Buscar

REDAÇÕES DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
Existem diversas oportunidades e ameaças que as empresas devem analisar, levando em consideração a estrutura interna da organização. Para poder potencializar essa análise a favor da empresa, existem diversos tipos de estratégias, mas, em termos gerais, podemos agrupá-las em grandes categorias, entre as quais, a Escola de Planejamento. Diante disso, escreva uma redação com o tema: O MOTIVO DE REALIZAR UMA ESTRATÉGIA CONSIDERANDO A ESCOLA DE PLANEJAMENTO, e apresente um exemplo.
RESPOSTA ESPERADA:
Uma empresa pode adotar uma estratégia deste tipo quando deseja estabelecer um processo formal, baseado em técnicas, processos, programas e fluxogramas de ação. Neste tipo de estratégia, deve-se considerar processos mais elaborados, visando aprimorar a produção sob controles específicos. Um exemplo disto pode ser o planejamento para desenvolver um sistema integrado entre as diversas áreas de uma empresa, visando melhorar a intercomunicação e uma gestão mais dinâmica.
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
O planejamento estratégico é considerado uma ferramenta fundamental para a administração da empresa. Ele serve como base para a tomada de decisões dos gestores em busca de alcançar as metas estabelecidas. Em sua estrutura, temos o planejamento de nível tático e de nível operacional. Escreva uma redação com o tema: A FINALIDADE DE SE FORMULAR O PLANEJAMENTO DE NÍVEL TÁTICO E OPERACIONAL E A DIFERENÇA ENTRE ELES.
RESPOSTA ESPERADA:
A formulação do planejamento tático faz-se necessária para o aperfeiçoamento de determinadas áreas da organização. Suas ações são voltadas para o curto e médio prazo. Por apresentar dados mais específicos das áreas estudadas, ele facilita no emprego de recursos dentro do planejamento estratégico.
Já o planejamento operacional auxilia no controle das atividades operacionais, em que seus esforços estão focados para cada processo ou projeto, sendo aplicados em determinados setores da organização que assim necessitem. Ele auxilia na padronização de processos, contribuindo com um controle mais eficaz, e produzindo informações necessárias para auxiliar nas tomadas de decisões dos gestores.
REDAÇÃO 3:
QUESTÃO:
A estratégia não se refere apenas aos níveis mais altos de uma empresa. Dependendo da necessidade, existem graus de importância para cada nível hierárquico, levando em consideração sempre os objetivos organizacionais. Nesse contexto, o levantamento da estratégia pode ser classificado em três grandes níveis: corporativo, unidade de negócio e funcional. Escreva uma redação com o tema: OS NÍVEIS DA ESTRATÉGIA EM FUNÇÃO DA IMPORTÂNCIA HIERÁRQUICA.
RESPOSTA ESPERADA:
Dependendo da necessidade tácita e operacional da estratégia, haverá a necessidade de classificá-la em um dos seguintes níveis: corporativa, unidade de negócio e funcional. A estratégia corporativa busca suprir as necessidades de supervisionar as operações e os grandes interesses da organização, que pode ser composta por mais de uma unidade de negócio.
A estratégia de unidade de negócio foca nas necessidades específicas de uma unidade de negócio, tal como os produtos/serviços ofertados para um nicho ou grupo de clientes, devendo-se observar como devemos competir nesse mercado escolhido. Na unidade de negócio, as estratégias podem se tornar planos de ação.
Já na estratégia funcional, procuram-se ações e atividades em áreas particulares, tais como ações operacionais nas áreas de marketing, de produção, de recursos humanos, de finanças etc. Podemos dizer que a estratégia funcional é o detalhamento das grandes estratégias vindas do setor corporativo e das unidades de negócio.
REDAÇÃO 4:
QUESTÃO:
Administrar uma empresa pode se tornar uma tarefa difícil para o gestor, quando seu perfil não está condizente com as necessidades da organização. O perfil do gestor, muitas vezes, pode se fundir ao da empresa. Este fator pode influenciar positiva ou negativamente diante de cada situação apresentada à empresa, levando em consideração os objetivos almejados. Escreva uma redação com o tema: AS ATITUDES DO GESTOR QUE PODEM INFLUENCIAR NO MOMENTO DA FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA.
RESPOSTA ESPERADA:
As atitudes apresentadas pelo gestor podem influenciar positiva ou negativamente na formulação das estratégias a serem adotadas, pois se trata da visão do gestor quanto à realidade e ao futuro. Dentro das atitudes, temos a tradicionalista, pragmática, estratégica, otimista, pessimista, mentalidade imediatista, mentalidade operacional e mentalidade estratégica. Para cada modelo, deve-se estar atento à situação na qual a organização stá inserida, levando em consideração o objetivo desejado.
REDAÇÃO 5:
QUESTÃO:
Existem diversas oportunidades e ameaças que as empresas devem analisar, levando em consideração a estrutura interna da organização. Para poder potencializar essa análise a favor da empresa, existem diversos tipos de estratégias, mas, em termos gerais, podemos agrupá-las em grandes categorias, entre as quais, a Escola de Planejamento. Diante disso, escreva uma redação com o tema: O MOTIVO DE REALIZAR UMA ESTRATÉGIA CONSIDERANDO A ESCOLA DE POSICIONAMENTO, e apresente um exemplo.
RESPOSTA ESPERADA:
Uma empresa pode adotar uma estratégia deste tipo quando deseja estabelecer um processo analítico. Deste modo, a gestão da empresa analisa os fatos passados, as estatísticas do setor, visando projetar cenários futuros. O fundamento disto é formular estratégias em função da análise de dados e fatos. Um exemplo é quando uma empresa levanta uma análise de sua competitividade, comparando dados estatísticos do setor (concorrência), os seus próprios e os do mercado.

Outros materiais

Outros materiais