Buscar

CONCEITOS DE POLITICAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONCEITOS DE POLITICAS SOCIAIS –
são próprias das construções políticas das economias capitalistas, de ações e controles das demandas sociais elementares da população que não são satisfeitas pelo modo capitalista de produção.
Machado e Kyosen: as políticas sociais são mediadoras das necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de conservação da força de trabalho disponível para este mercado. 
? Assim, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço da força de trabalho. Ressaltamos que entendemos por força de trabalho todos os indivíduos que só têm a sua força de trabalho para vender e garantir sua subsistência
Behring e Boschetti (2006) - “processo e resultado de relações complexas e contraditórias que estabelecem entre Estado e sociedade civil, no âmbito dos conflitos e lutas de classes que envolvem o processo de produção e reprodução do capitalismo
? Para Vianna (2002) a política social é compreendida como uma das modalidades de política pública e, assim sendo, também de responsabilidade do governo, ou por ação e ou por fiscalização, além disso, tem objetivos específicos.
FUNÇAO DAS POLITICAS SOCIAIS 
- A função social: Tem por objetivo a redistribuição dos recursos por meio do acesso aos serviços sociais e assistenciais como forma de complementação de renda à população mais pobre dos países capitalistas. são aplicados aos usuários os serviços sociais, tais como: educação, saúde, trabalho, habitação e outros, não como direito – e sim como benesse, filantropia, favor.
A função econômica ô : O Estado tem por responsabilidade a transferência direta ou indireta de bens e recursos para a população mais vulnerável. O acesso é por meio da prestação de serviços sociais elementares como a saúde, a educação e a assistência social. O financiamento desse serviço é por toda a população, já que são pagos através da arrecadação dos impostos.
A função politica í : Refere às lutas entre as classes sociais divergentes, entre os trabalhadores e os patrões que tem e defendem interesses totalmente antagônicos. A defesa desses interesses é histórica e o produto desta luta é o avanço na questão das conquistas dos direitos dos trabalhadores em alguns momentos e em outros expressam o retrocesso.
REVOLUÇAO INDUSTRIAL= -Profunda transformação política, social, tecnológica e econômica; Iniciou na Europa, primeiramente na Inglaterra, em meados do século XVIII. Este período marcou a era do capitalismo. 
 Antes da revolução industrial - Os trabalhadores encontravam no senhor feudal a proteção: A relação era de submissão. Tudo e todos: os servos, o espaço, as terras e as ferramentas pertenciam ao senhor. Era de interesse do senhor que o seu servo estivesse sempre em condições de produção.
3 FATORES – 
CONSOLIDAÇÃO DO CAPIALISMO - A revolução Industrial foi a substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril teve enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado pela evolução dos meios de produção consolidou o capitalismo como o modo-de-produção característico do mundo contemporâneo.
LUTA DE CLASSES - -A falta de proteção aos trabalhadores surgiu as primeiras manifestações de insatisfação por parte dos operários: Os trabalhadores expressavam suas insatisfações através das greves operárias; As organizações e mobilizações começaram em prol da redução das longas jornadas de trabalho, que chegavam até 16 horas diárias, e reivindicações por melhores remunerações. 
Intervenção do estado - A partir do conflito entre capital e trabalho também despertou a consciência política e social e a organização dos trabalhadores por meio dos sindicatos e cooperativas na busca da responsabilidade pública. A partir dos conflitos de classes o Estado é obrigado a desenvolver ações para amenizar os conflitos: As primeiras ações de política social surgem neste contexto.
O Surgimento das Políticas Sociais no Brasil - A gênese e desenvolvimento das políticas sociais no Brasil foram bem diferentes da Europa: como vimos até agora nesta unidade. Não fomos o berço da Revolução Industrial, nossa história tem marcas bem particulares, pois nossa política social decorre de um país da periferia do mundo capitalista. A Referência de proteção social estatal foi a implantação do sistema previdenciário: • CAPs: • IAPs: • INPS: • INSS:
QUANDO FOI ELABORADA A CONSTITUIÇÃO –1988 FOI ELABORADA EM 20 MESES FOI PARTICIPADIVA MUITAS COMISSOE PESSOAS EXTERNAS NO GOVERNO DE JOSE SANEI E CORDENAÇÃO DE ULICES GUIMARAES FICOU MUNDIALMENTE CONHECIDA COMO UMA CONTITUIÇÃO CIDADÃ . ELA AUTOPRIZOU ESCOLHER A FORMA DE GOVERNO ESCOLHEU PRESIDENCIALISO NA DECADA DE 90- A Constituição Federal de 1988 - A primeira Constituição a demonstrar preocupação com as causas ambientais foi a de 1988; Regulamentou o direito a greve; O aspecto mais relevante desta Constituição foi o compromisso com a cidadania; A Constituição Federal é a mais importante lei brasileira. 
A Constituição Federal de 1988 25/04/2018 2 Princípios Fundamentais que deve reger a vida do país que são a: Soberania; a autonomia; a dignidade da pessoa humana; o pacifismo; a tolerância entre as pessoas e com o mundo, entre outras.
Contexto da Elaboração da Constituição Federal de 1988 - Ao final dos longos anos do regime militar, que perdurou de 1964 a 1985, a sociedade brasileira sai às ruas e ergue a sua voz expressando o seu descontentamento e a discordância: Primeiramente a reivindicação era em torno da anistia; Eleições Diretas; Em seguida uma nova Constituição com princípios democráticos, de liberdade e cidadania
. Contexto da Elaboração da Constituição Federal de 1988 Fatores que contribuíram para a mobilização da sociedade em torno da reivindicação de uma Constituição: Crise socioeconômica na década de 1980: • Inflação alta; • Desemprego; Esgotamento do regime da Ditadura Militar;
As Regulamentações da Década de 1990- A compreensão impressa na Constituição Federal de 1988 sobre Seguridade Social significa um dos maiores avanço para a proteção social e no atendimento as demandas dos trabalhadores. Expressa a responsabilidade estatal na oferta de serviços das políticas de saúde, previdência e assistência social: A universalização do acesso; A compreensão de direito social; A responsabilidade do Estado, A publicização da política pública de assistência social,
IDOSO- são considerados idosos: As pessoas acima de 60 anos - idade referente à população dos países em desenvolvimento / desenvolvidos a idade aumenta para 65 anos. Cresce abruptamente o número da população idosa no Brasil: 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - 23 milhões idosos, totalizando 11,8% da população total do país. A expectativa de vida, para ambos os sexos, aumentou para 74 anos, sendo 77,7 anos para a mulher e 70,6 para o homem.
Principais Dispositivos Legais =No Brasil, o sistema para garantir o direito à pessoa idosa é amparado por diversos documentos legais e planos de ação política: Lei Federal no 10.741, de 2003: Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências; Lei Federal no 8.842, de 1994: Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências; Decreto Federal no 1.948, de 1996: Regulamenta a Lei no 8.842; Portaria no 2.528, de 2006 (Ministério da Saúde): Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa;
DECADA PERDIDA- OS ANOS 1980 FORAM CHAMADOS DE DE3CADA PERDIDA PELOS ECONOMISTAS DEVIDO A ESTAGNAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO VIVIDO TANTO NO Brasil como em países da América Latina essa estagnação na produção industrial provocou uma das maiores crises econômica representada pela inflação em alta, desemprego e aumento da desigualdade social.
Política Setorial de Crianças e Adolescente -De acordo com a CF/88, um dos direitos da criança e do adolescente é a convivência familiar, enquanto parte das condiçõespara a garantia do seu bem-estar, [...] Art. 227. “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (BRASIL, 1988, p. 81). 
Política Setorial de Crianças e Adolescente Quem é responsável pelo cuidado e proteção de crianças e adolescentes brasileiros ? Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente

Continue navegando