Buscar

ativ 31015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Graduação a Distância 
Curso de Tecnologia em Agronegócio
Acadêmico: ​​​​​​​​​​​_________________________ RGM ___________
Disciplina: Contabilidade Rural e Custos no Agronegócio
Professor Esp. Neil Garcia Romeiro
ATIVIDADES
AULA 03
Conceitue a diferença entre Patrimônio e Patrimônio Líquido. 
R: Patrimônio( é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade.
Patrimônio líquido( é a diferença entre o ativo e o passivo da organização, ou seja, entre os bens e direitos que ela possui suas obrigações.
Qual a composição do patrimônio líquido e a quem pertence.
R: O patrimônio líquido representa os recursos próprios da empresa, a parcela do patrimônio proveniente dos proprietários e do desempenho das suas atividades ao longo da vida. O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas tem na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o patrimônio líquido, que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no princípio da entidade.
AULA 04
Qual são as duas principais demonstrações contábeis.
R: As duas principais demonstrações são:
Balanço Patrimonial (BP)( o balanço patrimonial é constituído pelo ativo, pelo passivo e pelo patrimônio liquido. O ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. O passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. O patrimônio liquido compreende os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do ativo e o valor do passivo.
Demonstração do resultado do exercício (DRE)( a demonstração do resultado do exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.
Pesquise e apresente porque se chama “balanço”. Qual o significado desta expressão.
R: O termo "Balanço" origina-se do equilíbrio Ativo = Passivo + PL; Aplicações = Origens; Bens + Direitos = Obrigações. Parte da ideia de uma balança de dois pratos, onde sempre há a igualdade de um lado com o outro (se não estiver em igualdade, significa que há erros na contabilidade da entidade).
Em resumo, o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.

Outros materiais