Buscar

Relatório de química 2

Prévia do material em texto

Relatório de química 
Introdução 
Grande parte das substâncias químicas com as quais nos deparamos no nosso dia a dia estão na forma de soluções. No contexto de um laboratório de química, a preparação de uma solução é uma técnica de fundamental importância , pois as soluções são utilizadas em uma série de procedimentos experimentais. Uma solução consiste de dois componentes, um soluto ( substância dissolvida) e um solvente( substância que dissolve), que podem estar em qualquer estado físico . Para experimentos de laboratórios , são utilizados principalmente soluções líquidas, obtidas pela dissolução de um soluto qualquer( seja ele sólido, líquido ou gasoso) em um solvente líquido. Diluir uma solução consiste em adicionar a ela uma porção de solvente puro. Atividades do dia a dia , como acrescentar água a um suco de fruta, misturar o detergente na água durante a lavagem de roupas , adicionar água a um medicamento ou aplicar solventes próprios às tintas para deixa-las mais fluidas , são bons exemplos de distribuição. Principalmente em laboratórios químicos e em industrias, esse processo é muito importante , porque o químico precisa preparar soluções com concentrações conhecidas. 
Objetivos 
Desenvolver o conceito de preparação e diluição de soluções. Efetuando os cálculos necessários, usando informações como concentração comum e massa molar.
Metodologia 
Materiais
Bécker
Piceta 
Pipeta 
Pêra
Cloreto de cálcio( CaCl²)
Água destilada
Procedimento
Antes de iniciar os procedimentos foi calculada a quantidade de solutos e solvente necessários para o experimento. Logo após foram iniciadas as práticas. Primeiro ,foi feita a pesagem de 0,15g de CaCl²( cloreto de cálcio) na balança, logo após o soluto foi dissolvido em 30 ml de água em um bècker , depois, a solução foi colocada em um balão com 100 ml de água destilada. Em seguida, retirou-se 10 ml dessa solução, com uma pipeta e transferiu para um outro balão que foi acrescido com 50 ml de água destilada, movimentou a mesma , formando uma segunda solução.
Resultados 
Na solução de CaCl2 prepara, primeiro; chegamos a sua concentração em g/L :
C: m1/v m1: massa do soluto; v: volume da solução e C: concentração comum
Daí, tem se: C: 0,15/0,1 que, equivale à 1, 5 g por litro
Concentração em mol por litro
M: m1 /MM.V
M: concentração mol/L
M1: massa do soluto
MM: massa molar
V: volume da solução
Daí, vem; 
M: 0,15/112.0,1
M: 0,013 mol/L
Solução de Cacl2 após sua dissolução
Concentração em g/L
 Se, em 0,1 tem-se 1,5 g/L , logo : 
A concentração em 10 ml será de 0,015
Adicionando essa concentração em 50 ml( diluição) daí, tem-se:
C1.V1 = C2. V2
C1= concentração inicial 
V1= volume inicial
C2= concentração final 
V2= volume final
Logo: 
0,15.0,01= C2.0,05
C2= 0,003= 3.10-² g/L
 Concentração em mol/L
M= M1/MM.V
Lembrando que C = m1/v , o que equivale à 3.10-²=m1/0,05
Logo, a concentração em mol/L SERÁ= 2,6.10-5
Conclusão
Com a realização dessa prática os objetivos traçados de início foram alcançados com êxito. Concluindo que a diluição de uma solução gera a diminuição da concentração de soluto, o que foi confirmado pelos cálculos.
Depois de alguma coisa a ser feita para você ter uma base de utilização

Continue navegando