Buscar

Tópicos Especiais em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Gabarito Avaliação I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tópicos Especiais em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Avaliação I
*As respostas corretas estão com marca texto.
1.	Polimorfismo é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura), mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada, usando para tanto uma referência a um objeto do tipo da superclasse. A decisão sobre qual o método que deve ser selecionado, de acordo com o tipo da classe derivada, é tomada em tempo de execução. Com relação ao polimorfismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Permite que a mesma mensagem seja enviada por mais de um objeto.
( ) A possibilidade de reutilizar componentes é a sua principal contribuição.
( ) Apresenta a visão do objeto no estado interno, incluindo suas mensagens e métodos.
( ) Quando polimorfismo está sendo utilizado, o comportamento que será adotado por um método só será definido durante a execução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.dca.fee.unicamp.br/courses/PooJava/polimorf/index.html>. Acesso em: 14 ago. 2017.
a)	F - F - F - V.
b)	V - F - V - F.
c)	F - V - F – F.
d)	V - F - F - V.
2.	Antes de iniciarmos um projeto de software, é de extrema importância que se faça um bom levantamento de requisitos no intuito de aferir a viabilidade do desenvolvimento. São duas as categorias de requisitos necessários para delimitar o escopo do desenvolvimento: requisitos funcionais e não funcionais. Com relação aos requisitos não funcionais, assinale a alternativa CORRETA:
a)	Descrevem as regras de negócio e tudo o que deve ser implementado pelos programadores.
b)	Detalham o que não faz parte do escopo do projeto.
c)	Descrevem as tecnologias e as metodologias utilizadas no desenvolvimento do projeto.
d)	Descrevem as responsabilidades da equipe de desenvolvimento.
3.	Quando se fornece um serviço ou cria-se um produto, seja desenvolvendo um software, escrevendo um relatório ou fazendo uma viagem de negócios, segue-se costumeiramente uma sequência de etapas para completar um conjunto de tarefas. Estas são realizadas na mesma ordem todas às vezes, por exemplo: não se reboca uma parede sem antes colocar a tubulação necessária; não se assa um bolo sem antes misturar todos os ingredientes. Esse conjunto de tarefas ordenadas pode ser considerado um processo: uma série de etapas que envolvem atividades, restrições e recursos para alcançar a saída desejada (PFLEEGER, 2004).
Devido à crescente demanda por software de qualidade, cada vez mais processos de desenvolvimento de software eficazes tornam-se necessários. Em vista disto, é imprescindível que o desenvolvimento e o aprimoramento de processos de software evoluam constantemente de forma a atender às necessidades atuais, bem como sirvam como um arcabouço de conhecimentos para a elaboração de novos processos e metodologias de desenvolvimento de software, mais eficientes e adaptáveis. Acerca dos processos de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um processo de software é composto por métodos, ferramentas e procedimentos.
( ) Todo processo de desenvolvimento de software tem um ciclo de vida específico.
( ) Os modelos de processo de ciclo de vida durante o desenvolvimento do software podem ser linear, incremental ou iterativo.
( ) Modelo RAD (Rapid Application Development) propõe um ciclo de vida rápido de desenvolvimento, utilizando um processo incremental entre as etapas de modelagem e codificação durante um período de até 180 dias.
( ) O processo de software tem como meta entregar um produto de software de maneira eficiente, previsível e que corresponda às necessidades de negócio, conforme os requisitos estabelecidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PFLEEGER, Shari Lawrence. Engenharia de software, teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2004.
a)	V - F - V - V - F.
b)	F - V - V - F - V.
c)	V - V - F - F - V.
d)	V - V - V - F - V.
4.	Vários são os modelos utilizados para validar e fortalecer as etapas de desenvolvimento do software. Dentre as técnicas mais conhecidas, podemos destacar a prototipação, cujo objetivo principal é facilitar o entendimento e promover a visualização das interfaces ao usuário final. Sobre o modelo de prototipação, analise as sentenças a seguir:
I- Traz uma abordagem orientada à gestão de riscos ao invés de apenas orientar a documentação e a codificação.
II- Produz uma representação visual das funcionalidades que o sistema terá depois de pronto, permitindo ao usuário e à equipe de desenvolvimento avaliar as características antes que ele seja efetivamente implementado e entregue.
III- Desenvolve uma visão da sua interface e depois reaproveita as telas para configurar e programar o restante do produto de software.
IV- Possui um ciclo de vida clássico, em que todas as fases de desenvolvimento possuem início e fim bem definidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)	As sentenças I, III e IV estão corretas.
b)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
c)	As sentenças I e II estão corretas.
d)	As sentenças II e III estão corretas.
Segundo minhas pesquisar TODAS estavam corretas
5.	O papel da medição de software é quantificar alguns atributos de um produto ou de um processo de software. Comparando essas informações, é possível tirar conclusões sobre a qualidade do software. Possibilita ainda mensurar se mudanças organizacionais - adoção de novas ferramentas, metodologias, entre outros - estão sendo positivas ou não para os seus processos de desenvolvimento. Nesse caso, são feitas medições antes e depois da mudança, a fim de verificar se foi positiva ou não para a organização. Com relação à medição, analise as sentenças a seguir:
I- Uma métrica de software é a medição de um atributo (propriedades ou características) de uma determinada entidade (produto, processo ou recursos).
