Buscar

criatividade e inovação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
NIETE BORGES PEREIRA
Trabalho da disciplina:Criatividade e inovação organizacional
Tutor: Prof. João luizde oliveira
Barra mansa
2018
Estudo de Caso :Criatividade e inovação organizacional 
NETFLIX 
REFERÊNCIA:Shih, Willy, Kaufman, Stephen e Spinola, David.Netflix.Harvard Business School, 27 de abril de 2009. 
A Netflix surgiu pela criação de Reed Hastings, que após descobrir uma cópia alugada já vencida em seu armário, teve que pagar 40 dólares de multa por atraso. Então surgiu a ideia de criar a empresa utilizando o serviço postal para entregar fitas VHS e DVDs para assinantes. Até o final de 2006, os clientes da Netflix tinham a sua disposição mais de 70 mil títulos diferentes, com mais de 55 milhões de cópias espalhadas pelos seus 44 centros de distribuição em todo território americano. Possuía uma receita de quase 1 bilhão de dólares e gerando um fluxo de caixa livre de 64 milhões de dólares.
Ela foi fundada em 1977 quando o mercado de home vídeo ainda estava se formando. O líder de mercado era a Blockbuster que até 2006 possuía 5194 pontos nos Estados Unidos, dos quais 4225 eram propriedade da empresa e o restante de franqueados. Sua estratégia de vendas se baseava em uma seleção pequena e de filmes conhecidos, onde os clientes podiam escolher um título praticamente sem consultar algum funcionário.
Em 1998 foi lançado o site original da Netflix onde a maioria dos seus filmes era no formato de fita VHS eles investiram na nova tecnologia: o DVD. Através de programas promocionais com fabricantes e vendedores de aparelhos de DVD, fornecendo conteúdo para os clientes. Fugindo do tradicional modelo de cadeias de vídeo, a empresa dependia do serviço postal americano para a entrega dos filmes. Os discos de DVDs eram pequenos e leves, o que facilitavam a entrega, tornando-a de baixo custo e de fácil recebimento pelo consumidor.
Para alavancar o sucesso da empresa, Hasting e sua equipe usaram como modelo as empresas que mais se destacavam na Internet. Usaram como características para atrair novos clientes: o valor que fez o crescimento do eBay que era o comprar online foi uma oportunidade, a conveniência e a seleção, que atraía os clientes da Amazon por usarem uma alternativa do que se deslocar a um ponto de venda e ter que escolher entre ofertas limitadas.
A rápida adoção dos aparelhos de DVD por parte da população americana, fez com que o foco fosse mesmo aos aluguéis de filmes, substituindo outras ações que a Netflix tentou realizar. Ajustou o seu sistema tarifária oferecendo locação ilimitada, onde os assinantes poderiam manter três filmes em casa e trocá-los quando quisessem. Verificando que os novos lançamentos já recebiam muito apoio a Netflix percebeu que precisavam estimular a demanda dos filmes mais antigos e menos conhecidos, já que não era viável ter muitas cópias de filmes recém-lançados. 
Então desenvolveram um sistema de recomendação onde os clientes recebiam sugestões de filmes de acordo com o perfil de filmes que eles assistiam. Os usuários agora poderiam também avaliar os filmes e mostrava para outros usuários como forma de incentivo. O grande sucesso da gestão do estoque foi um filtro colocado entre a saída do sistema de recomendação e os resultados mostrados ao assinante, bloqueando os filmes que estavam fora do estoque. A intenção era evitar a frustração do cliente ao recomendar um filme que não possuía em seu estoque.
Com o grande crescimento da Netflix começou a gerar um enorme banco de dados com as avaliações e preferência dos usuários. Com isso obtinham uma maior precisão na recomendação de filmes para seus clientes, gerando ainda mais satisfação neles. observando essas informações, detectaram que o fator de maior insatisfação de seus clientes era a quantidade insuficiente de novos lançamentos. Investiram na contratação de Ted Sarandos que conduziu a transição de acordos com grandes estúdios de cinema. Com isso obtiveram o custo maior inicialmente, porém o retorno foi muito superior a medida que aumentava os aluguéis, pois além de promover os lançamentos dos estúdios, continuavam promovendo os filmes menos conhecidos e mais antigos. Dessa forma eles reduziram o custo de compra dos DVDs e pagavam mais de acordo com a demanda dos filmes alugados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais