Buscar

atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: Univeritas
 CURSO: Pedagogia
 DISCIPLINA: Aspectos Socioantropológicos 
 PROFESSOR EXECUTOR:  Marjone Socorro Farias de Vasconcelos Leite
TUTOR: Jaciara Dantas
 ALUNA: Mônica Lúcia da Silva e Silva
Caro (a) aluno (a),
Chegamos ao final da nossa disciplina. Espero que todos os conhecimentos aqui trabalhados tenha sido de grande relevância para o seu crescimento acadêmico e profissional.
Agora, vamos mais uma vez exercitar as reflexões instigadas ao longo desta disciplina.
Vimos que lidar com a diversidade nas escolas tem sido o maior desafio da educação na sociedade contemporânea. Com base no tema, desenvolva uma reflexão crítica sobre a forma como o assunto tem sido tratado e o que ainda falta melhorar para que os conflitos e a exclusão ocasionados pela falta de habilidade de gerenciar as diferenças sejam extintos.
As escolas inclusivas devem reconhecer e responder às diversas dificuldades de seus alunos, acomodando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade para todos mediante currículos apropriados, modificações organizacionais, estratégias de ensino, recursos e parcerias com a comunidade. A inclusão, na perspectiva de um ensino de qualidade para todos, exige da escola novos posicionamentos que implicam num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais, para que o ensino se modernize e para que os professores se aperfeiçoem, adequando as ações pedagógicas à diversidade dos aprendizes. Deste modo, pode-se dizer que a escola inclusiva é aquela que acomoda todos os seus alunos independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais ou lingüísticas. Seu principal desafio é desenvolver uma pedagogia centrada no aluno, e que seja capaz de educar e incluir além dos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, aqueles que apresentam dificuldades temporárias ou permanentes na escola, os que estejam repetindo anos escolares, os que sejam forçados a trabalhar, os que vivem nas ruas, os que vivem em extrema pobreza, os que são vítimas de abusos e até mesmo os que apresentam altas habilidades como a superdotação, uma vez que a inclusão não se aplica apenas aos alunos que apresentam alguma deficiência. Para incluir a escola precisa, primeiramente, acreditar no princípio de que todas as crianças podem aprender e que todas devem ter acesso igualitário a um currículo básico, diversificado e uma educação de qualidade. As adaptações curriculares constituem as possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos e têm como objetivo subsidiar a ação dos professores. Constituem num conjunto de modificações que se realizam nos objetivos, conteúdos, critérios, procedimentos de avaliações, atividades e metodologias para atender as diferenças individuais dos alunos. Assim sendo, é preciso desenvolver uma rede de apoio (constituída por alunos, pais, professores, diretores, psicólogos, terapeutas, pedagogos e supervisores) para discutir e resolver problemas, trocar idéias, métodos, técnicas e atividades, com a finalidade de ajudar não somente aos alunos. Mas aos professores para que possam ser bem sucedidos em seus papéis. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154578por.pdf
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/diversidade.htm

Outros materiais