Relato de experiencia 2017 conecta docx novo
5 pág.

Relato de experiencia 2017 conecta docx novo


DisciplinaProjetoconecta13 materiais14 seguidores
Pré-visualização2 páginas
A TECNOLOGIA AUXILIANDO DA LEITURA AOS NÚMEROS 
Multiplicador: Agamenon Nascimento
PROGETECS: Ademar Silva Fernandes
Professor Responsável: Greycielly Ribeiro Pinheiro
Leandro Alves Pereira
Ivanir Ferrari Cavalcante
Coordenadores: Eliane de Oliveira Marques Frederico
Josely Aparecida dos Anjos
Julieta Eleutério Silveira
Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge
RESUMO
Neste relato de experiência serão descritos como o uso das tecnologias de informação podem auxiliar o desenvolvimento de situações corriqueiras, em especial nas áreas de leitura e produção de textos e matemática. O projeto foi desenvolvido com as turmas prioritárias 4º ano B, 8º ano B e Módulo intermediário I e III da EJA da EE Arlindo de Sampaio Jorge, situada no bairro das Moreninhas II, no município de Campo Grande/MS. O Objetivo principal do projeto é utilizar as Tecnologias existentes no cotidiano escolar como ferramenta no desenvolver de atividades relacionadas a leitura e produção de textos e na área da matemática.
Palavras-chaves: tecnologias, Matemática, Leitura e produção de textos.
INTRODUÇÃO
O projeto Conecta Escola 2017 da EE Arlindo de Sampaio Jorge foi desenvolvido nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno, com as turmas prioritárias 4º ano B, 8º ano B e Módulo Intermediário I e III da Educação de Jovens e Adultos, respectivamente. A escola teve a oportunidade de escolher os temas do projeto, mas que as tecnologias fossem as ferramentas primordiais do seu desenvolvimento. Sendo assim, foram desenvolvidas pesquisas diferenciadas, como: Autores brasileiros e regionais, variações textuais, história da matemática, etc. Foram utilizadas pesquisas de natureza básica e aplicada, algumas por meio de metodologias qualitativas e outras quantitativas, em sua totalidade dispondo de pesquisa de estudo de caso, documental e bibliográfica. Os resultados foram prontamente alcançados com glórias, trabalhos criativos e produções fantásticas.
No período matutino e noturno o tema desenvolvido foi os autores brasileiros e regionais, sendo desenvolvidos trabalhos semanais, bem como uma palestra com uma autora regional, com objetivo de qualificar a leitura e a produção textual. O produto final das turmas prioritárias foi à criação de um livro em que os alunos foram os autores das suas próprias histórias. Já no período vespertino o tema desenvolvido foi a geometria, na área de matemática, seu principal objetivo foi trabalhar de maneira prática, conteúdos incompreensíveis na teoria. Como produto final a turma desenvolveu obras de suas pesquisas utilizando apenas formas geométricas.
METODOLOGIA
O projeto foi desenvolvido de maio a outubro de 2017, as turmas prioritárias da escola foram escolhidas levando em consideração três aspectos: indisciplina, avaliações externas e dificuldade de aprendizado. No período matutino, além de pesquisas e leitura de obras brasileiras e regionais, os alunos assistiram a uma palestra da autora regional Raquel Naveira, contando suas histórias de vida, estudo e trabalho. Os alunos foram fomentados a ter o hábito de ler e a produzirem seus próprios textos.
No período vespertino o trabalho foi completamente diferente, o professor começou por meio de pesquisas e aulas diferenciadas, sempre com o auxílio das tecnologias disponíveis no âmbito escolar, a trabalhar de maneira prática um tema muito complicado para os alunos, que é a geometria, devido esses mementos e empenho dos alunos foram construídos monumentos maravilhosos apenas utilizando formas geométricas.
No período noturno, com outro tipo de clientela, por se tratar da educação de jovens e adultos \u2013 EJA, foi sem dúvida o mais trabalhoso, mas também o mais gratificante, pois além de conseguir unir e melhorar tanto a leitura quanto a produção de textos, os alunos passaram a faltar menos as aulas e fomos surpreendidos pelas grandiosas histórias, sendo que o produto final foi a produção de história da infância dos próprios alunos.
ANÁLISE E DISCUSSÃO
Ao analisar os trabalhos realizados no Conecta Escola 2017 podemos afirmar que alcançamos muito além do esperado, o desenvolvimento do ensino e aprendizagem por meio de projetos acontece de forma mais homogênea e visível no passo a passo do projeto. A tecnologia é um aparato fundamental para o desenvolvimento desses projetos e a inclusão digital já está inserido no cotidiano das pessoas. Como o acesso dos recursos tecnológicos está cada vez mais facilitado, e esses equipamentos precisam ser pedagogicamente usados de maneira correta, tornando-se assim uma ferramenta eficaz no processo de ensino e de aprendizagem, como afirma Moraes:
As instrumentações eletrônicas, se adequadamente utilizadas em educação, poderão se constituir em ferramentas importantes capazes de colaborar para a melhoria da qualidade do processo de aprendizagem, estimulando a criação de novos ambientes educacionais e de novas dinâmicas sociais de aprendizagem, colaborando, assim, para o surgimento de certos tipos de reflexões mentais que favorecem a imaginação, a intuição, a capacidade decisória, a criatividade, aspectos estes fundamentais para a sobrevivência individual e coletiva. (MORAES, 1997, p. 9).
O trabalho de produção colaborativa além de estimular a leitura e criação de texto dos alunos, necessita que esses sejam incluídos no mundo digital, onde pesquisam todos os recursos para sua produção. A escola e o professor tem papel importante nesse processo, o ambiente virtual estimula a criação e a pesquisa, sendo ferramentas concretas em que alunos e professores podem divulgar suas próprias produções, potencializando um novo ensino e aprendizagem.
Conforme afirma Silva (2005, p.63), \u201c(...) se a escola não inclui a tecnologia na educação, está na contramão da história, alheia ao espírito do tempo, criminosamente produzindo exclusão social ou da cibercultura\u201d. Portanto, cabe à escola propor no seu Projeto Político Pedagógico (PPP) a inclusão das novas tecnologias, motivando a formação continuada do professor e incentivando a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
A turma do 4º ano B do período matutino foi escolhida por ter dificuldade de aprendizado, aperfeiçoou a pesquisa dos autores nacionais e regionais, habituou-se a ler, pois semanalmente foram à biblioteca, participaram da palestra com a autora Raquel Naveira, desenvolveram a criatividade para produzir seus próprios textos e aprenderam a utilizar o programa Oficce Word para digitar suas produções. Como produto final, foi produzido um livro online com a participação de todos.
	
	
	
	Foto 01 \u2013 Leitura na biblioteca
	Foto 02 \u2013 Palestra com a autora Raquel Naveira
	A turma do 8º ano B do período vespertino foi escolhida devido à indisciplina, com o tema Geometria: trabalho de forma prática, conteúdos incompreendidos na teoria. Realizaram inúmeras pesquisas sobre a história da geometria e procuraram observar a todo o momento que a matemática está em todo lugar, bem como sua utilidade no dia a dia. O produto final da turma foi a criação de vários monumentos históricos utilizando apenas formas geométricas.
	
	
	Foto 01 \u2013 Pesquisa na ste
	Foto 02 \u2013 Produção dos monumentos
	A turma do módulo intermediário I e III \u2013 EJA foi muito além do esperado, mostraram que realmente o projeto valeu muito a pena, desenvolveram a leitura e produção, aconteceu trocas de experiência de vida por estarem fora da idade escolar, pesquisaram sobre autores e até entrevistaram alguns.
	
	
	Foto 01 \u2013 Leitura na biblioteca
	Foto 02 \u2013 Pesquisa na ste
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término desse trabalho foi possível observar como práticas inovadoras da tecnologia por meio de projetos podem além de desenvolver uma aprendizagem mais coletiva, trazer aos estudantes estímulos para pensar em ações de relevância social.
Os alunos conseguiram compreender que a leitura, a produção e a matemática além de ser muito importantes para o crescimento intelectual também estão presentes em todo lugar e necessitam desenvolver
Higor
Higor fez um comentário
TOP.
0 aprovações
Carregar mais