Buscar

Direito Constitucional

Prévia do material em texto

Direito Constitucional
Constituição quanto ao conteúdo pode ser material ou formal.
Material: Usualmente, a doutrina emprega a expressão ”regras materialmente constitucionais” para designar as normas que tratam de questões fundamentais e integram a constituição.
Titularidade do poder segundo a CF/88 é do povo e o Exercício é dos representantes eleitos pelo povo.
ADCT Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
PODER CONSTITUINTE
Pg 19, esquema:
Qual a diferença entre poder constituinte originário e decorrente: é de criar a constituição federal (originário) e decorrente é de instituir as constituições estaduais (questão de prova)
Disserte sobre a diferença entre poder constituinte originário e poder constituinte derivado decorrente:
05 de outubro de 1988 promulgada a constituição federal, e foi dado prazo de um ano para que fossem criadas as constituições estaduais. E os municípios tem seis meses à partir da const. Estadual 6 meses para criar as leis orgânicas. Previsto no art. 11 das ADCT. Utiliza-se o princípio da simetria para criar as normas após CF, todas devem estar em consonância.
PCDReformador: Limitações ao poder de reforma (emendas)Art. 60 CF
Limitação circunstancial: Art
. 60 §1º, estado de defesa (art. 136), de sítio (art. 137 a 139), intervenção federal (art. 34 a 36)
Assinale vou f, no caso de intervenção estadual não é possível emendar a constituição federal(F)
 Limitação Material: Art. 60 § 4º, que tente abolir: Incisos; I- forma federativa do estado, II- voto direto, secreto, universal e periódico, III- separação dos poderes, IV- os direitos e garantias individuais.
Limitação Formal: Art. 60 caput, incisos I, II, III; art. 60 §2º, §3º, §5º
Assinale a(s) diferença(s) entre poder constituinte derivado reformador e revisor: o PCDReformador previu 3 limitações: circunstância, matéria e forma; não há limitação temporal qto as limitações. Não há limites de tempo para que o PCDReformador possa propor uma emenda. PCDRevisor há limitação temporal, art 3º ADCT. Poder reformador =CF e Revisor = ADCT. Revisor sessão unicameral, reformador sessão bicameral. 
Poder Constituinte Derivado Decorrente: Art. 11 ADCTum ano após promulgação da CF deve ser promulgada as CEstaduais (05/10/1989)seis meses depois das CE deve-se promulgar as leis orgânicas (05/04/1990).
OBS: Previsão do ADCT (entendimento do STF) só fala em lei orgânica do Distrito Federal, e não dos demais municípios. 
PS: Exige que os Estados membros elaborem novas constituições estaduais. É a expressão da autonomia que norteia a forma federativa do Estado (Art. 60 §4º, inciso I). É poder derivado, subordinado e condicionado às normas federais de pré-ordenação dentro do princípio da simetria constitucional. Há alguns dispositivos que são de repetição obrigatória, outros facultativos, bem como há alguns dispositivos que são de vedação no que tange a constituição do Estado.
Poder Constituinte (originário): criador do Estado jurídico quando se dissolve tem o poder constituído derivado
Se estado não previsse no preâmbulo “sob a proteção de Deus” estaria errado: foi levado a constituição do acre ao STF tendo em vista que não havia constado este trecho do ==preâmbulo em sua constituição estadual. O STF disse que não era necessário, porém mesmo assim hj em dia passou a usar este trecho.
Pode ser dividido em:
Poder constituinte originário: Histórico e Revolucionário. Tem a precípua finalidade de criar a CF. Está acima do poder derivado.
Poder constituinte derivado:
Reformador(+ importante p prova)
Decorrente
Revisor ou De Revisão
PS: Para o STF, a forma federativa de Estado é considerada um princípio intangível desde a nossa constituição republicana de 1891 (voto do ministro Sepúlvera Pertence). O objetivo principal é impedir que haja uma redução significativa na autonomia dos entes federativos. Ex: ADI 939/DF- Princípio da Imunidade Tributária Recíproca, art. 150, VI, a POR SER DECORRENTE DA FORMA FEDERATIVA DO ESTADO. São cláusulas pétreas os direitos e garantias fundamentais, art. 60, §4º, IV, como exemplo podemos citar o artigo 5º da CF/88. 
PEC Proposta de Emenda Constitucional
Para proposta é Necessário 1/3 do congresso OU do Senado e;
Para aprovação é Necessário 3/5 do Congresso OU do Senado
Nº de Deputados total: 513 1/3= 171
Nº de Senadores total: 81 1/3 = 27
Presidente da República não aprova Pec, somente quem aprova são aprovadas nas 2 casas do congresso, em 2 turnos com 3/5 dos votos. Deputados: 513=3/5=308; senadores: 81= 3/5= 49. Presidente não sanciona PEC.
Proposta por mais da metade das assembléias das UF, com maioria de votos em cada uma delas. 26 UF mais DF. Necessário 14 assembléias no mínimo.
“Sessão Legislativa é o período em que o congresso nacional se reúne anualmente, compreendido entre os dias 2 de fevereiro à 17 de julho e de 1 de agosto à 22 de dezembro (art. 57 da CF/88).
Cada sessão legislativa é composta de 2 períodos legislativos, sendo 1 em cada semestre, que são intercalados pelos recessos parlamentares.
Legislatura é o período de 4 em 4 anos em que o congresso nacional executa as suas atividades, compreendendo 4 sessões legislativas ordinárias ou 8 períodos legislativos (art. 44 da CF/88).”
(DES)CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
1967 José Afonso da Silva criou esta teoria dividida em 3 partes:
Norma de Eficácia Plena: Aplicabilidade direta, imediata, integral. Não necessita de norma infraconstitucional. Ex: art. 1º, 2º, 4º da CF.
Norma de Eficácia Contida: Aplicabilidade direta, imediata, não-integral. Pode ser complementada por Lei infraconstitucional. Ex: art 5º, XIII da CF.
Norma de Eficácia Limitada: Aplicabilidade indireta, mediata, reduzida. Deve ter lei infraconstitucional para complementação.
ADINAção direta de inconstitucionalidade
ADO art 103§2º Adin por omissão
MI: mandado de injunção
Na norma constitucional de eficácia plena pode-se afirmar:
 Já estão aptas a produção dos seus efeitos; 
Não dependem de norma regulamentadora; 
Não preveem a possibilidade de restrições. Ex: art. 1º, 2º, 4º, 5º I, II, III.
É auto-executável.
As normas constitucionais de eficácia contida:
Já estão aptas a produção dos seus efeitos;
Não dependem de norma regulamentadora;
Preveem expressamente a possibilidade de restrições legais; Ex: art. 5º, VIII, XII, XIII,LVIII, LX;
As normas constitucionais de eficácia limitada:
Não estão aptas a plena produção de efeitos;
Dependem de norma regulamentadora;
Ex: Art. 5º; XXVIII, XXIX, XXXII
Art.7º; I, IV, XX, XXVII; Art 37, VII; Art. 40§4º
AS NORMAS DE EFICÁCIA LIMITADA TERÃO 2 DIVISÕES CHAMADAS DE NORMAS LIMITADAS DE INSTITUTO ORGANIZATIVOS OU NORMAS PROGRAMÁTICAS
AS NORMAS LIMITADAS SÃO: 
DEFINIDORAS DE PRINCÍPIO INSTITUTIVO OU ORGANIZATIVO: traçam esquemas gerais de estruturação e atribuições de órgãos ou entidades ou institutos, para que o legislador os estruture em definitivo mediante lei. Ex: Art. 18 §2º/ art. 33/ art. 90 §2/ art. 912º/ art. 113/ art. 134 1º
NORMAS CONSTITUCIONAIS DEFINIDORAS DE PRINCÍPIOS PROGRAMÁTICOS: traçam princípios a serem cumpridos pelos poderes executivo, legislativo e judiciário e pela administração pública com programas das respectivas atividades, visando a realização dos fins sociais do Estado. Ex: Art.196/ art.205/art.215. As ações sociais que são de obrigação do Estado, ex: educação, saúde.
NORMAS DE EFICÁCIA LIMITADA:
 APLICABILIDADE INDIRETA, MEDIATA E REDUZIDA
FALTA DE NORMA REGULAMENTADORA
GERAM 2 INSTRUMENTOS:
Mandado de Injunção:
Controle difuso de constitucionalidade
Art. 5º, LXXI da CF
LA: legitimado ativo qualquer pessoa
Forma de triângulo: acima fica STJ,TJ,STF; a esquerda fica legitimado ativo que é inter partes (uma parte pode); a direito fica legitimado passivo que é o legislador
Ação Direta de Inconstitucionalidade:
Por omissão (ADIN por omissão ou ADO)
Art. 103, §2 da CF controle concentrado de constitucionalidade
Efeitos erga omnes para todos
Losango: acima o STF; a esquerda o LA (art. 103,I a IX) CF; a direito oLP que é o legislador e abaixo o procurador geral da república
ART. 103,§1º CF
Podendo passar a pentágono que inclui o “amicus curiae”
PAG 14 ATÉ A PÁG 30 DA APOSTILA PARA PROVA... SOMANDO O CADERNO SOMADO AOS EXERCÍCIOS +CF+VÍDEOS+DESENHOS
Ver norma de eficácia plena e limitada programática.

Continue navegando