Buscar

Resenha crítica sobre o filme A Onda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Maxwell Costa Santiago (UC13200748)
Professor: Olimpo 
Aprendizagem em Contextos Educacionais
O presente trabalho visa resenhar acerca do filme "A Onda" (originalmente Die Welle), apontando as abordagens pedagógicas apresentadas na obra considerando seus pontos positivos e negativos e analisando a relação aluno-professor. Para tanto, consideramos as teorias discutidas por Mizukami (2010) em "As abordagens do processo" e as discussões feitas em sala de aula, na matéria de "Aprendizagem em Contextos Educacionais" na "Universidade Católica de Brasília".
O filme "A Onda (Die Welle)" é baseado em fatos reais e foi produzido originalmente em 1981. Conta a história de um professor de História que propõe à seus alunos a simulação de um sistema autocrático, no qual, segundo o portal InfoEscola a autocracia "é um governo baseado nas convicções de uma só pessoa", dando-lhe assim autoridade total sobre os demais membros, simulando, em última instância, um partido fascista. Em 2008, o filme ganhou uma nova versão produzida na Alemanha.
Como mencionado anteriormente, o filme "A Onda" possui algumas características em seu enredo que vão ao encontro de certas abordagens pedagógicas. Em primeiro lugar, consideramos a "abordagem tradicional" de ensino apresentada por Maria da Graça Nicoletti Mizukami (2010) para fazer tal comparação, a qual chamaremos de AT.
Primeiramente, uma das características inerentes à AT é o privilégio do método. Segundo o website "Dicionário do Aurélio" o termo "método" é relativo à "1 Ordem pedagógica na educação.
2 Tratado elementar.
3 Processo racional para chegar a determinado fim.
4 Maneira de proceder.
5 Processo racional para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade.
6 Obra que contém disposta numa ordem de progressão lógica os principais elementos de uma ciência, de uma arte.
7 Prudência; ponderação".
Tal método visa um modelo tido como fixo e no qual, segundo Saviani (1980) o professor é "garantia de conhecimento". No filme, ao desenvolver a sua temática semanal, ele instiga uma mudança de paradigma em sala. Pergunta se "seria possível uma nova ditadura na Alemanha" e "por meio de votação" coloca-se em posição de soberania diante dos alunos. Estes devem ser-lhes obedientes e disciplinados, mostrando assim uma das semelhanças observadas. Portanto, o papel do professor nessa abordagem é o de detentor do conhecimento, que apesar de fazer o intermédio do conhecimento, está sempre em uma posição superior ao aluno.
Apresenta a educação entendida como um meio propício à instrução, à transmissão do conhecimento e restrito à escola; a escola em si apresentava um tipo de "educação bancária" que visa um depositar de conhecimentos, dados e fatos; a busca para se manter modelos, pois quando o professor implementa a sua "práxis" outros demonstram-se avessos a atitude.
Após a mudança no panorama educacional feita pelo professor, percebemos também a necessidade de mudança na abordagem. Parece válida a de alguns pressupostos teóricos da abordagem "comportamentalista". Essa abordagem apresenta a aquisição do conhecimento centrada na descoberta e na experiência. No filme o professor proporciona inúmeras situações nos quais os alunos tem a oportunidade de aprender sempre juntos. Assim, estabeleceram-se uma relação entre as teorias e as obras exemplificada.
Como foi interessante perceber a dinâmica apresentada em "A Onda", que assim como o título, demonstra-se num movimento inconstante e de proporções que fogem o controle tanto daqueles que "a cria", dos que nela surfam ou daqueles que meramente observam.
Analisando os pontos negativos presentes em tais abordagens percebemos na abordagem tradicional que no filme o posicionamento do professor criou nos alunos um sentimento de submissão excessiva e alienação, os quais demonstram o grande poder construtivo e destrutivo do educador. 
Foi de grande valia estudar as teorias pedagógicas do conhecimento e buscar relacioná-las com a obra cinematográfica: A Onda. Foi interessante perceber as características presentes nas metodologias do professor e na resposta de seus alunos as quais vão ao encontro das teorias expressas nas abordagens estudadas em sala e apresentadas por Mizukami.
REFERÊNCIAS
Dicionário do Aurélo em: <https://dicionariodoaurelio.com/autocracia> Acesso em: 20/10/2016
Info Escola em:<https://https://infoescola.com/>
Ensino: As Abordagens do Processo. Mizukami, Maria da Graça Nicoletti. 2010
Youtube em: <https://youtube.com> A Onda (DIE WELLE)

Outros materiais