Buscar

INTRODUÇÃO principio de Arquimedes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO  
 
O estudo dos fluidos iniciou com Arquimedes e sua mecânica dos fluidos, responsável por estudar a hidrostática, força produzida por líquidos e gases. Além dele, outras figuras como Toricelli, Stevin e Pascal também concedeu importantes contribuições para estes estudos. 
Várias bibliografias dão conta de que, enquanto tomava banho, Arquimedes descobriu que um determinado corpo submerso na água tornava-se menos denso ocasionado por uma força, que o líquido exerce sobre esse corpo, vertical e para cima, que suaviza o peso do corpo. A força que o líquido exerce sobre o corpo, é conhecida como empuxo. Desse modo, um determinado corpo que se apresenta mergulhado em um líquido, agem sobre ele duas forças: a força peso, em decorrência da interação com o espaço gravitacional da terra, e a força de empuxo, devido o seu contato com o fluido. 
Quando um corpo se encontra totalmente submerso em um determinado fluido, podemos observar as seguintes situações: 
Se ele se mantém estacionado no ponto onde foi inserido, isso quer dizer que a potencia da força de empuxo apresentada é exatamente igual à intensidade da força peso (
E=P
); 
Se ele afundar, isso implica que a intensidade da força de empuxo é inferior do que a intensidade da força peso (
E<P
), justificando o afundamento do corpo; 
Se ele for arrastado para a superfície, indica que a intensidade da força de empuxo é superior a intensidade da força peso (
E>P
). 
Um corpo qualquer, mergulhado num fluido, sendo líquido ou gás, termina sofrendo uma força na direção vertical para cima, por parte do fluido, cuja intensidade é idêntica ao peso do fluido que foi deslocado pelo corpo. 
Na ocasião em que um corpo apresente densidade maior que um determinado fluido e é totalmente mergulhado nesse fluido, podemos observar que a medida do seu peso, dentro desse fluido, é ao que tudo aponta menor do que seu peso no ar. Essa diferença entre a medida do peso aparente e do peso real diz respeito ao empuxo praticado pelo líquido. 
A Densidade é outro conceito importante nos estudos dos fluidos. Esta corresponde uma grandeza física encarregada pela medição da concentração da massa de uma determinada substância em um dado volume. Matematicamente, podemos definir a Densidade como a razão entre a massa e o volume do corpo que está sendo considerado. 
CONCLUSÃO    
 
Por meio deste experimento e análise dos resultados obtidos, pode-se comprovar a efetividade do Princípio de Arquimedes, revelando que quando um corpo qualquer encontra-se inteiramente imerso em um fluído, existe então uma força de impulsão exercida por esse líquido agindo sobre o sistema e essa força é voltada para cima. Portanto, existe a sensação que o peso do conjunto imerso seja reduzido, no entanto o corpo permanece com o peso igual e o que apresenta uma diminuição é o peso aparente do conjunto, ou seja, ocorre uma relação linear de proporção inversa entre o empuxo e o peso aparente.

Continue navegando