A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Av 2  Ciências Sociais

Pré-visualização | Página 1 de 1

Aluno: DANIELE LOPES DE FIGUEIREDO
	Matr.: 201802089004
	Disc.: CCJ0001 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	2018.1 (G)
	
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		No mundo contemporâneo, a diversidade cultural assumiu grande relevância para a compreensão dos fenômenos sociais devido ao processo de globalização ocorrido a partir da década de 80 do século passado, quando a influência dos países ocidentais mais ricos, em especial os Estados Unidos, passou a se dar em escala mundial. Nesse contexto, se impõe o reconhecimento e o respeito às diferenças, buscando a convivência de culturas diversas numa mesma sociedade. A essa postura de não hierarquizar as diferentes culturas coexistentes, reconhecendo a diferença como algo positivo, dá-se o nome de:
	
	
	
	
	multiculturalismo
	
	
	egocentrismo
	
	
	mundialização
	
	
	etnocentrismo
	
	
	relativismo
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A forma de pensamento mais simples é chamada de senso comum. Trata-se de fazer afirmações sobre o mundo fora do método mitológico, religioso, do filosófico e do científico, por outro lado consiste numa afirmação descoordenada e sem nexos em si. O pensamento científico, por outro lado, usa os seguintes elementos:
	
	
	
	
	a falta de bom senso e a filosofia.
	
	
	a razão e o nexo entre eventos naturais e sociais.
	
	
	o pensamento lendário e a matemática.
	
	
	os fatos sobrenaturais e os fenômenos divinos.
	
	
	o senso comum, os eventos sobrenaturais e religiosos.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade, "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade". Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual
	
	
	A educação visa inculcar nas classes populares a ideologia da classe dominante
	
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem
	
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade
	
	
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:
	
	
	
	
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
	
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Assinale a alternativa que completa corretamente o conceito de conhecimento científico. O conhecimento científico se distingue de outras formas de saber porque suas formulações são .........................., baseadas em fatos verificáveis e controláveis através de .........................., chegando, por isso, a conclusões .......................... e ........................... Ele se constitui a partir do estabelecimento de .......................... rigorosos de investigação e de um recorte específico de um objeto de estudo.
	
	
	
	
	sistemáticas, métodos, específicas, objetivas, caracteres subjetivos
	
	
	críticas, experiências, gerais, subjetivas, métodos
	
	
	sistemáticas, experiências, gerais, objetivas, métodos
	
	
	assistemáticas, caráter subjetivo, específicas, objetivas, métodos
	
	
	assistemáticas, caráter objetivo, gerais, objetivas, processos