Buscar

Valores na Empresa: Confiança, Disciplina, Espiritualidade, Honestidade e Liberdade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
VALORES A SEREM CULTIVADOS PELA PESSOA NA EMPRESA
*
*
*
A confiança
*
*
*
A confiança é um ato inteligência a mando da vontade a qual a mensagem torna-se verdadeira ela é a base do relacionamento humano, começa nas amizades, casamentos, família e estendem-se por toda a sociedade. Dentro de uma organização a confiança tem que estar presente pois no meio de tantas informações fragmentadas ela é uma fonte de conhecimento que deve ser respeitada.
*
*
*
A confiança espelha a humilde em que cada um reconhece os próprios limites e revela que em vez de construir muros, constrói pontes com os outros, ouvir, tolerar, ajudar e ser ajudado é primordial entre chefes e empregados, fornecedores e clientes. Enfim a confiança é uma atitude que aceita a lealdade, sinceridade, fraqueza, integridade e bondade como valores existentes no ser humano e não apenas em uma atividade profissional, mas em sua própria vida. 
*
*
*
A disciplina
*
*
*
A disciplina é a forma pela qual os membros de um grupo se comportam de acordo com as normas preestabelecidas. A disciplina é social porque tem ressonâncias no conjunto humano que constitui uma empresa e por outro lado, ela é individual porque interessa a cada pessoa como parte de um todo. A disciplina faz parte das regras do jogo de uma convivência humana. 
*
*
*
Ela é considerada um processo dinâmico que é alimentado por duas fontes. De um lado as fontes externas, que provem da própria organização enquanto estabelece normas claras, estabelece procedimentos de verificação do comportamento e de medidas a serem tomadas, seria muito importante para uma organização que tudo isso fosse discutido periodicamente.
*
*
*
De outro lado, a fonte mais forte é a autodisciplina pela qual a própria pessoa se impõe, nas formas de agir a fim de adequar-se conscientemente aos padrões da empresa, como alias em qualquer situação de vida.
A disciplina tem que ser aceita como um meio para que sejam alcançados valores maiores que no caso da empresa seriam a eficiência no trabalho, a satisfação em render e produzir, a harmonia de vida entre os seres humanos.
*
*
*
A espiritualidade
*
*
*
É a crença de que a vida humana não se explica e não se encerra somente em realidade material, é mostrada pelo desejo de que o homem tem de transcender, de querer mais, a pessoa vive à procura de explicações além da tradição, filosofia, ciência em questões básicas como: o que é a vida? O que é o amor? Vale a pena viver esses dilemas éticos? O que ocorre após a morte? Existem seres imateriais ou um ser supremo?.
Foram feitas essas perguntas a milênios, muitas respostas foram propostas e muitas não. Mesmo se tiver respostas aceitas, continua a procura de uma resposta no fundo de uma luz.
*
*
*
A palavra espiritualidade sugere religião, uma forma de resposta aos apelos vindos de dentro da mente humana, nenhuma religião satisfaz plenamente o ser humano, vista por algo que vem de fora com imposições, a religião é um meio de se chegar a Deus, a si mesma, aos outros e ao mundo.
O ser humano enquanto trabalha não deixa de ser espiritual, mais essa espiritualidade é uma forte motivação de seus valores, a ausência desta espiritualidade poderá enfraquecê-lo.
*
*
*
A espiritualidade faz perceber que cada um saia de seu pequeno mundo. Deve se abrir para sua família, amigos, para a natureza e o universo. A vida passa e fica o que foi cultivado de bom. Com isso as pessoas tem forças para vencer as incompreensões, e estará bem com eu interior que é muito importante. 
*
*
*
A honestidade 
*
*
*
É a qualidade ou atributo ligado à probidade, honradez, pureza e à decência, portanto é um apreço ou estima das boas ações, cumprido e alimentado por um ideal moral.
Deve-se ter uma firmeza e propósito assumido de si mesmo, decide por seus atos sem ter meio termo entre o medo.
*
*
*
A pessoa em uma empresa ela se manifesta honesta quando age por si mesmo, sem ir pelos outros, ela cumpre seu horário, não se corrompe por propinas, mesmo que os outros não sejam assim. Ser honesto é uma questão de “ser ou não ser”, uma pessoa com dignidade a si ou aos outros. Exige que lute em prol de valores, perdendo muitas vezes ocasiões de enriquecimento fácil e ilícito e para isso exige sacrifícios e perdas de chances para outras pessoas. O honesto tem a maior riqueza que é ter a paz de consciência.
