Buscar

Discursiva de Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ética profissional é objeto de estudo de diversas disciplinas e das diversas profissões, Já o conjunto de valores morais destes grupos (profissionais) apresenta-se numa disciplina. Aponte a denominação desta disciplina, bem como seu conceito e seu propósito de estudo. 
 A filosofia é a disciplina que estuda os valores morais da sociedade e de algumas profissões é a Axiologia, que significa “teoria do valor”, isto é, tudo aquilo que a sociedade valoriza e que é valorizado pelas pessoas. 
 Axiologia é o estudo dos valores negativos e os valores positivos que sempre analisa os princípios que irão determinar os valores das coisas e da sociedade formulando os fundamentos bem como os julgamentos em si.
 Também temos a Deontologia que trata do comportamento e da moral onde não esta codificado na regulamentação jurídica , é a ética do profissional da obrigação baseando -se na liberdade e no caráter moral do indivíduo.Aética anda juntamente com a moral.
 Segundo o filósofo alemão Max Scheler;
"Os valores morais obedecem a uma hierarquia, surgindo em primeiro plano os valores positivos relacionados com o que é bom, depois ao que é nobre, depois ao que é belo, e assim por diante." 
 Então a Axiologia e a Deontologia juntas estudam sobre moral e ética, que estão sempre em constante relação, a ética tem por objetivo o estudar a moral através do conhecimento ético analisamos o comportamento moral certo ou errado que é considerado pela sociedade, onde busca sempre a justiça. 
 Com isso entende-se que, a moral trata dos costumes e das regras usadas pelas pessoas de determinada sociedade, direcionando as ações e os julgamentos daquilo que é considerado certo ou errado, aquilo que é bom ou aquilo que é mau é a melhor forma tanto dos indivíduos quanto dos profissionais agirem de forma justa e correta dentro de uma sociedade .

Outros materiais