Buscar

O que são Materiais compostos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1=O que são Materiais compostos? Como se caracteriza o material composto sanduiche.
A)Resposta: 
 Materiais compósitos consistem de dois ou mais materiais que em conjunto produzem propriedades as quais não podem ser obtidas com qualquer um dos componentes sozinhos. Algumas das propriedades que podem ser melhoradas são a rigidez, resistência mecânica, densidade, resistência à corrosão, propriedades térmicas, tenacidade e resistência à fadiga. Os materiais compósitos são formados por três diferentes categorias (Reddy, 1997): 
• Compósitos fibrosos – consistem de fibras de um material como reforço em uma matriz constituída por outro material. 
• Compósitos particulados – compostos de partículas macroscópicas de um material como reforço em uma matriz formada por outro material. 
• Compósitos laminados – são constituídos por camadas de diferentes materiais, incluindo compósitos dos primeiros dois tipos, ou mesmo materiais isotrópicos tradicionais. 
B)Caracterização Sanduíche
Sabendo que o material composto sanduíche são constituídas por duas ou mais camadas de materiais diferentes, as quais são admitidas, em geral, perfeitamente aderidas, e a combinação delas faz com que o elemento, como um todo, ganhe em termos de eficiência estrutural, sendo a principal característica do material composto Sanduíche é a obtenção de elementos com maior rigidez, conseguida com o afastamento das faces resistentes. Pode-se conseguir ainda estruturas mais leves, dependendo do material a ser utilizado.
Bonus
Referente o material composto
. 
O material matriz é o que confere estrutura ao material compósito, preenchendo os espaços vazios que ficam entre os materiais reforços e mantendo-os em suas posições relativas. 
Os materiais reforços são os que realçam propriedades mecânicas, eletromagnéticas ou químicas do material compósito como um todo. 
Pode ainda surgir uma sinergia entre material matriz e materiais reforços que resulte, no material compósito final, em propriedades não existentes nos materiais originais. 
Exemplos de compósitos 
Fibra de vidro 
Fibra de carbono 
Uma gama bastante ampla de aspectos de comportamento do material pode ser manipulada no projeto de um composto,e efetivamente é,como por exemplo:
•Resistência estática e à fadiga;=Capacidade de trabalho a alta e baixa temperatura;
•Rigidez;= Isolamento ou condutividade térmica, elétrica ou acústica;
•Resistência à corrosão=Dureza,dutilidade;
•Resistência à abrasão = Aparência estética.
•Redução de peso;
2=Qual a causa da baixa elasticidade de polímeros como o polietileno e polietireno quando comparado as cerâmicas e metais?
Resposta:Ligações secundárias fracas entre cadeias.
3=Caracteriza um diagrama de equilíbrio binário.
	
4= O que é resiliencia?Qual o efeito dos tratamentos térmicos.
E o nível de resistência que um material pode sofrer frente às pressões sofridas e sua capacidade de retornar ao estado original sem a ocorrência de dano ou ruptura.
Têmpera: Consiste no resfriamento rápido do aço de uma temperatura superior à sua temperatura crítica ( mais ou 50ºC acima da linha A1 os hipereutetóides) em um meio como óleo, água, salmoura ou mesmo ar ).A velocidade de resfriamento, nessas condições, dependerá do tipo de aço, da forma e das dimensões das peças. 
Recozimento: É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários seguintes objetivos: remover tensões devidas ao tratamentos mecânico a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade etc., modificar os característicos elétricos e magnéticos, ajustar o tamanho de grão, regularizar a textura bruta, remover gases, produzir uma microestrutura definida, eliminar enfim os efeitos de quaisquer tratamento térmicos ou mecânicos a que o aço tiver sido anteriormente submetido. 
Revenimento: O revenido é o tratamento térmico que normalmente sempre acompanha a têmpera, pois elimina a maioria dos inconvenientes produzidos por esta; além de aliviar o remover as tensões internas, corrige as excessivas dureza e fragilidade do material, aumentando sua ductibilidade e resistência ao choque. 
5=Identifique três fatores que afetam a cristalinidade dos polímeros.
Os fatores que influenciam a cristalinidade e a temperatura 
de fusão são:
A simetria das moléculas
As forças intermoleculares
A massa molar
As ramificações 
6= Compare as vantagens de ligas de Cu-Al,comparativamente aos aços na industria aeronáutica e de material elétricos.
	Para a fusão sobre pressão, as ligas com 4% de Al, 0,6% de Cu, 0,05% de Mg e o resto de zinco, têm apresentados os melhores resultados.
Nas aplicações elétricas, o zinco predominante usado tem pureza 99,99%, em forma de liga com 0,9% de Al, 0,5% de Cu, com uma condutividade elétrica de 16 a 17m/Ωmm 2 e uma resistência à tração de 18 a 20 kgf/mm 2 perante um alongamento de 40-55%. Essa liga é de fácil soldagem. Comparado com o cobre, a seção transversal de tais fios deve ser 3,3 vezes maior. A diferença entre os coeficientes de dilatação dessa liga e do material dos conetores, pode fazer com que o contato se solte, depois da passagem da corrente.
A resistividade do ferro ou do aço é 6 a 7 vezes a do cobre, ou mesmo mais. Além de terem aplicação como materiais estruturais e magnéticos, o ferro e o aço são também largamente empregados como condutores elétricos.
circuitos de tração elétrica:
ligas de ferro para resistências elétricas:
linhas aéreas:
O que são copolímeros? Caracterize copolímeros.
Os polímeros são macromoléculas formadas pela união de várias unidades de monômeros (moléculas pequenas). Um dos critérios de classificação dos polímeros é quanto ao seu tipo de formação, sendo que temos três grupos: polímeros de adição, polímeros de condensação e polímeros de rearranjo.
Blocados - Copolímeros em bloco – O copolímero é formado por seqüências de meros iguais de comprimentos variáveis.
Aleatorios - Copolímeros estatísticos (ou aleatórios) – Nestes copolímeros os meros estão dispostos de forma desordenada na cadeia do polímero.
Enxertado - Copolímeros grafitizados (ou enxertados) – A cadeia principal do copolímero é formada por um tipo de unidade repetida, enquanto o outro mero forma a cadeia lateral (enxertada).
Quanta gramas tem 10 moles de Fe2O3? PfE=55,84,Po=16
Comente as ligações cruzadas em polímeros e resistência mecanica.
Polímeros de ligação cruzada: esta é a cadeia mais complexa de polímeros, os monômeros formam ligações, e estas se cruzam num emaranhado. Veja na imagem:
As cadeias individuais de polímeros são unidas para formar ligações cruzadas.
Resistência mecânica – tensão na qual o material se rompe – é a propriedade mais importante para os materiais estruturais. Um material com valor elevado nessa propriedade torna possível não só a própria existência do bem material, mas principalmente a redução no peso da estrutura. É importante saber, contudo, que as características finais do componente mecânico podem diferir daquelas do material original após o processamento e a montagem – para melhor ou pior.

Continue navegando

Outros materiais