*
*
*
A liberdade
*
*
*
Pode ser entendido num sentido meramente físico, fazer ou deixa de fazer alguma coisa. Os exemplos como: decidir trabalhar após o horário para completar uma tarefa, capacidade de escolher os melhores meios para a própria realização como pessoa.
Liberdade não é eximir-se de coisas como horário, esforço, relacionamentos e etc. Não é fazer o que quer, mas o que deve em função de realizar-se como ser humano.
*
*
*
A liberdade desta maneira é uma construção coletiva que deve existir uma rede de relações, que se preocupa com a realização do outro ser humano, O ser humano individual ou coletivo (como uma empresa) deve fazer suas normas para conscientemente todos crescerem em dignidade e felicidade.
*
*
*
A responsabilidade
*
*
*
“Liberdade significa responsabilidade, é por isso que tanta gente tem medo dela” (Bernard Shaw).
Ser responsável é responder pelos seus atos assumindo as conseqüências de suas escolhas, mesmo com dificuldades. A responsabilidade faz com que a pessoa perceba que quando ela escolhe algo, ela se limitou, mas pode ser através dessa limitação que está sua realização. 
*
*
*
A responsabilidade é a construção da liberdade, ela tem como base a coragem, lealdade e transparência. Com sua dinâmica a responsabilidade impõe cuidado, pois, dentro de uma empresa, as pessoas tem uma necessidade de saberem tudo o que diz respeito ao seu desempenho, de suas funções, e é com responsabilidade que vão desempenhar o seu trabalho, tentando dar o máximo de si, mas tendo suas limitações. Dentro da empresa, deve se verificar se “a responsabilidade é a ferramenta necessárias para atingir a grandeza humana” (Winston Churchill).
*
*
*
A solidariedade
*
*
*
Solidariedade significa “dar a quem está só”. A cada momento em que uma pessoa estende a mão à outra e favorece-lhe algum bem, manifesta-se ali a solidariedade.
Ela brota da percepção de que o mal do outro que está só não pertence só a ele, mas a um grupo.
*
*
*
Inclusive ela mostra que, enquanto o outro está mal, eu também estou, é como um órgão do corpo que sofre faz com que todo o corpo sofra.
A solidariedade se manifesta em dar alimentos, em socorrer vitimas de acidentes, como catástrofes da natureza ou do próprio homem. Solidariedade numa empresa é plenamente viável quando há o interesse pelo outro como verdadeiro ser humano.
*
*
*
O respeito
*
*
*
O respeito entende-se o empenho em reconhecer em si mesmo e nos outros uma dignidade.
Através do respeito é que prestamos atenção em outro ser humano, com suas demandas e suas características, percebendo realmente seus valores. Com as diferenças de cada ser humano, é que temos valores e riquezas, pois somente assim, é que sabemos respeitar as devidas indiferenças, tanto de raça, cor, credo e também nos cargos empresariais.
*
*
*
Como diz John Gardner: “Se respeitar às pessoas como elas são, você pode ser mais eficaz, ajudando-as a se aperfeiçoarem”. 
*
*
*
A Veracidade 
*
*
*
A veracidade brota da sinceridade interior da pessoa. Ela não se refere apenas as palavras, a escrita, a gestos, símbolos e comportamentos que impliquem na comunicação, ela mantém o respeito entre as pessoas e não perturba a ordem social.
*
*
*
A veracidade é importante na empresa, pois ela evita atitudes negativas, entre os colegas, como falos testemunho, perjúrio. Como é vergonhoso num ambiente de trabalho a inveja, a concorrência desleal que pisam na verdade para alcançar
determinados cargos, como é triste o “puxa-saquismo” em uma empresa na qual é excluída a verdade e toma lugar a bajulação que confirmam os outros nos seus erros e males para obter vantagens. 
*
*
*
Mas para esse tipo de comportamento vários pensamentos bíblicos na qual a verdade e somente ela é inspirada, tal como “Quem é sábio nas palavras progride na vida”. (Ed 20,29) 
*
*
*
A Justiça
*
*
*
A justiça observando-se pelo lado sistemático da empresa pode ser entendida como simplesmente cumprir a jornada de trabalho, férias, obrigações e etc.
*
*
*
Mas a justiça que se emprega nem sempre é tão eficaz do que a justiça da consciência, essa é entendida de forma a se preocupar com o bem estar pessoal e da equipe ao redor, como a liberdade, a segurança, a verdade, a felicidade e honra. Esses conceitos instituem uma idéia mais forte e concisa de justiça necessária. Por isso é chamada de mãe de todas as virtudes.
*
*
*
CONCLUSÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando