Buscar

INTRODUÇÃO AO ORÇAMENTO PÚBLICO MODOLO 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere ao Orçamento Público no Brasil, a Constituição Federal de 1988 estabelece que leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
 
a. O plano plurianual, as diretrizes compensatórias e os planos e programas nacionais, regionais e setoriais.
b. O plano bianual, as diretrizes estratégicas e programas mundiais.
c. O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os planos e programas nacionais, regionais e setoriais. 
Muito bem! Essa alternativa está correta! Estes são os instrumentos de planejamento previstos na Constituição Federal de 1988: o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os planos e programas nacionais, regionais e setoriais.
d. O plano trianual, as diretrizes orçamentárias e os planos internacionais.
e. O plano anual, as diretrizes não estratégicas e os planos nacionais.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra C. 
Os instrumentos de planejamento previstos na Constituição Federal de 1988 são: o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os planos e programas nacionais, regionais e setoriais. O PPA, a LDO e a LOA dão suporte à elaboração e execução orçamentária brasileira. Esses instrumentos regem o ciclo orçamentário no Brasil e são estritamente relacionados, formando um sistema integrado de planejamento e orçamento que deve ser adotado pelos entes da Federação (Municípios, Estados e União).
Questão 2
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito do ciclo orçamentário e do processo de elaboração do orçamento, associe os itens a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F).
	a) No processo de elaboração do orçamento anual da União, em determinado momento, a proposta é consolidada em nível setorial nos órgãos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Posteriormente, é encaminhada ao órgão central de planejamento e orçamento, para ser ajustada, consolidada e submetida ao presidente da República, que a encaminha, sob a forma de projeto de lei, ao Congresso Nacional.
	Resposta 1Escolher...VerdadeiroFalso
	b) Cada ente da Federação deve aprovar, anualmente, uma lei orçamentária.
	Resposta 2Escolher...VerdadeiroFalso
	c) Compete integralmente à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) a elaboração dos orçamentos fiscal, da seguridade social e dos investimentos das empresas estatais não dependentes.
	Resposta 3Escolher...VerdadeiroFalso
	d) O ciclo orçamentário é o espaço de tempo compreendido entre o primeiro dia de janeiro e o dia 31 de dezembro de cada ano, no qual se promovem a execução orçamentária e os demais fatos relacionados com as variações qualitativas e quantitativas que afetam os elementos patrimoniais dos órgãos e entidades do setor público.
	Resposta 4Escolher...VerdadeiroFalso
Feedback
Sua resposta está correta.
O Ciclo Orçamentário compreende um conjunto de tarefas cujo grande objetivo é produzir, aprovar e executar a Lei Orçamentária Anual, a nossa peça orçamentária. Por sua vez, A fase da elaboração do orçamento para um exercício tem início assim que o orçamento exercício anterior é enviado (até 31 de agosto).
O item A é verdadeiro, pois a proposta orçamentária é consolidada em nível setorial nos órgãos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo e, posteriormente, essas propostas são consolidadas na Secretaria de Orçamento Federal, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sendo encaminhado apenas um único projeto de lei ao Congresso Nacional.
O item B é verdadeiro, pois cada ente da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) possui seus instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA).
O item C é falso, pois compete ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) a elaboração do Orçamento de Investimentos e do Programa de Dispêndios Globais (PDG) das empresas estatais independentes.
O item D é falso, pois o ciclo orçamentário corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até a apreciação final (prestação de contas e avaliação de desvios em relação ao planejado). O espaço de tempo a que se refere essa questão compreende um exercício financeiro, período de execução do orçamento.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os atuais instrumentos de planejamento (Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA), marque a alternativa correta.
 
a. O plano decenal, o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual constituem etapas de planejamento orçamentário.
b. De acordo com o calendário vigente, o presidente da República, no primeiro ano de seu mandato, governa o país com o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e a lei orçamentária anual aprovados pelo seu antecessor, embora não esteja impedido de propor alterações. 
Muito bem! Essa alternativa está correta! Quando o presidente da República assume seu primeiro ano de mandato presidencial ele irá cumprir um ano do PPA aprovado pelo seu antecessor. Também, a LDO e a LOA que ele irá cumprir no seu primeiro ano de mandato foram aprovadas no ano anterior, para viger no ano subsequente.
c. A lei orçamentária anual compreende três orçamentos: o fiscal, o da seguridade social e o de investimento das empresas. Os orçamentos fiscal e da seguridade social englobam os poderes, órgãos e entidades da administração direta, autarquias, fundações e empresas em que o ente da Federação, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
d. Instituído pela Constituição Federal de 1988, o plano plurianual, de vigência coincidente com a do mandato do Chefe do Poder Executivo, estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
e. Os órgãos do Poder Judiciário, as casas do Congresso Nacional e o Ministério Público, amparados na autonomia administrativa e financeira que lhes garante a Constituição Federal de 1988, devem elaborar as respectivas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados na lei de diretrizes orçamentárias e encaminhá-las ao Congresso Nacional no mesmo prazo previsto para envio do projeto de lei orçamentária do Poder Executivo, ou seja, até quatro meses antes do encerramento do exercício.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra B. 
A questão aborda conceitos associados aos atuais instrumentos de planejamento, assim como a diferença entre ciclo orçamentário e exercício financeiro.
O PPA, a LDO e a LOA dão suporte à elaboração e execução orçamentária brasileira. Esses instrumentos regem o ciclo orçamentário no Brasil e são estritamente relacionados, formando um sistema integrado de planejamento e orçamento que deve ser adotado pelos entes da Federação (Municípios, Estados e União).
Questão 4
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao orçamento público, associe os itens a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F):
	a) De acordo com o calendário vigente, o presidente da República, no primeiro ano de seu mandato, governa o país com o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e a lei orçamentária anual aprovados pelo seu antecessor, embora não esteja impedido de propor alterações.
	Resposta 1Escolher...VerdadeiroFalso
	b) No plano plurianual, devem estar presentes as metas e as prioridades para cada ano de governo.
	Resposta 2Escolher...VerdadeiroFalso
	c) A Lei de Diretrizes Orçamentárias, além do previsto na Constituição Federal, deve incluir o Anexo de Metas e Prioridades e o Anexo de Metas Fiscais.
	Resposta 3Escolher...VerdadeiroFalso
	d) Publicada em 2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal, lei complementar federal cuja edição já estava prevista no texto originário da Constituição Federal, estabelece
normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Seus dispositivos obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, abrangendo: o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste incluídos os tribunais de contas, o Poder Judiciário e o Ministério Público; as respectivas administrações diretas, os fundos, as autarquias, as fundações e as empresas estatais dependentes.
	Resposta 4Escolher...VerdadeiroFalso
	e) O PPA é um instrumento de planejamento governamental de longo prazo, tendo vigência de quatro anos, de modo a coincidir com o mandato do chefe do Poder Executivo.
	Resposta 5Escolher...VerdadeiroFalso
Feedback
Sua resposta está correta.
Os principais instrumentos legais de planejamento do orçamento público (PPA, LDO e LOA) e a Lei de Responsabilidade Fiscal desempenham importantes papeis nas finanças públicas dos entes da federação. 
O item A é verdadeiro, pois em seu primeiro ano de mandato, o Presidente da República deverá cumprir um ano do PPA, aprovado pelo seu antecessor. Além disso, a LDO e a LOA que ele irá cumprir em seu primeiro mandato foram aprovadas no ano anterior, para viger no ano subsequente. Mas o Presidente da República não está impedido de propor alterações, através de projeto de lei, nas leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA), mesmo que tenham sido aprovadas em governo anterior. 
O item B é falso, pois no Plano Plurianual, são estabelecidas as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Por outro lado, as metas e prioridades devem constar na LDO.  
O item C é falso, pois não existe previsão, em nenhum instrumento legal ou normativo, desse Anexo de Metas e Prioridades. Já o Anexo de Metas Fiscais deverá integrar o PLDO, e seu conteúdo é estabelecer metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas e despesas, resultado nominal e primário, e montante da dívida pública para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes (art. 4º, parágrafo 1º da LRF). 
O item  D é verdadeiro, pois a LRF é aplicável à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, extensiva a todos os Poderes, Ministério Público, Tribunais de Contas, Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista, fundos, entidades estatais dependentes, ou seja, estão excluídas, parcialmente, apenas as empresas que não dependem de recursos do Tesouro do ente ao qual se vinculam.
O item E é falso, pois a vigência do PPA não coincide com o mandato do Chefe do Poder Executivo.
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
O orçamento é um instrumento fundamental de governo e seu principal documento de políticas públicas. Os governantes, por meio dele, selecionam prioridades, decidindo como gastar os recursos extraídos da sociedade e como distribuí-los entre diferentes grupos sociais, conforme seu peso ou força política. No que diz respeito ao orçamento, indique a alternativa correta.
 
a. A Constituição Federal de 1988 prevê que leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão as seguintes normas de planejamento da Administração Pública: o Plano Plurianual (PPA); as diretrizes orçamentárias (LDO); os orçamentos anuais (LOA); os planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento. 
Muito bem! Essa alternativa está correta, pois se tratam de leis de iniciativa do Poder Executivo, conforme Art. 165 da Constituição Federal de 1988.
b. A presença do Estado na Economia não se manifesta por meio do Orçamento Público, já que se trata de uma peça legal, mas não representativa das ações do governo em segmentos importantes da economia para a sociedade, tais como saúde, segurança, educação, entre outros.
c. O Orçamento Público é um instrumento de planejamento, mas não é uma lei!
d. O PPA, a LDO e a LOA não dão suporte à elaboração e execução orçamentária brasileira.
e. A Constituição Federal de 1988 não trouxe inovações no que se refere aos assuntos orçamentários.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra “a”.
A Constituição Federal prevê que leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão as seguintes normas de planejamento da Administração Pública (art. 165, incisos I, II e IIII e § 4º): o plano plurianual (PPA); as diretrizes orçamentárias (LDO); os orçamentos anuais (LOA); os planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento.
Questão 6
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação aos principais instrumentos legais de planejamento no orçamento público (PPA, LDO e LOA), associe os itens a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F):
O PPA é um plano de médio prazo, através do qual se procura ordenar as ações do governo que levem ao atingimento dos objetivos e metas fixados para um período de quatro anos, ao nível do governo federal, e também de quatro anos ao nível dos governos estaduais e municipais. RespostaVerdadeiroFalso
A integração entre o PPA e o orçamento anual (LOA) é realizada por meio da LDO, que, além de fornecer orientação para elaboração dos orçamentos anuais, tem por finalidade destacar, do PPA, as prioridades e metas a serem executadas em cada orçamento anual. RespostaVerdadeiroFalso
A LDO tem a finalidade de nortear a elaboração do orçamento anual (isto é, orçamento fiscal, orçamento de investimento das empresas e o orçamento da seguridade social) de forma a adequá-lo às diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidos no PPA. RespostaVerdadeiroFalso
A LOA contém a discriminação da receita e da despesa pública, de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade. RespostaVerdadeiroFalso
Feedback
Todos os itens são verdadeiros. 
O PPA é o planejamento estratégico de médio prazo da Administração Pública e tem por finalidade estabelecer de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para aquelas relativas aos programas de duração continuada. Nele estão as grandes prioridades para um período de quatro anos. Mas esse planejamento precisa ser ajustado a cada ano de acordo com as necessidades e metas do governo para o ano seguinte. Por sua vez, é a LDO que diz quais são as despesas mais importantes que o Poder Executivo deve fazer a cada ano e, assim, faz a ligação entre o plano estratégico de médio prazo estabelecido no PPA, com o plano operacional de curto prazo, representado pelo orçamento anual (Lei Orçamentária Anual), que é o orçamento público propriamente dito. É discutida e aprovada todo ano, e traz a programação dos gastos governamentais em cada área, bem como a previsão das receitas para custear esses gastos.
Questão 7
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o orçamento anual, é correto afirmar que:
 
a. Ele compreenderá, entre outros, o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público. 
Muito bem! A alternativa está correta, pois o texto faz referência ao inciso I, do § 5º, do Artigo 165 da CF/1988.
b. O respectivo projeto de lei é de iniciativa privativa de cada um dos Poderes, relativamente ao seu próprio orçamento;
c. O respectivo projeto de lei não será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia;
d. A sua respectiva lei não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação de despesa, incluindo-se nesta proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receitas,
nos termos da lei;
e. No caso da União, as emendas ao respectivo projeto de lei somente podem ser aprovadas caso, ademais de compatíveis com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, indiquem os recurso necessários, excluindo aqueles provenientes de anulação de despesa.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra A. 
A Lei Orçamentária Anual tem por finalidade a concretização das diretrizes, objetivos e metas estabelecidos no PPA, de modo que podemos denominar a LOA como orçamento por excelência ou orçamento propriamente dito. Por meio da LOA, o governo realiza, ano a ano, o que foi planejado para ser executado em quatro anos. 
Questão 8
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto aos principais princípios relacionados ao orçamento público brasileiro, associe os itens a seguir como verdadeiro (V) ou falso (F).
	a) De acordo com os princípios orçamentários, o princípio da universalidade está claramente incorporado à legislação orçamentária brasileira. Esse princípio possibilita ao legislativo conhecer a priori todas as receitas e despesas do governo, dar prévia autorização para a respectiva arrecadação e realização, e impedir o Executivo de realizar qualquer operação de receitas e despesas sem prévia autorização parlamentar.
	Resposta 1Escolher...FalsoVerdadeiro
	b) A Lei Orçamentária Anual será informada pelos princípios da anualidade, da publicidade, da universalidade, da unidade e do orçamento bruto.
	Resposta 2Escolher...FalsoVerdadeiro
	c) O princípio do orçamento bruto determina que todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução. Essa regra objetiva impedir a inclusão, no orçamento, de importâncias líquidas, isto é, a inclusão apenas do saldo positivo ou negativo resultante do confronto entre as receitas e as despesas de determinado serviço público.
	Resposta 3Escolher...FalsoVerdadeiro
	d) O princípio do equilíbrio surgiu com o objetivo de impedir que a lei orçamentária, em função da natural celeridade de sua tramitação no Poder Legislativo, seja utilizada como meio de aprovação de matérias que nada tenham a ver com questões financeiras.
	Resposta 4Escolher...FalsoVerdadeiro
	e) Pelo princípio da anualidade ou periodicidade, o orçamento deve ser uno, ou seja, cada entidade governamental deve possuir apenas um orçamento, de forma que a unidade orçamentária tende a reunir em um único total todas as receitas do Estado, de um lado, e todas as despesas, de outro. 
	Resposta 5Escolher...FalsoVerdadeiro
Feedback
Sua resposta está correta.
Os princípios orçamentários que norteiam toda a fase de elaboração do orçamento público e são premissas, linhas norteadoras de ação a serem observadas na concepção da proposta orçamentária. Além disso, são impositivos, tendo em vista que estão previstos na legislação brasileira.
O item A é verdadeiro, pois trata-se do cerne do princípio da universalidade. Toda as receitas e despesas devem estar contidas na LOA para fins de controle pelo Poder Legislativo.
O item B é verdadeiro, pois todos os princípios enunciados nesse item fazem parte do rol de princípios previstos na legislação brasileira.
O item C é verdadeiro, pois trata-se da definição do princípio do orçamento bruto, previsto na legislação brasileira.
O item D é falso, pois trata-se, na realidade, do princípio da exclusividade, onde estabelece que a LOA não poderá tratar de matérias estranhas ao orçamento. 
O item E é falso, pois trata-se do princípio da anualidade, onde se estabelece que o orçamento deva ter vigência limitado no tempo, ou seja, período de um ano.
Questão 9
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
O princípio que estabelece que todas as receitas e despesas do ente público devem constar na elaboração do orçamento é denominado princípio da:
 
a. Não afetação
b. Especificação
c. Unidade
d. Exclusividade
e. Universalidade 
Muito bem! a alternativa está correta. Esse princípio diz que todas as receitas e todas as despesas devem estar incluídas no orçamento. Previsto nos artigos 2º e 6º da Lei nº. 4.320/1964, o princípio da universalidade está claramente incorporado à legislação orçamentária brasileira. Esse princípio possibilita ao Poder Legislativo conhecer, a priori, todas as receitas e despesas do governo, dar prévia autorização para a respectiva arrecadação e realização, bem como impedir o Poder Executivo de realizar qualquer operação de receitas e despesas sem prévia autorização parlamentar. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa correta é a letra E. 
Em resumo, o princípio da universalidade estabelece que nenhuma receita ou despesa pública pode fugir do controle do Poder Legislativo. Ou seja, todas as receitas e despesas, de qualquer natureza, procedência ou destino, inclusive a dos fundos, dos empréstimos e dos subsídios, devem estar contidas na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Questão 10
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe as características do orçamento público com os seus respectivos tipos.
	Preocupa-se apenas com o controle político do Legislativo sobre o Executivo e é uma simples previsão de receitas e fixação das despesas.
	Resposta 1Escolher...Orçamento DesempenhoOrçamento Base ZeroOrçamento ProgramaOrçamento Tradicional
	Busca identificar as realizações do governo e o desempenho de suas atividades, que exercem forte influência sobre toda a sociedade, e não somente os seus gastos.
	Resposta 2Escolher...Orçamento DesempenhoOrçamento Base ZeroOrçamento ProgramaOrçamento Tradicional
	Cada unidade deve justificar, a cada ano, todas as atividades que desenvolve, sem reajustar os valores do ano anterior com a alocação dos novos recursos.
	Resposta 3Escolher...Orçamento DesempenhoOrçamento Base ZeroOrçamento ProgramaOrçamento Tradicional
	Apresenta organicidade e sua aplicação deve incluir a determinação dos objetivos e propósitos perseguidos, os programas e seus custos e as medidas de desempenho.
	Resposta 4Escolher...Orçamento DesempenhoOrçamento Base ZeroOrçamento ProgramaOrçamento Tradicional
Feedback
Sua resposta está correta.
Os modelos de orçamento a seguir estão relacionados com algumas técnicas ou práticas que são marcantes na evolução orçamentária. Isso não significa uma ruptura entre um e outro, mas sim uma modificação paulatina de uma técnica para outra.
O Orçamento Tradicional preocupa-se apenas com o controle político do Legislativo sobre o Executivo e é uma simples previsão de receitas e fixação das despesas.
O Orçamento Desempenho busca identificar as realizações do governo e o desempenho de suas atividades, que exercem forte influência sobre toda a sociedade, e não somente os seus gastos.
No Orçamento Base Zero cada unidade deve justificar, a cada ano, todas as atividades que desenvolve, sem reajustar os valores do ano anterior com a alocação dos novos recursos. 
O Orçamento Programa apresenta organicidade e sua aplicação deve incluir a determinação dos objetivos e propósitos perseguidos, os programas e seus custos e as medidas de desempenho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais