Buscar

COSMETO FICHAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

O que é? O pHmetro ou medidor de pH é um aparelho usado para medição de pH. Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. O aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciado em cada solução de calibração. Para que se conclua o ajuste é então calibrado em dois ou mais pontos. Normalmente utiliza-se tampões de pH 7,000 e 4,005. Uma vez calibrado estará pronto para uso. A leitura do aparelho é feita em função da leitura da tensão (usualmente em milivolts) que o eletrodo gera quando submerso na amostra. A intensidade da tensão medida é convertida para uma escala de pH. O aparelho faz essa conversão, tendo como uma escala usual de 0 a 14 pH. Seu uso é comum em qualquer setor da ciência que trabalhe com soluções aquosas. 
O pHmetro é um instrumento que mede o potencial hidrogeniônico de uma substância, indicado ser ela é ácida, neutra ou básica. O equipamento funciona com um eletrodo que gera uma tensão quando é submerso na amostra: a intensidade da tensão é medida e convertida em uma escala de pH, apontada em uma escala que vai de 0 a 14 — em que índices iguais a 7 indicam neutralidade, menores do que 7 apontam acidez e acima disso representam alcalinidade.
Para que serve: É indicado para trabalhos que requerem controle ou monitoramento do pH, mV e temperatura. Tem ainda como diferencial a indicação e compensação automática de temperatura. É utilizado na agricultura, tratamento e purificação da água, fabricação de papel, indústria petroquímica, na produção e desenvolvimento de medicamentos, fabricação de alimentos, entre outros. 
Para que serve um pHmetro de bancada?
O pHmetro mede o potencial hidrogeniônico de uma substância, indicando se ela é caracterizada por ser ácida, alcalina ou neutra. Trata-se de uma conferência essencial para a identificação de produtos químicos, alimentícios e da água, de modo a avaliar se há alguma anormalidade no produto.
O eletrodo do medidor de pH é conectado a um potenciômetro, que produz milivolts que são convertidos em unidades de potencial hidrogeniônico. A calibragem do equipamento é fundamental para obter um resultado preciso e, se o aparelho for estável e usado com frequência, não é necessário calibrá-lo diariamente. Do contrário, para manter sua qualidade, é preciso sempre calibrar antes da utilização para não correr o risco de ocorrer erros em seu uso.
Modo de utilizar: Muito usado em laboratórios, o pHmetro é um medidor de potencial hidrogeniônico (pH), indicando a acidez, neutralidade ou alcalinidade de amostras diversas. É composto basicamente por um eletrodo conectado a um potenciômetro, que possibilita a conversão do valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Quando o eletrodo é submerso na amostra, ele produz milivolts que são transformados para uma escala de pH.
A utilização do pHmetro é essencial para atividades industriais e laboratoriais nas mais diversas áreas, que incluem: ciências, agricultura, petroquímica, farmacêutica, cosmética, biológica, alimentícia, entre outros. Existem quatro tipos de pHmetro: de bancada, de bolso, portátil e digital. O pHmetro tem a função de medir o potencial hidrogeniônico de uma substância, mostrando se ela é ácida, alcalina ou neutra.
O pH de bancada é bastante usado em laboratórios e indústrias, sendo indicado para a realização de trabalhos que necessitam de controle e/ou monitoramento do pH, apresentando o diferencial de possuir uma faixa de compensação de temperatura.
O pHmetro de bancada pode ser usado em trabalhos de campo e indicam resultados imediatamente, garantindo facilidade no trabalho de pesquisa. Os erros de medição de pHmetro podem acontecer com certa frequência: um deles é o potencial de junção, quando a solução da calibração do eletrodo não é a mesma da sua composição iônica. Outro problema está no sódio que, em quantidades acima ou abaixo do indicado, corre o risco de prejudicar o resultado. É preciso hidratar o eletrodo para que ele mantenha sua nitidez na realização da avaliação. Do contrário, ele terá dificuldade em apresentar maior nitidez e resultados satisfatórios. Outros erros também podem surgir tal como os erros dos padrões de calibração, erro de potencial de junção, erros de deslocamento do potencial de junção, erro de temperatura e erro no tempo para atingir o equilíbrio.
O que é? O viscosímetro, também de chamado de viscómetro ou viscômetro é um equipamento utilizado para medir a viscosidade dos fluidos. Para líquidos com viscosidades que variam com as condições de fluxo, um instrumento chamado reômetro é utilizado. Viscosímetros medem somente sob uma condição de fluxo.
Em geral, ou o fluido permanece estacionário e o objeto se move dentro dele, ou o objeto é estacionário e o fluido passa por ele. O arrasto causado pelo movimento relativo entre o fluido e a superfície é a medida da viscosidade. As condições de fluxo devem possuir um valor para o número de Reynolds suficientemente baixo para que se tenha fluxo laminar.
A 20 graus Celsius a viscosidade da água é 1,002 mPa·s e a viscosidade cinemática (que é a razão da viscosidade pela densidade[1]) é 1,0038mm²/s. Estes valores são utilizados como padrão de calibração para alguns viscosímetros. O viscosímetro é o equipamento de laboratório utilizado para fazer a análise da viscosidade dos fluídos. Entenda um pouco mais sobre a viscosidade e os tipos de viscosímetro.
Para que serve? Os viscosímetros permitem a determinação do coeficiente de viscosidade dos fluidos. Tais aparelhos podem usar várias técnicas para atingir seu objetivo, podendo a viscosidade ser encontrada pelo tempo de passagem de um determinado volume do fluido através de tubos capilares; pela velocidade de queda de uma esfera, cuja massa e diâmetro são conhecidos, através de um líquido; pelo binário necessário para manter em rotação dois cilindros coaxiais do líquido em exame ou ainda pelo decréscimo das oscilações amortecidas de um pêndulo de torção submerso no fluido em estudo.
Modo de utilizar: O viscosímetro  está baseado no tempo de passagem de um determinado volume do fluido através de tubos capilares. É um aparelho de medição utilizada na determinação da viscosidade cinemática de tintas, resinas e outros líquidos com propriedades newtonianas,
 É usado nas indústrias de cosméticos, químicas e farmacêuticas. Esse aparelho é de total importância em muitos laboratórios químicos e demais.
Para as análises de viscosidade o viscosímetro
Viscosímetro Rotativo Microprocessado: mede e indica automaticamente a viscosidade de forma rápida e prática. Seu uso é indicado em amostras como medicamentos, cosméticos, colas, tintas, entre outros fluídos.
Viscosímetro Rotativo Analógico: amplamente utilizado para medir viscosidade de graxas, tintas, rações, medicamentos, óleos, cosméticos, plásticos, alimentos, argilas,colas, entre outros.
O que é? A balança analítica é um equipamento para laboratório de uso mais restrito, diferentemente da balança semi-analítica, essa balança para laboratório exige experiência e destreza do operador e possui altíssimo grau de precisão. A balança analítica possui um dispositivo tipo capela com três portas para proteger de correntes de ar podem alterar o valor absoluto da pesagem. Por esse motivo, o ambiente onde ficará a balança deve ser específico e ter condições ambientais controladas. 
Para que serve? É utilizada principalmente em determinação de massas em análises químicas, determinação de quantidade absoluta ou relativa de um ou mais constituintes de uma amostra.
Modo de utilizar: Para que as balanças analíticas funcionem de maneira correta, devem ser calibradas antes de serem usadas (e às vezes, recalibradas de maneira periódica). Além disso, devem ser colocadas em espaços que sofram movimentos ou vibrações que não estabeleçam instabilidade em sua posição, pois tudo isso pode causar erro sobre a pesagem. Preferentemente, as balanças não devem ser expostas a altas ou baixas temperaturas, como também à umidade ou ao vapor, pois todos estes elementos podem facilmentedescalibrar sua capacidade.
Para que a balança de precisão obtenha os resultados corretos, é fundamental que ela esteja devidamente calibrada. A calibração deve ser realizada sempre antes da primeira pesagem do dia, ou sempre que houver variações de temperatura no ambiente em que a balança se encontra. Para a calibração, o prato da bandeja deve estar vazio e limpo e, caso o visor não esteja apresentando o valor zero, deve-se tarar a balança para zerá-la. Em seguida, basta utilizar pesos padrão para realizar a calibração.
O que é: Um condutivímetro é um equipamento de laboratório que serve para medir a condutividade de variadas amostras. Um condutivímetro combina a possibilidade de medição de Condutividade em Siemens por centímetro ou Siemens por metro, sólidos totais dissolvidos (STD), teor de cinzas e temperatura de uma amostra.
Para que serve? Usados em aplicações de laboratório e campo (bancada e portátil) para controle de qualidade em águas de baixa e alta condutividade, etanol, efluentes, alimentos e soluções aquosas em geral. Além disso, são usados para medir o teor de cinzas em açúcar, concentração de alguns sais, ácidos e sólidos totais dissolvidos.
 Modo de utilizar: é utilizado em medições que necessitam de precisão e tem como vantagem a indicação e compensação automática de temperatura (de 0 ºC a 100ºC). Pode ser usado em indústrias eletrônicas e químicas, controle de qualidade de água, formulações e soluções. O medidor de condutividade ou condutivímetro é o responsável por essa análise, é o equipamento que traz com eficiência os melhores resultados e tem como vantagem a indicação e compensação automática de temperatura. O Condutivímetro Portátil pode ser usado em controle de qualidade da água, soluções ou formulações, processos de alimentos, cosméticos entre outros. Já o condutivímetro de bolso pode ser utilizado fora do laboratório, em águas de lavagem de circuitos impressos, controle de água em baterias ou em qualquer indústria que utilize água destilada, graças a seu tamanho reduzido. E o Condutivímetro de Bancada, é geralmente utilizado em indústrias eletrônicas, químicas, controle de qualidade da água, formulações ou soluções.
O que é? Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). No entanto, os mais utilizados são g/cm3 e o g/mL, lembrando que 1 cm3equivale a 1 mL.
Para que serve? A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Adensidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância.
Modo de utilizar: A densidade determina a quantidade de algo existente em um espaço delimitado, que pode ser uma superfície, um comprimento ou uma unidade de volume. Pode ter diferentes tipos de acordo com a área ou disciplina. A densidade de um corpo poderá ser determinada pela quantidade de massa que o corpo possui dividido pelo volume que esta massa ocupa. A densidade pode ser determinada pela expressão matemática:
Modo de utilizar teor em água é definida como a massa da água contida em uma amostra de solo dividido pela massa de solo seco , sendo expressa em quilogramas de água por quilogramas de solo, ou, multiplicando-se por 100, tem-se em percentagem. ... Determinação do teor em água.
O que é? O teor de umidade é a medida da quantidade total de água contida num alimento (água total), e é geralmente expresso como uma porcentagem (%) do peso total. 
Para que serve? É uma das medidas analíticas mais importantes, sendo utilizada no processamento e testes de produtos alimentícios.