Buscar

Questionário Filme Princesas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Oficina de leitura, interpretação e redação TURMA: 822
PROFESSORA: GISELE REINALDO ALUNO(A): Débora da Silva Souza / 2015200896
	
Questionário sobre o filme Princesas (2005) – Atividade Prática Supervisionada 2018-01
Após assistir ao filme Princesas (2005), assim como participar do debate coletivo ocorrido em sala a respeito de sua temática, responda o questionário abaixo, seguindo o padrão culto da língua portuguesa:
No filme Princesas (2005), está clara a realidade de vida dura experimentada pela personagens. No entanto, é possível identificar que poesia e realidade se mesclam no filme. Aponte duas cenas em que as personagens experimentem situações de beleza simbólica/poética na vida e não exclusivamente sofrimentos e maus tratos.
Em determinado momento do filme, as duas personagens principais saem para se divertir durante a noite, ao término são acompanhadas por dois rapazes, uma pergunta para a outra se estão a trabalho, no entanto a resposta é: “Não hoje somos princesas! ”. Outro momento de beleza simbólica que podemos destacar é quando a personagem Caye, é convidada para jantar por Manuel, sendo tratada como uma dama, nele ela enxerga uma possibilidade de uma vida “normal”.
Por que o título Princesas (2005)? Qual é a sua importância para o entendimento do filme?
O título se refere ao sonho das protagonistas em sair da vida que levam, elas não duvidam que possam sair dessa situação e se tornarem princesas. E enquanto aguardam o príncipe que nunca aparecerá montado no seu cavalo branco, elas dependem uma da outra para alimentar seus sonhos, o que dá importância para o entendimento do filme.
Há uma cena em que a personagem Caye se vê obrigada a fazer um “favor sexual” a um cliente no banheiro de um restaurante enquanto o parceiro de quem ela gostava a aguardava na mesa. Por que você acredita que ela se submeteu à situação – por dinheiro, por medo ou por ambos? Justifique sua resposta.
Nesta cena em que a personagem se vê obrigada a realizar tal coisa, a personagem foi praticamente abusada, naquela situação claramente percebe-se que ela estava coagida, porém em um determinado momento, ela durante o ato, mesmo chorando pega o dinheiro na pia, ou seja, cobra aquele “favor sexual”, então ela se submeteu primeiramente por medo, e depois pelo dinheiro.
O som ensurdecedor do telefone celular de ambas as personagens é recorrente no filme. Qual é a sua relevância no contexto simbólico da trama?
O som do telefone simboliza, aquela realidade estampada e escancarada, mas que as pessoas, muitas vezes até a família e pessoas próximas, não querem ver. 
O cenário do salão de beleza é bastante explorado no filme. Por quê? 
O salão de beleza divide duas realidades: Das prostitutas ilegais e as do próprio país. Dentro do salão estão as profissionais do sexo que passam o tempo no salão de cabeleireiro reclamando das colegas imigrantes, que cobram barato e roubam seus clientes. Enquanto isso, as prostitutas do lado de fora, ficam expostas, são ilegais, sofrem bem mais do que as de dentro.
Qual é o desfecho do filme para Caye e Zulema? 
A personagem de Zulema contrai uma doença e decide voltar para a familia na República Dominicana, Caye dá um envelope com o dinheiro que arrecadou para fazer o implante para Zulema e pede que ela “seja feliz” e que se lembre dela. Caye conta a verdade da realidade de Zulema para a familia dela, deixando claro que até aquele dia esteve com Zulema, o telefone de Caye toca, enquanto a família estava perplexa, e Caye pede para a mãe, que ainda está sem reação, atenda.

Outros materiais