Buscar

Energias não renováveis

Prévia do material em texto

Energia não renováveis 
Carvão, Gás natural, Petróleo e energia nuclear 
As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização
 Consideram-se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural) e o urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear.
Atualmente, um dos problemas ambientais mais graves, resultante de um sistema energético que privilegia o uso de fontes de energia não renováveis é o denominado efeito de estufa.
Carvão
É uma rocha orgânica com propriedades combustíveis, constituída maioritariamente por, carbono.
Foi o primeiro combustível fóssil a ser utilizado para a produção de energia eléctrica nas centrais térmicas.
O principal problema da utilização do carvão prende-se com os poluentes resultantes da sua combustão. 
Carvão
Sua queima, conduz à formação de cinzas, dióxido de carbono, dióxidos de enxofre e óxidos de azoto, em maiores quantidades do que os produzidos na combustão dos restantes combustíveis fósseis.
Petróleo 
O petróleo é um óleo mineral, de cor escura e cheiro forte, constituído basicamente por hidrocarbonetos.
A refinação do petróleo bruto (ou crude) consiste na sua separação em diversos componentes e permite obter os mais variados combustíveis e matérias-primas.
Estima-se que, com o atual ritmo de consumo, as reservas planetárias de petróleo se esgotem nos próximos 30 ou 40 anos.
Petróleo 
durante a extração, devido à possibilidade de derrame no local da prospecção;
durante o transporte, o perigo advém da falta de fiabilidade dos meios envolvidos, bem como, da utilização de infraestruturas obsoletas;
na refinação, o perigo de contaminação através dos resíduos das refinarias é uma realidade e
no momento da combustão, devido à emissão para a atmosfera de gases com efeito de estufa.
Gás natural
O gás natural é um combustível fóssil com origem muito semelhante à do petróleo bruto, ou seja, formou-se durante milhões de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas.
Constituído por pequenas moléculas apenas com carbono e hidrogénio, o gás natural apresenta uma combustão mais limpa do que qualquer outro derivado do petróleo.
Gás natural
Acresce também, que no que respeita à emissão de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono, dióxido de enxofre e óxidos de azoto), a combustão do gás natural apenas origina dióxido de carbono e uma quantidade de óxidos de azoto muito inferior à que resulta da combustão da gasolina ou do fuelóleo.
Energia Nuclear
A energia nuclear é produzida através das reações de fissão ou fusão dos átomos, durante as quais são libertadas grandes quantidades de energia que podem ser utilizadas para produzir energia eléctrica
Esse processo apresenta problemas de difícil resolução:
perigo de explosão nuclear e de fugas radioativas;
produção de resíduos radioativos;
contaminação radioativa e
poluição térmica.
Energia Nuclear
Em alternativa, a energia nuclear pode também ser produzida através do processo de fusão nuclear, que consiste na união de dois núcleos leves para formar outro mais pesado e com menor conteúdo energético, através do qual se libertam também grandes quantidades de energia
De referir, que o impacto ambiental resultante do processo de fusão é muito menor, quando comparado com o da energia nuclear produzida por fissão.
Energia Nuclear

Continue navegando