Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
ATPS ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL pronta

Pré-visualização | Página 1 de 3

Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Disciplina: 
Tutora Presencial: Ediana Resplandes Araújo 
Professora (EAD) Tutora: 
BIANCA TALINE APPEL – RA= 340515
GILCIRLENE SANTOS VIANA – RA= 340343
KELLY SILVA LOPES - RA= 340335
MÔNICA BENTO DE ALMEIDA – RA= 340292
STEPHANE COSTA DA SILVA DOS ANJOS – RA= 340358
Grajaú-MA
2014
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Disciplina: 
Tutora Presencial: Ediana Resplandes Araújo 
Professora (EAD) Tutora: 
	ATPS apresentando a Disciplina, como requisito para obtenção de nota no curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – Uniderp.
BIANCA TALINE APPEL – RA= 340515
GILCIRLENE SANTOS VIANA – RA= 340343
KELLY SILVA LOPES - RA= 340335
MÔNICA BENTO DE ALMEIDA – RA= 340292
STEPHANE COSTA DA SILVA DOS ANJOS – RA= 340358
Grajaú-MA
2014
ÍNDICE
1.INTRODUÇÃO................................................................................................04
2.DIÁRIO DE PESQUISA .................................................................................05
3.PROJETO DE PESQUISA ............................................................................06
5.AUTO-AVALIAÇÃO ......................................................................................07
6.CARTA PROPOSTA .....................................................................................08
7.CONCLUSÃO ...............................................................................................12
8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................13
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho consiste na elaboração de um portfólio reflexivo, sobre o Tema Assessoria e Consultoria em Serviço Social e tem por objetivo esclarecer aos profissionais da área à possibilidade de realizar assessoria e consultoria em Serviço Social, problematizando estratégias de atuação profissional nas áreas de assistência social, saúde, idoso, criança e adolescente, organização política da profissão, meio ambiente e sociojurídico.
04
DIÁRIOS DE PESQUISA: 
Textos (artigos) lidos com registros de intervenções pessoais como: fichamentos orientados pelo professor (a) da disciplina:
Para a compreensão do tema começamos nossa pesquisa em sites da internet para saber o que é “assessoria” e qual a relação entre a prática e as atividades do Assistente Social e quais os principais campos de atuação profissional em Serviço Social;
Tomamos como base o livro de Bravo, Maria Inês Souza (Org.) Assessoria, Consultoria E Serviço Social. São Paulo: Cortez 2010;
Buscamos em diferentes sites na internet as três principais possibilidades de assessoria e consultoria em Serviço Social:
No site: FAZ o quê? – Serviço Social (Bloco I). TV UFG, 2011. Disponível em:
. Acesso em: 26 maio 2013. 
No blog: Movimentos sociais e serviço social. 2009. Disponível em: 
. Acesso em: 26 maio 2013. 
E do artigo: DIÁRIO DE LEITU • MOTA, Anabela França. Setephen R. Stoer & António Magalhães (2005): A diferença somos nós - A gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n.14, 2009. 
05
PROJETO DE PESQUISA CORRIGIDO: Auto avaliação: críticas, proposições, reflexão pessoal sobre o que tem aprendido o que gostaria de aprender e o que planeja fazer:
Iniciamos os estudos descobrindo que esta matéria é de suma importância para o profissional assistente social sendo mais uma opção de atuação para os profissionais.
Que na Lei que regulamenta a profissão está especificando como competência do Assistente Social prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, 
e também prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade diz ainda que constituem atribuições privativas do Assistente Social dar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social
As pesquisas realizadas mostraram à possibilidade deste profissional realizar este trabalho de assessoria e consultoria em Serviço Social, por ser um profissional que problematiza estratégias, de atuação em várias áreas, seja na defesa do idoso, da criança e adolescente, em organizações políticas, meio ambiente etc.
E que para tal formação os profissionais assistentes sociais devem ser se preparar tendo um processo contínuo, que se inicia na graduação e prolonga-se durante a vida profissional.
A profissão do assistente social, por seu caráter extremamente interventivo, deve possibilitar, ainda que sob profunda crítica, a atuação profissional em conjunturas que se transformam em componentes históricos e em locais com diferentes particularidades e culturas singulares, produzindo conhecimento e com domínio no campo das políticas sociais. 
 06
Percebemos que assistente social trabalha em sua maioria na esfera pública (60%), mas também no setor privado, de economia mista e também não governamental, viabilizando os direitos materiais e também conscientizando a população politicamente e também sobre seus direitos de organização, trabalha com assessoria aos movimentos sociais populares, assessoria a empresas e consultorias aos movimentos sindicais.
A um aumento no mercado de trabalho, pois quanto mais cresce a política social, mais cresce a demanda para a profissão do Serviço Social, porque para viabilizar os direitos e as políticas sociais o Estado demanda o Assistente Social.
AUTO AVALIAÇÃO: 
Críticas, proposições, reflexão pessoal sobre o que tem aprendido, o que gostaria de aprender e o que planeja fazer:
Percebemos quanto nos falta de estudo para poder oferecer o serviço de assessoria às empresas, e quanto é importante o profissional se capacitar na área que deseja atuar, que não basta boa vontade é preciso ter embasamento teórico aprofundado para saber executar e prestar um serviço de boa qualidade, levando conhecimento e despertando na sociedade o interesse pelos seus direitos.
Ianni (1991, p. 10) “[...] a mesma sociedade que fabrica a prosperidade econômica fabrica as desigualdades que constituem a questão social”.
Fizemos questão em citar o texto de Ianni, pois se levarmos o indivíduo a pensar o seu direito e envolve-lo a participar das decisões que dizem respeito a sua vida social levará a uma conscientização de que quanto mais me envolvo mais tenho meu direito garantido, aprenderá que não devemos deixar nosso direito nas mãos de quem governa, mas também aprender a exigir e direcionar o que queremos para nossa vida em sociedade, obtendo serviços de qualidade por parte de quem administra o setor público, exigindo bens e serviços para uma vida digna. 07
Como nos movimentos sociais nascem da consciência das condições de vida das diversas classes. O indivíduo toma consciência de seu direito de participação nas decisões como decorrência da vida na cidade, respondendo assim a pergunta, de como a assessoria, consultoria é feita junto aos órgão públicos e como os assistentes sociais são importantes para incentivar a organização política dos indivíduos, levando a sociedade ao conhecimento dos seus direitos, tornando capaz de pensar e lutar.
Para o exercício da assessoria é, portanto, necessário que o profissional tenha uma capacitação continuada para este fim, que desenvolva uma leitura continuada da conjuntura e que tenha a capacidade de apresentar claramente as suas proposições, objeto da assessoria. 
Cabe ainda, ao assessor, uma produção sobre a experiência de assessoria que pode ocorrer
Página123