Buscar

av1 comunicação e marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)
"Criar produtos e serviços que enalteçam a beleza e promovam o bem-estar das pessoas; traduzindo essa intenção em valores percebidos pelos clientes, para conquistar a sua fidelidade e assegurar o crescimento e a rentabilidade do negócio." (O Boticário) 
Esta citação pode ser entendida como que etapa do Planejamento Estratégico de uma empresa:
A) Missão 
B) Visão 
C) Valores 
D) Nenhuma das alternativas é correta 
E) As alternativas 1 e 3 são corretas 
2) 
O planejamento faz parte do processo de marketing, dando base à sua realização. Neste sentido, podemos afirmar que todo negócio tem como função oferecer valor ao mercado e realizar um lucro em função disso. Processo de entrega de valor é uma das principais funções do marketing, pois criar valor envolve conhecer o consumidor, ou seja, saber o que ele valoriza, e oferecer a ele um produto que possua essas características. Essa tarefa é particularmente mais árdua em ambientes de grande competição e complexidade, como é o caso de nossos mercados atuais. Kotler (2000) fala em uma sequência de entrega de valor que possui o marketing inserido desde seu início. 
Esta sequência possui três etapas. Quais são elas?
A) Consciência, Compreensão, Ação
B) Seleção de valor, Entrega de valor e Ação
C) Seleção de valor, Consciência, Compreensão
D) Seleção de valor, Entrega de valor e Compreensão
E) Seleção de valor, Entrega de valor, Comunicação do valor. 
3) 
(ENADE 2012) O fator principal do sucesso do merchandising é a compra por impulso, isto é, a decisão da compra e da marca no ponto de venda. O impulso de compra (ou compra por impulso) é uma atitude comportamental adotada por qualquer indivíduo diante de determinados produtos, no momento de decidir pela compra. As ações realizadas no ponto de venda, por fim, estimularão esse impulso final de compra, induzindo o consumidor a preferir a marca que estiver melhor exposta e que o tenha estimulado mais. 
COSTA, A. R.; CRESCITELLI, E. Marketing promocional para mercados competitivos
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir. 
I. A atitude comportamental de compra por impulso vem aumentando devido unicamente ao pouco tempo de que dispõem as pessoas para realizar suas compras. 
II. A proliferação de mensagens comerciais e o grande número de marcas e produtos potencializam as compras por impulso. 
III. As compras por impulso justificam a ênfase que as marcas atribuem à exposição dos seus produtos no ponto de venda. 
É correto o que se afirma em:
A) Apenas a afirmação I está correta 
B) Apenas a afirmação II está correta 
C) As afirmações I e III estão corretas
D) As afirmações II e III estão corretas
E) Todas as afirmações estão corretas 
4) Aumentar a percepção de valor e satisfazer as necessidades do consumidor são as principais tarefas do marketing. Como uma empresa pode aumentar a percepção de valor sobre seus produtos? Dê ao menos um exemplo de aumento de valor e elevação da satisfação do consumidor de uma determinada marca?
5)
A Coca Cola, maior fabricante mundial de refrigerantes elegeu o Brasil como "laboratório" para o lançamento de um novo • produto: refrigerante sabor Açaí. Mesmo liderando o mercado brasileiro em todos os segmentos do setor a empresa "não pode errar" e, para tanto, resolveu ouvir os consumidores para um melhor desenvolvimento do produto. A empresa é reconhecida por sua qualidade, excelente distribuição de produtos e comunicação com seu público, entretanto, vem decaindo em vendas em função da agressividade da concorrência, diminuição do público-alvo da marca (jovens) e da diminuição do mercado de refrigerantes, especialmente nas classes A e B. Por outro lado o aquecimento da economia brasileira e o aumento da classe C com acesso a novos produtos têm trazido melhores expectativas à marca. Também foram detectados na empresa a falta de novos produtos e o não atendimento às novas exigências do mercado, especialmente em relação a produtos mais naturais. 
Com base nas informações acima elabore uma Matriz SWOT para o novo refrigerante da Coca Cola.

Outros materiais