do PSDB reeleito em 1998. Em 2002 é eleito Presidente um ex-metalúrgico e sindicalista do Partido dos Trabalhadores, Lula, que vinha crescendo desde as eleições de 1989. Em 2006, as eleições para presidente vão para o 2º turno com os representantes do PT e do PSDB. Desde a Constituição de 1988 estão aptos a votar maiores de 16 anos (voto facultativo).

Outros materiais