Buscar

Resumo de Sistema Cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA CARDIOVASCULAR.
Conceitos e funções.
O Sistema circulatório é um sistema fechado responsável por distribuir nutrientes e coletar resíduos por todo o organismo, mantendo a temperatura corporal e a homeostasia (equilíbrio do organismo). Eles transportam também hormônios e gases da respiração, levam ATP e O2 para os demais tecidos, retirando deles os resíduos orgânicos das suas reações celulares como ureia e CO2. Também auxilia no controle do pH e da quantidade de água no sangue. 
Divisão:
O sistema cardiovascular é dividido em três partes principais: coração, sangue e vasos sanguíneos. O coração é como uma bomba que impulsiona o sangue por todo o corpo a fim de nutrir os tecidos; o sangue é um tecido conjuntivo liquido, por onde escoa as moléculas de O2, glicose, nutrientes e resíduos orgânicos; os vasos sanguíneos são os locais por onde o sangue percorre, eles envolvem os demais órgãos e tecidos do corpo, para haver trovas entre tecidos e o sangue.
Tipos de vasos:
O sangue é um tecido conjuntivo líquido, que atua no transporte de substancias regulação do pH, nível de água dentro das células e temperatura corporal. Ele é constituído pelo plasma(a parte liquida) e os elementos figurados, que são as células e fragmentos de células presentes no sangue. Os elementos figurados são:
*Leucócitos ou glóbulos brancos: são células nucleadas que garantem a proteção contra agentes externos de qualquer natureza.
*Eritrócitos ou glóbulos vermelhos: são as células anucleadas na forma de discos bicôncavos. Eles contêm hemoglobina, uma proteína que carrega oxigênio e dióxido de carbono.
*Trombócitos ou plaquetas: são fragmentos discoides de células, e atua na coagulação, interrompendo a perda do fluxo de sangue através de vasos sanguíneos danificados.
Os vasos sanguíneos podem ser divididos em três tipos principais:
*Artérias: são os vasos que saem do coração, transportando o sangue para todo o corpo. As artérias são vasos de maior calibre, e possuem uma maior elasticidade, devido à pressão que elas têm que suportar. A pressão sanguínea nas artérias é mais interna, por isso o fluxo de sangue nelas é mais rápido e pulsátil. Exemplos: Artéria Aorta, Artérias pulmonares, Artérias Carótidas, Artéria femoral... Em grandes artérias como a Aorta, Carótida e grandes artérias do pescoço e do tórax, existem receptores sensoriais sensíveis à pressão sanguínea, os chamados barorreceptores. Eles enviam impulsos nervosos para o centro cardiovascular (no bulbo) para ajudar a regular a pressão arterial. Os mais importantes são os reflexos do seio carótido e Aórtico. Aliados aos barorreceptores, temos também os quimiorreceptores, que medem a concentração de substancias como O2, H+ e CO2 na corrente sanguínea.
*Veias: são os vasos que chegam ao coração, recolhendo o sangue dos pulmões e do corpo e trazendo-o de volta para ser novamente bombeado. As veias possuem um menor calibre e menor elasticidade (comparado com as artérias), pois não recebem toda a pressão faz contrações do coração. Sendo assim, o fluxo sanguíneo em seus interiores é menor e mais lento. Mas as veias, principalmente as que fazem parte dos membros, possuem válvulas em seu interior, para impedir que o sangue retorne ou fique parado. Alguns exemplos de veias: Veia Cava, Veia Pulmonar, Veia Safenas, Veia Magna e Veia Jugular.
O retorno venoso é o volume de sangue que flui de volta pelas veias sistêmicas e ocorre graças á pressão gerada pelas contrações do VE. A incompetência ou vazamento da valva tricúspide é uma das causas do aumento da pressão no AD, que deixa o sangue voltar quando os ventrículos contraem. Isso gera a redução do retorno venosoe o acúmulo de sangue do lado venoso da circulação maior. O débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeada por cada ventrículo em um minuto e ele pode aumentar acentuadamente para adequar se as exigências do corpo.
*Capilares: os capilares são os vasos de troca que ligam as veias as artérias; são vasos muito finos, onde as hemácias do sangue atravessam em fila única; nos capilares ocorre também a troca de gases e substancias.
Nem todas as veias carregam sangue venoso, e nem todas as artérias carregam sangue arterial, exemplo disso são as veias pulmonares e artérias pulmonares. 
A parede de um vaso sanguíneo consiste em três camadas, ou túnicas:
*Túnica intima: um revestimento interno também conhecido como endotélio. Esse tecido vem sendo estudado há mais de 40 anos por Furchgott e seus colaboradores, e descobriram que a túnica intima da aorta libera uma substancia que causa vasodilatação, posteriormente essa substancia foi reconhecida como óxido nítrico. Com esse trabalho foi observado que um tecido sem endotélio tratado com acetil colina sofre vasoconstrição, porém um tecido com endotélio libera óxido nítrico para relaxar a musculatura lisa.
*Túnica média: Um revestimento médio de tecido conjuntivo elástico e musculo liso. Importante na regulação da PA das artérias periféricas e está envolvida na modulação do retorno venoso nas veias.
*Túnica externa: um revestimento externo de tecido constituído por fibras elásticas e colágeno.
A regulação do coração pelo sistema nervoso acontece no centro cardiovascular, no bulbo. Ele controla o fluxo sanguíneo de acordo com a necessidade do individuo (aumentando ou diminuindo a frequência dos impulsos nervosos nos ramos simpáticos e parassimpáticos da divisão autônoma do sistema nervoso (DASN)). Os nervos aceleradores cardíacos (simpáticos) e da contratilidade dos átrios e ventrículos. Os nervos vagos (parassimpáticos) causam diminuição da frequência cardíaca.
Circulação pulmonar e sistêmica.
A circulação corporal pode ser dividida em:
*Circulação pulmonar ou menor: o sangue venoso sai do ventrículo direito e vai para o pulmão através da artéria pulmonar, no pulmão ele será oxigenado e voltará para o coração pelas veias pulmonares e entrará no átrio esquerdo.
*Circulação sistêmica ou maior: o sangue arterial sai pela artéria aorta e leva para o corpo. Depois de nutrir todos os órgãos e tecidos esse sangue retorna para o átrio direito através das veias cavas.
Basicamente o lado esquerdo do coração possui sangue arterial e é responsável pela circulação maior, por esse fato o ventrículo esquerdo é mais hipertrofiado se comparado ao ventrículo direito e o lado direito, possui sangue venoso e é responsável pela circulação menor.
Pulmão- veias pulmonares- átrio esquerdo- ventrículo esquerdo- artérias aórticas- corpo – veias cavas- átrio direito – ventrículo direito – pulmões. 
Anatomia e fisiologia do coração:
O coração é constituído por músculo estriado cardíaco, que possui ainda algumas subdivisões: pericárdio, miocárdio e endocárdio. O pericárdio 	é novamente subdividido em fibroso e seroso, sendo que o último ainda é separado em visceral e parietal. O pericárdio fibroso e seroso parietal estão intimamente unidos formando uma espécie de envoltório do coração, que serve para fixa – lo no mediastino e impedir o seu estiramento excessivo. O pericárdio seroso visceral, também chamado de epicárdio, se liga ao miocárdio e forma uma cavidade entre os dois folhetos de pericárdio seroso, chamada cavidade do pericárdio, na qual existe o liquido pericárdio em seu interior, para evitar o atrito durante os batimentos cardíacos.
O miocárdio consiste na maior parte do musculo cardíaco, responsável pelo bombeamento do sangue, enquanto o endocárdio forma o revestimento interno das câmaras e das valvas atrioventriculares. No interior das paredes dos átrios e ventrículos encontramos feixes de fibras musculares, conhecidos com trabéculas cárneas. Elas formam ventrículos e aumentam o volume dos mesmos, e os músculos Papilares, que através das cordas tendíneas controlam a abertura das valvas atrioventriculares.
Também são encontradas valvas, um conjunto de válvulas que impedem a regressão do sangue durante a diástole (relaxamento) cardíaca. São dois tipos principais: as atrioventriculares e as semilunares.
*Atrioventriculares: no lado direito fica a válvula tricúspidee no lado esquerdo a bicúspide ou mitral. A falência dessas válvulas causam edemas, no caso da mitral, edemas pulmonares e da tricúspide, edemas nos membros inferiores.
*Semilunares: As válvulas semilunares incluem a semilunar pulmonar e a semilunar aórtica.
A primeira se localiza entre o ventrículo direito e a artéria tronco pulmonar. Já a semilunar aórtica se situa entre o ventrículo esquerdo e a artéria aorta.
Esqueleto cardíaco: É uma massa contínua de tecido conjuntivo fibroso que circunda os óstios atrioventriculares e os óstios do tronco pulmonar e da aorta. Neles se inserem as valvas e os orifícios atrioventriculares e dos orifícios arteriais, além de camadas musculares.
O coração possui quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos; essas cavidades são separadas internamente pelos septos Interatrial e Interventriculares externamente por depressões, o sulco coronário, que separa os átrios dos ventrículos, e interventricular dividido em posterior e anterior. As paredes dos ventrículos são mais fortes, pois eles que impulsionam o sangue para fora do coração.
O coração possui seu próprio sistema de alimentação, constituído pela circulação coronária (CC) e o complexo estimulante (CE) A CC é constituída pelo conjunto de artérias e veias coronárias, que nutrem o coração e carregam os seus resíduos celulares. Já o CE é composto por uma rede de fibras musculares cardíacas especializadas, chamadas de fibras autorrítmicas. Elas geram choques elétricos, que controlam os batimentos cardíacos. O CE começa nas duas células de marca passo, o impulso elétrico pelos feixes de HIS, fascículos atrioventriculares onde o potencial de ação é propagado dos átrios para os ventrículos e depois para as fibras de Purkinje, os ramos subendocárdicos que conduzem o potencial de ação para o restante do miocárdio ventricular.
O sistema condutor do coração tem como base células cardíacas que geram impulsos espontaneamente que determinam as contrações cardíacas. Outras células especializadas conduzem esses impulsos cardíacos. Tais impulsos são os potenciais de ação que se transmitem de célula a célula por meios de discos intercalares, também conhecidos como “gap junctivos” Esse sistema de coordenação coordena a frequência de batimentos do coração.
	Em relação à atividade elétrica do coração ela é representada pelo eletrocardiograma, que tem como base o triangulo de Einthoven. Nesse esquema existem ondas que correspondem ao estado elétrico do coração, são ondas PQRS e T. A primeira representa a despolarização dos átrios. O conjunto de ondas QRS corresponde ao complexo QRS, esse conjunto de ondas representa a repolarização dos átrios e despolarização dos ventrículos. Já a onda T corresponde a repolarização dos ventrículos.
	Um sistema que atua em conjuntos com o sistema cardiovascular é o linfático. Ele é formado pela linfa, vasos linfáticos e órgãos que contêm tecidos linfáticos, e auxiliam na drenagem de líquidos, absorção e transporte de lipídios e na imunização.
	Os vasos linfáticos drenam os líquidos intersticiais que ficam ao redor de células e tecidos, recolhendo-os e jogando novamente na corrente sanguínea, transportam lipídios e vitaminas lipossolúveis absorvidos pelo trato gastrointestinal e participam das respostas imunes.
	Os órgãos linfáticos são: medula óssea vermelha, timo, linfonodos, baço , nódulos linfáticos e medula dos gânglios linfáticos (gânglios linfáticos: cervicais, axiais, inguinais, branquiais, por exemplo).

Outros materiais