II- As métricas são adotadas para melhorar processos de gerenciamento da qualidade.
III- A partir do uso das métricas de software, uma empresa desenvolvedora de sistemas poderá entender e aperfeiçoar o processo de desenvolvimento, melhorar a gerência de projetos e o relacionamento com clientes.
IV- As métricas não servem para medir o custo monetário ou o esforço necessário para desenvolver e manter um sistema.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.semeru.com.br/blog/category/medicao-de-software/>. Acesso em: 14 ago. 2017.
a)	As sentenças III e IV estão corretas.
b)	As sentenças I, II e III estão corretas.
c)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
d)	As sentenças II e IV estão corretas.
6.	Padrões de projeto podem ser vistos como uma solução que já foi testada para um problema. Desta forma, um padrão de projeto geralmente descreve uma solução ou uma instância da solução que foi utilizada para resolver um problema específico. Padrões de projetos são soluções para problemas que alguém um dia teve e resolveu aplicando um modelo que foi documentado e que você pode adaptar integralmente ou de acordo com necessidade de sua solução. Considerando o conceito de padrão de projetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Padrões impõem um vocabulário comum a todos os envolvidos no desenvolvimento de aplicativos computacionais.
( ) Facilitam a construção de softwares confiáveis através de arquitetura validada e testada.
( ) Os padrões estão divididos em duas categorias: estrutural e comportamental.
( ) Padrões descrevem um projeto novo ou que ainda não foi validado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.macoratti.net/vb_pd1.htm>. Acesso em: 14 ago. 2017.
a)	V - F - V - F.
b)	V - V - V - F.
c)	F - V - F - V.
d)	V - V - F - F.
7.	Para determinar o tempo de desenvolvimento de um projeto, a fim de organizar cronograma, atividades e pessoas,
a engenharia de software dividiu o processo de desenvolvimento em quatro etapas fundamentais: iniciação, elaboração, construção e transição. A respeito destas etapas do projeto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fase de iniciação é responsável por definir o escopo do projeto.
( ) Na fase de elaboração, a atenção é voltada para o processo de análise.
( ) A fase de construção envolve o desenvolvimento e a homologação do projeto.
( ) Na fase de transição ocorre a homologação e posteriormente transferência do projeto para o usuário final.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	V - F - F - V.
b)	V - V - F - F.
c)	V - V - F - V.
d)	F - V - F - V.
8.	A Análise de Requisitos ou Engenharia de Requisitos é um aspecto importante no Gerenciamento de Projetos, é a responsável por coletar dados indispensáveis, necessários, exigências de que o usuário necessite para solucionar um problema e alcançar seus objetivos, assim como determinar as expectativas de um usuário para determinado produto. Sobre os requisitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Requisitos não funcionais envolvem as regras de negócio.
( ) Requisitos funcionais descrevem os aspectos tecnológicos do sistema.
( ) Requisito é uma importante documentação acerca do software que será desenvolvido e contempla regras específicas que deverão ser obedecidas na execução de cada atividade.
( ) A engenharia de requisitos tem sua aplicação após a definição do escopo do sistema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.infoescola.com/engenharia-de-software/analise-de-requisitos/>. Acesso em: 14 ago. 2017.
a)	F - V - V - F.
b)	V - V - F - V.
c)	V - V - V - F.
d)	V - F - V - F.
9.	A etapa mais crítica no desenvolvimento de aplicativos computacionais compreende a fase de entendimento das necessidades das partes interessadas no projeto. Esta fase contempla o entendimento do negócio, suas restrições, bem como o fluxo das informações. Falhas nesta etapa comprometem todo o projeto, considerando principalmente o cronograma e o custo. Assinale a alternativa CORRETA que identifica o processo descrito:
a)	Definição do Escopo.
b)	Engenharia de Requisitos.
c)	Validação dos Requisitos.
d)	Termo de Abertura do Projeto.
10.	O papel da medição de software é quantificar alguns atributos de um produto ou de um processo de software. Comparando essas informações, é possível tirar conclusões sobre a qualidade do software. Possibilita ainda mensurar se mudanças organizacionais - adoção de novas ferramentas, metodologias dentre outros - estão sendo positivas ou não para os seus processos de desenvolvimento. Nesse caso, são feitas medições antes e depois da mudança, a fim de verificar se foi positiva ou não para a organização. Com relação ao encapsulamento, analise as sentenças a seguir:
I- O encapsulamento separa o programa em partes isoladas.
II- O encapsulamento é uma prática para proteger atributos do objeto de alterações indevidas.
III- O encapsulamento protege variáveis importantes que precisam ser controladas dentro de uma classe.
IV- O encapsulamento define o tamanho do código-fonte.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
b)	As sentenças I, II e III estão corretas.
c)	As sentenças III e IV estão corretas.
d)	As sentenças II e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais