Buscar

patologia basica

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201607961368)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as noções básicas do processo patológico, observe as afirmativas abaixo:
I - As lesões se caracterizam por alterações que surgem nas células e nos tecidos após agressões.
II - As alterações morfológicas que caracterizam as lesões podem ser observadas com a vista desarmada ou ao microscópio de luz ou eletrônico (macroscópicas e microscópicas).
III - Antes da instalação de alterações morfológicas após um estímulo agressor, temos a alteração a nível molecular, uma vez que as macromoléculas, geralmente, são os alvos dos agentes agressores.
IV - A diversidade de agentes lesivos existentes na natureza é enorme, portanto, a variedade de lesões observadas nas doenças é, igualmente, enorme.
É correto o que se afirma em:
		
	 
	I, II, III e IV
	
	II e III, apenas
	
	I,II e III, apenas
	
	I e II, apenas
	
	I, apenas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608143255)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Baseado no breve histórico da disciplina:
		
	
	Os 05 (cinco) sinais cardeais propostos por Celsus são: calor, rubor, dor, tumor e necrose.
	
	A Patologia Especial estuda os fundamentos das doenças objetivando compreender e classificar as lesões relacionadas as mesmas, enquanto, a Patologia Geral estuda cada doença isoladamente e sua relação morfofisiológica com o organismo.
	 
	De acordo com sua aplicação e abordagem, a Patologia pode ser subdividida em Etiologia, Patogenia, Morfopatologia e Fisiopatologia.
	
	Considerasse doença apenas a interrupção da ocorrência de Saúde originada por microrganismos que geram anormalidades e distúrbios fisiológicos.
	
	Os 04 (quatro) sinais cardeais propostos por Celsus são: calor, rubor, dor e necrose.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201608025954)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São agentes biológicos de agressão:
		
	
	Escherichia coli, Pseudomonas sp., Benzeno.
	
	Pseudomonas sp, Cryptococcus neoformans, traumatismo.
	
	Bisfenol-A, Candida albicans, Trichomonas vaginalis.
	
	Vibrio cholerae, contusão, incisão.
	 
	Bacillus cereus, Vibrio cholerae, Candida parapsilosis.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201607846435)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É um termo médico que significa deficiência ou ausência de suprimento sanguíneo e, consequentemente, de oxigênio, em determinado tecido ou órgão.
		
	
	Hiperemia
	
	Hipóxia
	 
	Isquemia
	
	Anemia
	
	Anóxia
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201607944038)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Degeneração é uma palavra que em Português significa passar de um estado para outro inferior, com qualidades e características menores que o primeiro estado. Em patologia, refere-se à:
		
	
	Atrofia
	
	Diminuição da capacidade de produção e liberação de proteínas que levam ao acúmulo intracelular
	
	Desnaturação e/ou ruptura de proteínas estruturais
	
	Formação de micelas nas células indiferenciadas do feto, formando as bolsas articulares.
	 
	Formação de depósitos intracelulares de substâncias endógenas ou exógenas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201608034808)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Necrose é o estado de morte de um tecido ou parte dele em um organismo vivo.A necrose é uma morte de um grupo de células, ocorrendo a perda da permeabilidade, possui resposta inflamatória, células ficam tumeficadas. A necrose é sempre um processo patológico e desordenado de morte celular (diferente da apoptose) causado por fatores que levam à lesão celular irreversível e conseqüente morte celular. Alguns exemplos destes fatores são hipóxia/isquemia, agentes químicos tóxicos ou agentes biológicos que causem dano direto ou desencadeiem resposta imunológica danosa, como fungos, bactérias e vírus. Com relação ao texto acima analise as proposições abaixo e marque um (X) na alternativa CORRETA.
		
	
	Necrose caseosa é a necrose associada à infecção por agentes biológicos (principalmente bactérias) a um tecido, ou no caso específico da lesão por isquemia ou hipóxia no tecido cerebral;
	
	Necrose gordurosa na verdade não é um tipo específico de necrose, contudo, ela é utilizada na prática clínica para descrever um tipo de necrose de coagulação que acomete principalmente extremidade de membros que perderam o suprimento sanguíneo.
	 
	Necrose fibrinoide o tecido necrótico adquire um aspecto hialino (róseo e vítreo), acidofílico, semelhante a fibrina. Ocorre em pequenas artérias (portanto, maiores que arteríolas) em duas situações básicas: em algumas doenças autoimunes e na hipertensão arterial maligna.
	
	Necrose de liquefação é uma forma bastante distinta de necrose de coagulação. Macroscopicamente o tecido se torna esbranquiçado, granuloso, amolecido, com aspecto de queijo friável;
	
	Necrose gangrenosa É um tipo especial de necrose que ocorre quando há o extravasamento de enzimas lipolíticas para o tecido adiposo, o que leva à digestão (liquefação) da membrana de adipócitos e quebra das ligações estericas dos triglicérides. liberando assim ácidos graxos livres.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201607319930)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A hemossiderose é um dos distúrbios da pigmentação endógeno, onde há o acúmulo de hemossiderina, que é um pigmento granular ou cristalino amarelo a castanho-dourado, derivado da hemoglobina, sendo a principal forma de armazenamento de _____________.
		
	
	Bilirrubina
	
	Carbono
	 
	Ferro
	
	Hematina
	
	Melanina
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201607740369)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É resultado da polimerização do grupo heme da hemoglobina, é uma espécie de armazenagem do íon ferro cristalizado. Este se acumula nas células, principalmente do retículo endotelial. É originada da lise de hemácias, de dieta rica em ferro ou da hemocromatose idiopática (alteração da concentração da hemoglobina nos eritrócitos). A sua cor é amarelo-acastanhado. O parágrafo refere-se a um tipo de pigmentação designado como:
		
	
	porfirina
	
	bilirrubina
	
	hematoidina
	
	Saturnismo
	 
	hemossiderina
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201607121824)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na avaliação dos pacientes hospitalizados, os profissionais de saúde devem ficar atentos aos sinais clínicos de trombose venosa profunda (TVP) em membros inferiores (MMII). Além do risco de desenvolver úlceras varicosas, qual é a pior consequência clínica da TVP?
		
	
	choque hipovolêmico.
	 
	tromboembolia pulmonar.
	
	icterícia.
	
	tromboembolia arterial.
	
	ascite.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201607118531)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Hemostasia é conseqüência de processos rigorosamente controlados que mantém o sangue em um estado fluido e livre de coagulação nos vasos normais, e também induz a rápida formação de um tampão hemostático localizado no local de lesão vascular. Situações patológicas podem gerar uma falha nesse sistema ocasionando bloqueios em alguns vasos sanguíneos. Uma massa sólida formada pela coagulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos é conhecida como:
		
	
	Equimose
	 
	Trombo
	
	Petéquias
	
	Aneurisma
	
	Hematoma

Continue navegando